Conheça os 3 tipos de boletos bancários e suas diferenças

0
1546
Pessoa usando uma calculadora para verificar seus rendimentos
5
(2)

Você sabe quais são os principais tipos de boletos bancários? É importante saber quais são os modelos, pois muitas empresas disponibilizam essa forma de pagamento com o objetivo de atender aos clientes que não possuem cartão de crédito para realizarem compras, por exemplo.

Anúncios

Não ter cartão de crédito, inclusive, pode acontecer por vários motivos. Entre eles estão a falta de renda fixa, nome sujo, baixo salário, entre outras causas que dificultam a aprovação do crédito.

Por isso, se você tem o costume de utilizar o boleto bancário para pagar suas compras, continue lendo este texto para conhecer os modelos existentes.

Anúncios

O que é um boleto bancário?

Antes de conhecer os tipos de boleto bancário, é preciso saber em que se baseia esse tipo de pagamento. De forma simples, o boleto bancário nada mais é do que um documento de cobrança que pode ser gerado por qualquer empresa.

Ele apresenta alguns benefícios, entre eles: possibilita às pessoas que não têm cartão de crédito – como falamos acima – ou que não possuem conta em banco a comprarem um produto ou determinado serviço.

Isso porque, com a emissão do boleto, o cliente pode pagar uma determinada conta utilizando dinheiro em espécie.

Anúncios

+ Cartão de crédito ou boleto: qual a melhor opção?

Informações que constam no boleto bancário

Embora alguns documentos possam apresentar algumas diferenças, existem alguns elementos que são obrigatórios para o seu processamento. São eles:

  • Campo beneficiário: indica quem é o recebedor dos valores registrados. No caso das empresas, são exibidas as informações do emissor, como o nome e o CNPJ;
  • Código de barras: é a imagem na parte inferior do título que é lida no momento do pagamento;
  • Vencimento do boleto: indica a data limite na qual o pagamento deverá ser realizado. Após esse prazo, podem ser cobrados juros e encargos ou ser necessária a emissão de um novo documento;
  • Linha digitável: é muito comum compartilhar somente o a linha digitável do boleto, que é a representação numérica do código de barras. Porém, seu uso fica restrito somente ao pagamento eletrônico por meio de internet banking;
  • Instruções: esse campo lista as multas que serão cobradas em caso de atraso, os locais de pagamento e outras informações relevantes.

+ Como pagar contas e boletos com o cartão de crédito?

tipos de boletos: Mulher fazendo anotações utilizando calculadora
Conheça quais são os tipos de boletos de cobrança e quais são as principais diferenças entre eles

Quais são os tipos de boletos de cobrança?

A seguir, conheça os três principais tipos de boletos bancários, que são:

Boleto com registro

Esse tipo de documento é usado tanto por pessoas físicas como jurídicas para a cobrança de seus clientes. Como o próprio nome sugere, o boleto com registro é comunicado ao banco e vinculado ao CPF ou CNPJ de quem está emitindo o documento.

Toda a operação é formalizada no sistema e os dados não podem ser alterados posteriormente. Embora o processo seja mais rígido, há um ganho significativo de segurança, já que esse tipo de boleto exige:

  • o registro do documento pela instituição financeira;
  • a inserção dos dados cadastrais do pagador;
  • a validação do documento gerado;
  • a automação do cálculo de multas e juros;
  • o preenchimento do valor do documento com data de vencimento;
  • a ampliação da rede de pagamento.

+ Saiba qual o horário de funcionamento das Casas Lotéricas
+ O que significa cada campo do boleto bancário

Boleto em carnê

O boleto em carnê é uma série de boletos que cobram uma compra parcelada ou um serviço mensal, por exemplo.

É ótimo para pequenas empresas que desejam oferecer o parcelamento de produtos mais caros aos clientes que não possuem conta em banco.

Além disso, também é possível oferecer esse tipo de boleto para cobranças mensais, como pagamentos de escolas, academias ou cursos. De forma geral, os boletos em carnê são emitidos para 12 meses.

+ Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

Boleto recorrente

Esse tipo de boleto é utilizado no caso de cobranças recorrentes, o que exige a sua geração de forma automática. Ou seja, o boleto recorrente é gerado de forma automática durante um período estipulado entre consumidor e vendedor, podendo ser bimestral, semestral ou anual.

O boleto recorrente pode ser usado em assinaturas e mensalidades cuja duração e valor a ser pago estão descritos em contrato.

Viu, só? Cada boleto bancário tem características próprias e apresenta vantagens e desvantagens.

Este post sobre os tipos de boleto de cobrança foi útil para você? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre o assunto em primeira mão e diretamente no seu e-mail.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui