Técnicas de vendas para alavancar o seu negócio | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Técnicas de vendas para alavancar o seu negócio

Não importa o tamanho da sua empresa. Há técnicas de vendas para alavancar o seu negócio. Segundo o Sebrae, em um artigo para melhorar suas vendas, os pequenos negócios podem procurar novos usos para seu produto ou apostar em lançamentos. Ou ainda procurar por outros mercados, ainda pouco explorados.

Se você quer melhorar suas vendas, o Sebrae indica quatro estratégias que podem ajudar. A primeira delas fala da penetração no mercado. É tentar ampliar o negócio com mais produtos que já trabalha para o mercado já de atuação. É convencer seus clientes a adquirir mais produtos da sua empresa. Para isso, as técnicas de vendas incluem campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.

Outro ponto destacado pelo Sebrae é o desenvolvimento de mercado. Ou seja, é descobrir novos usos para os seus produtos para trabalhar novos mercados. A terceira estratégia é o desenvolvimento de produtos. É desenvolver produtos para o mercado em que já atua.

Por fim, há a diversificação de produto. É uma opção mais arriscada, pois envolve desenvolver novos produtos para novos mercados. Se ainda não ficou muito claro, vamos detalhar melhor as técnicas de vendas para alavancar seu negócio a seguir.

técnicas de vendas
As técnicas de vendas mais eficientes envolvem a empresa ouvir o cliente e tentar atender as necessidades deles

Além das técnicas de vendas

Para adquirir um produto hoje, um consumidor não precisa mais ir diretamente à loja. Na verdade, antes de ir à loja – se você não quiser fazer a compra por outros meios -, já é possível saber tudo sobre o produto. Os clientes buscam muito uma experiência. E é isso que a empresa e o vendedor devem proporcionar ao consumidor.

Um exemplo disso são as proposições do CEO do Grupo Reserva, Rony Meisler. O executivo define sua empresa, com algumas afirmativas. Entre elas, algumas se destacam: “Não somos uma empresa que pretende vender roupas para pessoas e sim uma empresa de pessoas que vendem roupas” e “Somos muito mais uma empresa de comunicação de marca do que uma empresa de moda”.

Mesmo não falando de técnicas de venda explicitamente, são dicas que todo vendedor pode aplicar em seu trabalho. Comunicar a marca, mais do que apenas tentar convencer alguém de que aquele é o melhor produto. É mostrar o porquê aquela marca pode ser melhor e que benefícios ela proporciona aos clientes.

Dicas e técnicas de vendas

O Sebrae, ao falar sobre dicas e estratégias para vendas multicanais, destaca as múltiplas oportunidades dos vendedores e empresários. É possível que o empresário use meios de comunicação, e-commerce e estratégias específicas para a loja física que podem ser implementadas.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas detalha os tipos de canais e algumas técnicas de vendas que podem ser aplicadas a cada meio. São:

Lojas físicas: talvez o canal de vendas mais tradicional, necessitam de estratégias específicas;
Franquias: as estratégias se repetem, devido ao sucesso inicial;
Televendas: através de uma central de atendimento telefônica, tenta-se realizar a venda;
Consultores: uma venda mais personalizada e intimista. Você conhece o marketing multinível?
Canais digitais: podem ser F-commerce (Facebook Commerce), E-commerce (Eletronic Commerce), M-commerce (Mobile Commerce) e E-marketplace (Shopping Center Online).

O artigo da Forbes, “Small Business Strategies To Increase Sales”, fala também, assim como o Sebrae, de técnicas para alavancar vendas de pequenos negócios. Entre as estratégias citadas está criar um relacionamento, uma conexão, com o cliente. É ouvir as necessidades deles e tentar atendê-las dentro do possível.

Usar o “poder da web” é a segunda técnica apontada no artigo. Não só as técnicas tradicionais, mas aproveitar os canais digitais para alcançar mais consumidores. Além disso, aproveitar esses meios também em suas particularidades de comunicação.

Aplicar o conceito de funil de vendas ao seu site. Essa é a terceira dica. Atrair os potenciais clientes com conteúdo de valor para transformá-los em leads e, então, fazer com que virem clientes. É usar o contato do potencial futuro cliente em troca por algo que tenha valor a ele.

Estratégias e técnicas de vendas

Algumas estratégias de vendas, segundo o Sebrae, são a distribuição, ao pensar em um serviço eficiente; responder aos clientes com agilidade; e atuar nas mídias sociais atendendo às necessidades do público.

Lembre-se: não adianta entregar ou oferecer qualquer coisa em troca da informação do seu potencial cliente para torná-lo um lead. Ele vai enxergar o valor ou não no que você entrega e o potencial de sua empresa em atender às suas necessidades. Para que ele converta em uma venda e torne-se cliente, é preciso que haja uma experiência e, acima de tudo, valor.

Para definir as suas técnicas de vendas, é preciso escolher os canais corretos. E isso vai depender do seu público-alvo e demanda. Você deve pensar também em eficiência levando em conta seu estoque, meios de distribuição e comunicação do negócio. Tudo isso vai influenciar em como você vende tal produto.

Em resumo, algumas das técnicas de vendas mencionadas pelas fontes consultadas, incluem:

1 – Criar um relacionamento com o cliente;
2 – Ouvir e tentar atender às necessidades;
3 – Entregar algo que tenha valor e proporcionar uma experiência;
4 – Definir seus canais de acordo com o público e capacidade do negócio;
5 – Utilizar as estratégias de cada canal corretamente.

Deixe um comentário

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

13 de setembro de 2018
Aprenda a aumentar a produtividade no home office

Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo isso pode se tornar empecilho para a realização das tarefas. A d...

27 de julho de 2018
Nova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou um novo modelo de atendimento, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos segurados...

23 de fevereiro de 2018
10 estratégias de marketing para captar clientes na internet

Precisa captar novos clientes? Atualmente, é possível elaborar estratégias de marketing para a sua pequena empresa sem precisar de muito recurso. O...

23 de fevereiro de 2018
Sites e apps para comprar moeda que você deve conhecer

Viajar, hoje em dia, sem o auxílio da tecnologia é quase impossível. Há aquelas viagens em que você vai justamente para se afastar de aparelhos t...

19 de fevereiro de 2018
Técnicas para melhorar a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é algo cada vez mais cobrado pelas empresas. Aquelas que estabelecem uma cultura própria para seus empregados, querem em...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras