Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Uber das Motos: novo serviço chega ao Brasil

Escrito por: Rafael Massadar em 25 de julho de 2019

A startup colombiana Picap promete facilitar a vida dos brasileiros com o serviço que podemos chamar de “Uber das Motos”.

A plataforma já funciona em fase de testes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

O transporte por aplicativos promete reduzir em até 50% o tempo de deslocamento em grandes cidades. E o melhor: com corridas até 30% mais baratas do que os outros aplicativos de mobilidade.

O funcionamento do Picap é bem similar ao de apps de carros. Para se cadastrar é necessário baixar o aplicativo disponível em aparelhos com sistemas Android e IOS.

Depois é só inserir dados pessoais, que podem ser o login do Facebook ou e-mail. No entanto, por enquanto o Picap só permite pagamento em dinheiro.

A startup espera oferecer a opção de crédito e débito em breve.

Uber das Motos

Uber das Motos não tem cobrança de comissão

Ao contrário dos outros aplicativos de mobilidade, o Uber das Motos chega ao Brasil sem cobrança de comissão. Essa medida deve acontecer temporariamente.

Na Colômbia, o app cobra uma taxa de 15% pela intermediação do serviço. A ação tem como objetivo incentivar o uso do app por aqui.

Afinal, a demanda ainda é pequena, segundo relatos de usuários na página do aplicativo. Contudo, a startup estima que, na Colômbia, motoqueiros recebem até R$ 4 mil por mês realizando corridas pelo app.

Como ser um motorista do Uber das Motos

É fácil! Basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro com Facebook ou e-mail. Depois, clique no menu localizado no canto superior esquerdo da tela, e em “tornar-se um motorista”.

Logo em seguida, envie os documentos solicitados e espere por até 48 horas.

Os requisitos são:

carteira Nacional de Habilitação tipo A;

– documentos atualizados do veículo;

– comprovante do pagamento do seguro DPVAT;

– possuir uma motocicleta com até 10 anos de fabricação e motor de, no mínimo, 100 cilindradas;

– uso obrigatório do capacete, tanto para o condutor quanto para o passageiro;

– respeitar as diretrizes municipais de condução de passageiros, caso existam.

Aplicativo já funciona em quatro países

O aplicativo do Uber das Motos foi idealizado por Héctor Neira e Daniel Rodriguez. Os colombianos tiveram a ideia após perderem horas diariamente no trânsito.

O investimento inicial foi de de 2,5 milhões de dólares. No entanto, a captação foi liderada pela empresa de venture capital Signia.

Atualmente, a ferramenta já funciona na Colômbia, México, Argentina e Peru. Para se ter uma ideia, só no mês de maio deste ano, 850 mil corridas foram realizadas pelo app.

Elas foram realizadas por 20 mil motoqueiros que utilizam o serviço. Desde 2016, ano em que o app foi lançado, já foram realizadas mais de 6 milhões de corridas.

Uber já tem um serviço de motos

O aplicativo Uber, que oferece serviço de motorista diferenciado, tem um serviço de motos na cidade de Bangkok, capital da Tailândia. Ele é denominado UberMoto.

Na cidade, conhecida pelo seu grande congestionamento no trânsito, os motoqueiros da Uber fornecem um capacete aos seus clientes.

Da mesma forma como acontece com os motoristas da Uber no serviço UberMoto, a empresa faz um processo de checagem que inclui a pesquisa de antecedentes criminais aos novos motociclistas.

O serviço de motos funciona da mesma forma como a solicitação de carros. O usuário informa localização atual e destino, o motorista mais próximo recebe a chamada e vai atendê-lo.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

dívidas
Jovens com nome sujo
Plano de saúde com coparticipação
nome sujo
Estourar o limite do cartão de crédito