Início Notícias Carreiras Conheça 5 tendências no mercado de trabalho em 2021

Conheça 5 tendências no mercado de trabalho em 2021

0
(0)

Sem grandes sustos. É assim que esperamos que o mercado de trabalho em 2021 se comporte, e valorizando ainda mais competências que foram essenciais no ano passado.

De fato, 2020 forçou todo mundo a mudar suas rotinas de trabalho. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas pessoas tiveram que adotar novos hábitos para continuar exercendo suas profissões.

No entanto, a projeção é que 2021 se mantenha aquecido nos setores de infraestrutura, logística, tecnologia, agronegócio e saúde.

Segundo o Guia Salarial Robert Half 2021, a tendência também é de estabilidade quando o assunto é remuneração. Isso porque 53% dos empregadores entrevistados pela consultoria afirmam que os salários não devem sofrer grandes variações no próximo ano.

A seguir, confira quais serão as tendências no mercado de trabalho este ano.

As tendências para o mercado de trabalho em 2021

A continuidade do trabalho em home office, a valorização de competências comportamentais e a alfabetização digital são algumas das tendências apontadas para o trabalho em 2021 pela Robert Half e pelo seu diretor geral, Fernando Mantovani.

Confira as principais e se prepare para este ano:

Habilidades comportamentais são essenciais

Você já deve ter ouvido, em algum momento, a seguinte frase: “pessoas são contratadas pelas habilidades técnicas e demitidas pelo comportamento”. De fato, essa afirmação se torna cada vez mais verdadeira, uma vez que a humanização dentro das empresas está crescendo.

Por isso, as principais habilidades comportamentais que a Robert Half destaca são:

  • Pensamento estratégico;
  • Comunicação;
  • Agilidade;
  • Inovação;
  • Adaptabilidade.

Para Mantovani, esta é uma boa oportunidade para uma auto avaliação. É interessante conhecer bem suas competências e saber quais delas você precisa aprimorar neste momento. 

Equipes podem trabalhar de locais distantes

Também em consequência da maior adoção do trabalho remoto, existe a tendência do profissional buscar oportunidades para além da sua cidade e até mesmo fora do país.

+ Melhores países para brasileiros trabalharem

Por isso, é bem possível que equipes possam trabalhar de forma colaborativa, mas de lugares totalmente distantes fisicamente.

Isso aumenta as suas possibilidades de encontrar uma vaga, mas, ao mesmo tempo, pode aumentar a concorrência por elas.

+ Produtividade no home office: 7 ferramentas que podem ajudar

mercado de trabalho em 2021
Confira as tendências de mercado de trabalho para 2021

É hora de se atualizar digitalmente

Independentemente da área de atuação e do nível hierárquico, o profissional deve estar atualizado sobre possíveis ferramentas tecnológicas.

Aqui, não falamos de desenvolvedores, mas de pessoas que buscam informações por conta própria sobre como otimizar a operação, seja para apresentar uma novidade à liderança, seja para não serem pegas de surpresa diante de alguma atualização na empresa.

Para Mantovani, pessoas que têm alfabetização digital são aquelas que buscam informações por conta própria para melhorar sua produtividade ou, pelo menos, para não serem pegas de surpresa diante de alguma atualização nos processos da empresa.

Outras inclinações do mercado de trabalho em 2021

Confira outras tendências para o mercado de trabalho em 2021:

Contratação por projetos deve aumentar

Segundo Mantovani, metade dos gestores que contrataram profissionais por projetos durante a pandemia deve explorar mais esse modelo de contratação este ano.

A ideia, de uma forma geral, é que esse tipo de contratação seja utilizado principalmente em algumas situações.

Uma delas, por exemplo, é quando a empresa precisa de profissionais especializados que agreguem conhecimento ao time para projetos pontuais.

Outra situação comum são os períodos desafiadores em que a empresa precisa ganhar agilidade e produtividade.

Retenção de talentos será um desafio

Com o home office aprovado por muitos, o mundo inteiro está aberto para os profissionais. Essa realidade, no entanto, exige que as empresas repensem os seus planos de recrutamento, atração e seleção, dando preferência para processos rápidos, mas assertivos.

Além disso, é preciso revisar as políticas de retenção de talentos, lembrando que entre os atuais benefícios mais valorizados estão notebook e auxílio financeiro para montar o home office. Além disso, a assistência médica segue liderando a lista.   

Um dos benefícios concedidos pelas empresas atualmente é o iFood Refeição. Ele funciona como um vale-refeição digital para funcionários.

É possível utilizar o saldo do benefício para realizar pedidos em restaurantes e mercado via aplicativo, que está disponível para iOS e Android. Saiba mais sobre o iFood Refeição.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui