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Confira 12 estratégias de marketing para captar clientes na internet

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Precisa captar novos clientes? Atualmente, é possível elaborar estratégias de marketing para a sua pequena empresa sem precisar de muito recurso.

O marketing digital é um excelente aliado das empresas e empreendedores que querem gerar novos negócios. A vantagem é possuir custos mais baixos e um alcance maior do que as estratégias de marketing tradicionais.

Se você ainda não sabe o que é marketing digital e como atrair clientes usando esta estratégia fique tranquilo. Antes de falarmos sobre os elementos fundamentais para te ajudar a atrair mais clientes, vamos explicar o que é a estratégia de marketing.

Por que usar a internet para captar clientes?

Basicamente, a estratégia de marketing nada mais é do que planejar com antecedência todas as ações de divulgação de sua marca, produto ou serviço. Além de acompanhar os resultados dessas ações para entender o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado.

Ter uma estratégia de marketing é também conseguir divulgar seu produto/serviço para um cliente em potencial da melhor maneira possível.

Isso significa não tentar vender o tempo inteiro e dizer o que as pessoas devem ou não fazer, mas sim entregar valor para as pessoas com o que você disponibiliza e indicá-las soluções que elas podem tomar.

É claro que toda divulgação de produto envolve também campanhas e lançamentos, mas a estratégia de marketing não se resume só a isso. Ela é um conjunto de elementos que conseguem levar as pessoas por uma jornada desde o conhecimento de seu produto até a compra final.

É por isso que você precisa entender e planejar as mais variadas formas de divulgar sua marca para conseguir atrair novos clientes.

Como atrair clientes com marketing digital?

1 – Crie um site ou blog para sua empresa

O primeiro passo para criar engajamento com o seu público-alvo. Use uma estratégia de marketing digital que garanta a sua presença online. A criação de um site ou um blog corporativo é uma ótima maneira de conquistar a atenção do seu cliente.

2 – Invista em SEO

Uma empresa de sucesso precisa estar disponível para seus clientes no momento em que eles buscam por seus produtos e serviços. E as estratégias de SEO podem garantir isso para você.

SEO é o conjunto de boas práticas que você deve aplicar no site de sua empresa para garantir que ele esteja mais bem posicionado nas buscas do Google.

3 – Produza conteúdo relevante

Nem sempre a venda é a coisa mais importante a se conquistar. Seu objetivo até pode ser fechar mais negócios, porém, as estratégias para isso devem ser mais elaboradas. A divulgação de um conteúdo interessante, relacionado ao seu negócio.

Isso pode ser realizado por meio de blogs, por exemplo. Isso faz com que seu cliente vá atrás do seu serviço indiretamente e acabe identificando sua empresa como confiável, amiga e referência no assunto.

4 – Utilização de landing Page

Depois de um tempo visitando seu site, é hora de dar a opção para seu possível cliente se cadastrar e receber informações de preços, promoções e descontos. O importante é conseguir o contato desse público, porém, de forma espontânea para que ele não se sinta forçado a receber o que não quer.

Da mesma forma, se ele se descadastrar, tenha o cuidado de usar boas ferramentas para não enviar mais mensagens depois disso.

5 – Esteja nas redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, e faz todo o sentido garantir que seus clientes encontrem sua empresa por lá. Nelas, você pode divulgar novidades, promover produtos e serviços e até mesmo responder às dúvidas de forma ágil e eficiente.

6 – Invista em marketing de busca

Garanta que seu cliente encontre a sua empresa quando ele faz buscas em sites como o Google. É uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de garantir que sua empresa esteja bem posicionada nas buscas feitas pelos usuários na internet.

Fazendo isso você criará condições para que os clientes de sua empresa encontrem você quando estiverem procurando por seus produtos ou serviços que disponibiliza.

7 – Invista em Mobile Marketing

O número de pessoas que utilizam aparelhos celulares e tablets para acessar a internet, cresce rapidamente a cada ano. Os aparelhos mobile possuem várias características que permitem um trabalho de promoção ainda mais eficiente da sua empresa.

8 – Envie e-mail marketing

Depois da captação de leads, é hora de se comunicar com seu público por meio do e-mail marketing. Você deve saber identificar em que ponto do processo de vendas o seu lead está para definir a melhor abordagem.

Isso vai conduzindo-o até o ato da compra. Evite o excesso de mensagens, mas também não fique muito tempo sem enviar e-mails.

pessoa com uma lâmpada na mão com um laptop
O uso de estratégias de marketing digital podem potencializar suas vendas

Uma das formas de tráfego mais populares da internet são os links patrocinados. Eles são aqueles sites que aparecem nos resultados de buscas com a palavra “anuncio” ao lado. Links patrocinados permitem atrair um número de visitas quase ilimitado, dependendo apenas do orçamento disponível.

O mais usado para gerar tráfego qualificado é o Google. Existem outras opções como o Yahoo e Bing ou até mesmo o Facebook Ads.

10 – Cupons de desconto

Esses sites que oferecem cupons de descontos são bastante populares na internet. Diariamente, milhares de pessoas acessam esses sites em busca de produtos mais baratos. Fazer uma parceria com sites como estes vai permitir que sua empresa atinja facilmente esse público que procura por descontos na internet.

11 – Produção de vídeo

Desde a popularização do YouTube, a produção de vídeo se tornou uma forte tendência entre as pessoas. É só parar para observar como todas as redes sociais abriram espaço para esse formato, enquanto outras, como o TikTok, são 100% focadas nesse modelo de produção de conteúdo.

Segundo dados da Video Brewery, 80% das pessoas lembram de ter visto pelo menos um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias. Desses 80%, 46% afirmam que tomaram alguma ação a partir do conteúdo, como: visitar o site do anúncio, buscar mais informações sobre o produto e até efetuar uma compra.

Assim, a produção de vídeo é, hoje, uma das principais estratégias de marketing digital, por conseguir alcançar números incríveis para aqueles que sabem fazer uso.

12 – Pesquisa por voz

Outro comportamento que merece atenção é o aumento acelerado da pesquisa por voz. Com a popularização de assistentes de voz, como a Alexa e Siri, podemos dizer que a inteligência artificial também está mudando a maneira como buscamos na internet.

Ou seja, mais empresas produzirão conteúdo de áudio na esperança de obter reconhecimento da marca. Além disso, os conteúdos deverão cada vez mais respeitar um tom de conversa para respeitar as pesquisas. Diante dessas mudanças, saber buscar palavras-chave pode fazer toda a diferença.

Lembre-se: conheça e entenda o seu cliente

Para conseguir captar clientes pela internet é fundamental identificar bem quem compõe a sua audiência. Somente assim você conseguirá produzir um conteúdo certeiro e usar as ferramentas que realmente alcançam o seu público.

A partir disso, você também terá informações específicas para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Assim saberá os melhores horários de postagem e a linguagem que deve ser usada para o seu público-alvo. Além dos assuntos que eles mais pesquisam.

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