Início Notícias Empreendedorismo 3 tendências do mercado das franquias para 2021

3 tendências do mercado das franquias para 2021

0
(0)

Está pensando em empreender este ano? Então você precisa estar atento às tendências de franquias para 2021. Dessa forma, é possível investir o seu dinheiro de maneira mais correta para que o seu negócio cresça.

Saber as tendências faz com que você direcione a sua escolha de franquia para uma que tenha possibilidade de crescimento maior. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas empresas fecharam e diversas precisaram se reinventar para continuar no mercado.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o aumento previsto era de 8% para o ano de 2020. Porém ele se transformou numa queda de 7,9% no faturamento, se comparado ao ano de 2019.

Para 2021, a expectativa é que a vacina possa aliviar o mercado de forma substancial, trazendo bons resultados ainda neste ano para o mercado das franquias.

3 tendências do mercado das franquias para 2021

Com a crise ocasionada pela pandemia, cada segmento da franquia reagiu de uma forma diferente. E investir em uma franquia este ano é uma via de mão dupla ainda maior para franqueado e franqueador.

Ambos precisam se recuperar da crise e uma expansão da rede deve ser vista com bons olhos por ambos. Por isso, é tão importante estar de olho nas tendências do mercado das franquias para 2021. Confira abaixo uma lista que o Financeone preparou.

1) O digital veio para ficar

Essa é uma das tendências mais importantes para as franquias em 2021. Por conta da pandemia, muitas empresas descobriram os benefícios da transformação digital e começaram a investir nessa modalidade.

A Covid-19 acabou forçando as empresas a se adaptarem e começarem a trabalhar também no digital. O que acarretou em bons resultados, que animaram os empreendedores. Sendo assim, mesmo quando tudo voltar ao normal, o digital permanecerá no dia a dia das franquias.

2) A importância maior da segurança

Outra tendência que deve ser mantida para as franquias em 2021 é a higienização dentro das lojas. Até que toda a população seja imunizada pela vacina.

Por isso, qualquer pessoa que entre na sua loja vai esperar uma excelência em todas as interações com a marca, e a segurança agora figura de vez entre as principais demandas.

O mesmo tratamento é esperado para seus funcionários, pois sem eles, a rede de franquias não funciona.

3) O crescimento do delivery

A pandemia do novo coronavírus mostrou o quanto o delivery pode ser eficaz e forte para qualquer negócio. Ele manteve muitas empresas em meio a esse cenário de calamidade e foi a saída para que muitas não decretassem o fechamento.

Passo a passo: como começar a empreender
Uma das tendências para das franquias para 2021 é o delivery

A tendência é que em 2021 ele cresça ainda mais. O destaque é, sem dúvidas, para o ramo alimentício, que já adotava com força esse esquema de entrega e só viu as condições renderem lucro no período de distanciamento social.

O que o mercado de franquias aprendeu com a pandemia em 2020?

Além da projeção para 2021, é importante também fazer um panorama com o que o mercado de franquias teve que passar em 2020. E, assim, poder listar os aprendizados que serão levados para o próximo ano.

É importante frisar que a pandemia trouxe desafios para todos os modelos de negócios, fazendo com que todos olhassem com outros olhos e conseguissem se manter. 

Confira abaixo uma lista de aprendizados do mercado de franquias em 2020:

-> Adaptação: foi preciso saber se adequar e mudar quando preciso, principalmente para conseguir fazer um trabalho com segurança e dentro das normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, os consumidores estavam mais resistentes a preços e precisaram enxergar além da qualidade do produto e/ou serviço.

-> Resistência financeira: outro legado que as empresas levam de 2020 para o próximo ano é o fato de terem resistido financeiramente. Foi preciso ajustar daqui, apertar dali e readequar tudo para que o caixa não gritasse em meio a um cenário de calamidade fortíssimo.

-> Segurança: se muitos empresários insistiam em negligenciar a segurança, seja ela operacional ou quanto à vida, em 2020 aprenderam de forma forçada o quanto isso não é brincadeira. As empresas entram em 2021 ainda mais conscientes.

-> Transparência: esconder, pra quê? Esse momento foi importante para que todos aprendessem a importância de lidar juntos com as dificuldades. Lideranças que centralizam dados e informações viram que precisam ser transparentes com todos os funcionários. A empresa toda precisa saber como as coisas estão e para que lado o barco está indo.

Gostou desse conteúdo? Ele te ajudou? Deixa um comentário e compartilhe este artigo com outras pessoas para que possa ajudar ainda mais gente.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui