Início Notícias Economia Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

Boleto ou Pix? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um

0
(0)

O Pix, novo sistema de pagamentos anunciado pelo Banco Central (BC), começou a funcionar no dia 16 de novembro e já movimentou mais de R$11,8 bi na primeira semana. O objetivo é substituir as transações convencionais, como TED, DOC ou boleto bancário.

O boleto bancário, por exemplo, é uma das formas mais utilizadas para a cobrança de clientes. Mas novos formatos vêm surgindo, como é o caso do Pix.

sistema ainda promete aumentar a competitividade entre os bancos, diminuir os custos e agilizar as transações financeiras do país. Sendo essa última uma das principais vantagens desse novo método de pagamentos.

A seguir, vamos conhecer as vantagens e desvantagens do Pix e do boleto bancário. Assim, você consegue escolher qual deles atende melhor às suas necessidades. Continue a leitura!

Boleto ou Pix: veja as vantagens e desvantagens

Boleto Bancário

O boleto bancário é um método de pagamento bastante conhecido entre os consumidores brasileiros e tem seu espaço garantido no mercado pela sua facilidade de quitação.

Criado no ano de 1993 pelo Banco Central, ele é muito comum em empresas virtuais e físicas. No universo virtual, o boleto é a segunda forma de pagamento mais utilizada, só perde para o cartão de crédito.

Mas o boleto bancário assim como as outras opções de pagamento no mercado, apresenta vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Vantagens do boleto

  • Facilidade de pagamento: o boleto pode ser pago em diferentes estabelecimentos, desde lotéricas à farmácias e o pagador não necessita ter conta em um banco;
  • Descontos: por ser um pagamento à vista e de baixo custo, algumas empresas podem oferecer descontos para quem paga com antecedência ou no prazo;
  • Juros e multas: Podem ser definidos também juros e multas em caso de vencimento do boleto, tornando assim aquele pagamento uma prioridade sobre outros;
  • Diferencial para a empresa: muitos clientes se sentem inseguros em colocar dados de cartão de crédito em sites e, por isso, acabam dando preferência para empresas que trabalham com a disponibilidade de pagamento por boleto.

Desvantagens do boleto bancário

  • Tempo para o pagamento cair: a confirmação do pagamento pode demorar até três dias úteis, podendo retardar a entrega de produtos ou serviços;
  • Desistência da compra: como o pagamento não é feito no ato da compra, o consumidor tem tempo de pensar melhor sobre a aquisição. Entre a emissão e o pagamento podem ocorrer imprevistos que façam com que o cliente desista da compra.
Boleto ou Pix
Boleto ou Pix: conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Pix

Pix é um novo sistema de pagamento instantâneo. Com ele será possível fazer transações de duas formas, sendo a primeira pelo cadastro manual e a segunda forma pelas chaves de endereçamento.

O cadastro manual é realizado com os dados do recebedor, como o nome completo e um identificador nacional, como o CPF ou CNPJ. Realizado o cadastro, será apenas necessário selecionar o valor e confirmar a transação.

Mas o Pix assim como as outras opções de pagamento no mercado apresenta suas vantagens e desvantagens. Conheça um pouco mais sobre elas:

Vantagens do Pix

  • Rapidez: não existem restrições de horário e dia para as transferências acontecer. Serão necessários, de acordo com o Banco Central, apenas 10 segundos para a efetivação dos pagamentos;
  • Prazos menores: prazos de compra e venda serão reduzidos, ao contrário do boleto em que a compensação bancária pode demorar até três dias;
  • Menor custo: ainda não há um valor definido, mas as operações por meio do Pix devem custar apenas centavos;
  • Maior segurança: as transações são feitas com muita segurança, já que toda liquidação é administrada pelo Banco Central. Além disso, você poderá realizar a autenticação biométrica ou por reconhecimento facial.

+ Pix é seguro? Conheça as camadas de proteção do sistema

Desvantagens do Pix

  • Adaptação: como todo novo serviço, é necessário tempo para que o Pix consiga ganhar espaço entre outros métodos de cobrança.

Qual é a melhor opção: boleto ou Pix?

Para pensar e acertar na melhor alternativa, é preciso identificar o que você vai querer no momento, caso seja apenas cliente. Mas se você for uma empresa, por exemplo, a dica é: conheça bem o seu negócio e os consumidores para focar na necessidade deles.

Ou seja, coloque na balança quais benefícios e recursos cada método pode oferecer e, assim, você poderá fazer sua escolha!

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então o compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem as vantagens e desvantagens do boleto e Pix.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui