Veja 7 dicas para cortar gastos no início do ano

0
2714
Como fazer uma planilha de gastos com cartão de crédito
5
(2)

Em todo início de ano, os brasileiros precisam cortar gastos para dar conta de tanta despesa. É a rematrícula e material escolar, IPVA, IPTU, as despesas das festas de final de ano, entre outras. 

Anúncios

E quem não se planejou com antecedência para essa época do ano, pode ter dificuldade em conseguir manter tudo sob controle. Com isso, uma alternativa poderá ser cortar gastos para poder pagar todas as contas.

Nesta época do ano, a demanda por crédito costuma aumentar em média 20%, de acordo com um levantamento realizado pela empresa Bom Pra Crédito.

Anúncios

Além disso, nos primeiro meses não costumam ser fáceis para as finanças. Mas saiba que é possível sim reduzir mesmo que seja um pouco os gastos para que você não passe aperto nesse início de ano.

Saiba como cortar gastos no início de 2022

Ficou curioso e quer saber como evitar ou até mesmo cortar gastos do início de ano e ter todas as contas controladas? Confira abaixo!

1) Evite as compras não planejadas

Logo no início do mês, decida o que você precisa realmente comprar e o que não precisa. Inclua essas despesas no seu orçamento e não ultrapasse o limite que foi estipulado. 

Anúncios

Quando for ao shopping, não se deixe levar pelas promoções que costumam acontecer em janeiro. Evite realizar compras por impulso, lembre-se que essa é uma das maiores ciladas financeiras.

2) Evite realizar parcelamentos

Um dos hábitos dos brasileiros é realizar compras parceladas. De forma individual, as parcelas das compras podem parecer inofensivas, mas a soma pode ser muito mais alta do que se imagina.

Por isso, ficar uns três ou quatro meses sem realizar nenhuma compra parcelada pode ser um fôlego a mais que o seu orçamento ganha. Principalmente por conta das compras de final de ano e do material escolar das crianças, já que a lista costuma ser grande.

3) Tente diminuir os valores dos serviços

O ano já começa com muitas contas fixas. Entre elas, água, luz, telefone. Mas, há ainda algumas outras, como TV e internet por assinatura, pacotes e muito mais. E esses valores às vezes são maiores do que o seu consumo.

Moedas e nota de vinte reais
É possível gastar menos com as taxas e tarifas cobradas pelos bancos

O que você pode fazer para diminuir esse gasto é renegociar os pacotes com as operadoras. Isso pode amenizar os gastos e começar o ano com uma folga no orçamento. Os abatimentos são bem variáveis, de acordo com o tipo de contrato e a empresa.

4) Reduza o uso do carro

A necessidade fez com que muita gente adotasse o uso do carro para a maioria das atividades, uma vez que o deslocamento se tornava mais rápido que o transporte público, em alguns casos. Além de ser bem mais útil e prático em passeios com mais pessoas.

No entanto, se você quer economizar, deixar o veículo um pouco de lado pode ser uma excelente opção. Você economiza em combustível e em outros gastos, como limpeza e manutenção. 

Além disso, você ainda contribui para o Meio Ambiente, né? Tente usar o automóvel apenas em ocasiões necessárias, ainda mais durante a pandemia. Quanto menos puder sair de casa, melhor. É claro, exceto em necessidades.

5) Procure opções de lazer gratuitas

Ninguém vive só de trabalho, né? Por isso, buscar opções de lazer é sempre fundamental. Nesse período de pandemia está sendo mais difícil sair de casa para grandes eventos, mas quando for possível, já com a vacina, escolha os mais baratos ou gratuitos.

Tem bastante opção de arte, seja cinema, show, teatro ou museu para você se divertir, seja sozinho ou com amigos e familiares. Além disso, quando pago, você ainda pode garantir descontos com programas de fidelidade.

6) Renegocie suas dívidas

Todo pagamento, seja de dívida ou de financiamento, compromete uma parcela do seu salário. No entanto, após alguns meses, as medidas indicadas aqui podem fazer você liberar um espaço no orçamento.

Então, é esse o momento ideal para liquidar pendências e diminuir o possível estrago dos juros.

Avaliar periodicamente suas dívidas e renegociá-las com a instituição responsável é um verdadeiro investimento, se você se encontra nessa situação.

Ao reduzir aquela pequena despesa com supérfluos, você destina o pagamento de parcelas que, quando renegociadas, geram descontos interessantes.

Assim, na prática, você remaneja suas contas para transformar gastos não essenciais em um encurtamento de dívidas, ficando cada vez mais próximo de quitá-las.

7) Mantenha as festividades dentro do orçamento

Sem dívidas ou com uma graninha sobrando? Oba! Vai dar para aproveitar um pouco mais as festas sem se preocupar tanto com as despesas de fim de ano.

Mesmo assim, vale a pena estabelecer um teto máximo para gastar com as festividades de Natal e Réveillon, sempre se preocupando para não ultrapassar esse valor.

Lembre-se: o início do novo ano também traz seus gastos específicos e você precisa estar preparado para eles.

Uma boa ideia é fixar quanto do dinheiro restante você vai poder gastar com presentes e listar as principais pessoas que você quer e precisa presentear. Assim, você saberá exatamente quanto poderá gastar com cada presente.

Gostou dessas dicas sobre cortar gastos? Será que elas serão úteis para você? Se você acha que sim, então compartilhe com os amigos, pois elas podem ajudar outras pessoas.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui