
Você já precisou do número de telefone do Auxílio Brasil e não sabia para onde ligar? Neste artigo, vamos ensinar todos os meios de contato do programa.
Existem canais específicos por onde os beneficiários podem tirar dúvidas, fazer reclamações ou até mesmo enviar sugestões. Mas é importante ficar atento para não usar números não oficiais.
Os telefones que vamos contar pertencem à Caixa Econômica, que é o banco responsável pelos pagamentos, e ao próprio governo federal. Portanto, são os únicos canais oficiais e seguros para tratar assuntos do programa.
Quer saber tudo? Então continue lendo o artigo!
Qual é o telefone do Auxílio Brasil?
O telefone do Auxílio Brasil é o 121, que na verdade se trata da central de atendimento do Ministério da Cidadania. Outra opção é o telefone 111, que é da Caixa Econômica e também pode ser usado para tirar dúvidas, por telefone fixo ou celular.
É importante destacar que existem questões que o banco poderá solucionar ou orientar, mas situações mais específicas podem levar o beneficiário a ser encaminhado a outros canais.
De qualquer forma, todos podem procurar esses números para o atendimento inicial. Ao ligar para qualquer um deles, é recomendável ter em mãos:
- o seu cartão do programa
- o número do NIS
- a carteira de identidade (RG)
- e seu CPF
Essas informações poderão ser solicitadas pela Central de Atendimento da Caixa e do Ministério.
Também é sugerido que seja a própria Responsável Familiar (ou o Responsável Familiar, se não houver mulher) a realizar ligações para tirar dúvidas, já que ela é a titular do benefício.

Existem outros canais de atendimento do programa?
Além do telefone do Auxílio Brasil, outra forma de fazer contato é por meio do Fala.BR, a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.
Trata-se de um formulário online, que pode ser usado para registrar reclamações, dúvidas ou até mesmo sugestões.
Siga o passo a passo:
- Acesse a página Fala.BR
- Selecione o tipo de registro que deseja fazer (denúncia, elogio, reclamação etc)
- Faça login com o seu CPF e a senha gov.br
- Preencha o formulário com seus dados
- No campo “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação”, selecione o Ministério da Cidadania
- No campo “Assunto”, escolha “Auxílio” ou “Benefícios Sociais”
- Por fim, escreva uma mensagem breve com sua dúvida, reclamação, denúncia, solicitação, elogio ou sugestão.
Dependendo do tipo de registro, podem ser solicitadas mais informações no formulário. Basta preenchê-lo completamente e enviar o registro.
A resposta será enviada em até 30 dias, mas esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 (por isso, em caso de dúvidas urgentes, é melhor ligar para a Caixa ou para o telefone do Ministério da Cidadania). Para acessá-la, basta entrar no Fala.BR de novo, fazer o login e clicar em “consultar manifestação”.
Os beneficiários também conseguem sanar dúvidas sobre o programa por meio do aplicativo Auxílio Brasil, trazendo respostas às perguntas mais frequentes.
Pagamentos do Auxílio Brasil de dezembro começam no dia 12
No próximo dia 12, já começa o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil de dezembro. Os depósitos serão realizados até o dia 23, na antevéspera do Natal, conforme datas divulgadas pela Caixa:
FINAL DO NIS | DEZEMBRO |
1 | 12 |
2 | 13 |
3 | 14 |
4 | 15 |
5 | 16 |
6 | 19 |
7 | 20 |
8 | 21 |
9 | 22 |
0 | 23 |
Neste mês, todas as famílias ainda recebem a parcela mínima de R$600. A partir de janeiro, a ideia do novo presidente eleito, Lula, é manter o patamar, mas isso depende da aprovação da PEC de Transição.
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