Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como tirar as metas do papel em 2019

Escrito por: Mateus Carvalho em 7 de janeiro de 2019

O ano de 2019 já começou e é nesse início de ano que muitas pessoas começam a pensar nas metas a serem alcançadas neste ano. Sejam sonhos, objetivos ou até mesmo expectativas. Pare e pense: você tinha alguma meta para 2018 que não conseguiu cumprir? Quer saber como tirar as metas do papel em 2019?

tirar-as-metas-do-papel-em-2019

Todo início de ano também é considerado o início de um novo ciclo. É por isso que muitas pessoas começam a pensar em como tirar as metas do papel.

Mas por que é tão importante traçar metas? Porque dessa forma, você saberá o que é necessário fazer para alcançar os seus objetivos e/ou metas.

Por isso, se você quer tirar as metas do papel em 2019, é necessário ter força de vontade, foco e perseverança para não desistir dos seus objetivos. Confira algumas dicas.

Coloque as suas metas no papel

Antes de querer tirar as metas do papel em 2019, você precisa colocá-las no papel. Sendo assim, para começar a traçar os seus objetivos é necessário elaborar um planejamento pessoal.

E isso pode ser feito em planilhas ou até mesmo em lista, o importante é que você consiga se organizar da melhor forma.

Além disso, elencar as suas metas de forma clara e estabelecendo as prioridades ajuda a visualizar o que é necessário para concretizar cada uma das metas. Isso também facilita o processo de planejamento e de execução das ideias.

Por isso, pense em metas que sejam consideradas realistas, depois trace objetivos que possam se tornar reais e que dependam apenas de você. Para te ajudar, você também pode traçar todos os passos necessários para alcançar as metas listadas.

Tenha as suas metas visíveis em todos os momentos

Se você quer tirar as metas do papel em 2019, é importante ter um planejamento definido para elas, como já foi citado anteriormente.

Mas para isso, é necessário sempre ver as suas metas com frequência, isso porque você poderá desanimar ou até mesmo se distrair dos seus objetivos.

Lembre-se que as metas traçadas podem ser esquecidas se guardadas em uma gaveta, por exemplo. Por isso, você precisa analisar os seus objetivos com frequência.

Consequentemente, é necessário mantê-los em lugares que possam ser visualizados. Além disso, revise sempre as suas metas e acompanhe o seu progresso.

Tente evitar a procrastinação

É comum muitas pessoas ficarem enrolando para começar a fazer algo novo, e quando se trata de tirar as metas do papel, isso não é diferente. 

Uma das formas de se manter focado é evitando a procrastinação. E para isso você pode:

– Trabalhar as suas metas em conjunto com outras pessoas, como por exemplo familiares e amigos;

– Comentar sobre suas metas com outras pessoas. Dessa forma, você irá se forçar a começar a trabalhar no que prometeu para elas;

– Definir datas e prazos para cada meta.

Seguir um cronograma pode parecer difícil, principalmente porque imprevistos podem acontecer durante esse processo.

Uma dica é você estabelecer uma quantidade mínima para adiar as suas metas, dessa forma não irá se acomodar para não realizá-las.

Planeje metas que sejam alcançáveis

Para tirar as metas do papel em 2019, você precisa pensar em metas que sejam alcançáveis. Por exemplo, se você quer guardar uma determinada quantia de dinheiro mas terminou 2018 com dívidas, primeiro você deverá pagar as contas que estão em atraso.

Por isso, é preciso compreender a sua situação atual e ver quais metas são realistas para a sua situação. Você pode ter grandes metas mas também procure ter objetivos mais simples, como por exemplo aumentar o seu patrimônio líquido.

Tenha pequenas metas

Uma forma de facilitar todo o planejamento é traçando pequenas metas, no lugar de ter apenas um, dois ou três objetivos. Dessa forma, ao elaborar os seus objetivos acessíveis, com prazos, fica mais fácil de alcançá-los.

Isso ainda irá te estimular a continuar tentando conquistar suas metas. Além de não gerar frustrações caso chegue no meio do ano e você ainda não tenha conseguido tirar as metas do papel em 2019.

Por isso é tão importante, antes de tirar as metas do papel, refletir sobre elas. E depois elaborar mentalmente quais serão os passos necessários para chegar ao seu objetivo final.

Procure por ajuda

Esse é um fator considerado necessário para você tirar as suas metas do papel em 2019. Você pode buscar ajuda de pessoas ou até mesmo de profissionais para te ajudar e compartilhar os seus objetivos.

Um exemplo: pode ser que você queira melhorar a sua vida financeira, e para isso pode procurar informações e até mesmo solicitar ajuda de um profissional da área.

Lembre-se que o auxílio de outras pessoas vai te ajudar a cumprir suas metas e, também, permitirá que você tenha com quem conversar sobre seus objetivos. Juntos vocês poderão traçar o melhor caminho para alcançar as tão sonhadas metas planejadas.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Casamento requer planejamento financeiro
copa América
10 hábitos de milionários que a maioria das pessoas não possui
Carência no plano de saúde: o que é e como funciona
7 dicas para reformar a casa sem gastar muito