Quem é Uber também tem direito ao Auxílio Taxista? Entenda!

0
207
celular aberto na tela do uber
0
(0)

Será que Uber pode receber o Auxílio Taxista? O novo benefício para motoristas de táxi começa a ser pago no próximo dia 16 de agosto e muitos motoristas de aplicativo se fazem essa pergunta. 

Anúncios

A dúvida é válida, já que o objetivo do auxílio é ajudar os motoristas com os custos de combustível depois da alta nos preços. Mas como são duas categorias profissionais diferentes, o que vale para uma não vale para outra. 

Quer entender melhor? Então continue lendo o artigo!

Anúncios

Uber tem direito ao Auxílio Taxista?

Não, Uber e motoristas de outros aplicativos, como 99, não têm direito ao Auxílio Taxista. O benefício é destinado somente aos motoristas de táxi registrados nas prefeituras de seus municípios. 

Quando a proposta estava em discussão na Câmara dos Deputados, até foi feita a tentativa de incluir os motoristas de app no BEm Taxista (nome oficial do programa). No entanto, a matéria não seguiu adiante na proposta final. 

A boa notícia é que existe uma outra proposta para que seja criado um Auxílio Uber. Esse benefício seria retirado do mesmo orçamento do programa de taxistas, mas destinado exclusivamente a motoristas de app, inclusive motociclistas. 

Anúncios

Saiba mais – Auxílio Uber: entenda proposta para pagar benefício a motoristas de aplicativo

No entanto, essa proposta ainda é apenas uma ideia. Portanto, até o momento, somente taxistas vão receber benefícios do governo até o final deste ano. 

Mão segurando celular com aplicativo de moto à mostra em uma rua movimentada ao lado de duas pessoas em uma moto
Auxílio Taxista não contempla motoristas de Uber e outros apps

Como o programa funciona?

Quem não é Uber poderá receber o Auxílio Taxista a partir da próxima semana, desde que tenha registro na prefeitura. O motorista também precisa ser titular de concessão ou alvará expedido até 31 de maio deste ano.  

Quem não tem alvará também poderá receber o auxílio. Os documentos que o Ministério do Trabalho e Previdência considera são:

  • registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022
  • concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital (o taxista precisa está exercendo a atividade, regular e efetivamente)
  • autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital e vinculado ao cadastro do item anterior

Além do registro, é necessário estar com o CPF regular junto à Receita Federal. O benefício não poderá ser pago cumulativamente com o auxílio caminhoneiro.

O motorista não precisa fazer nenhuma inscrição, o próprio ente municipal é responsável por repassar os dados ao governo. Os pagamentos serão realizados pelo Caixa Tem, a conta poupança social será criada automaticamente em nome do beneficiário.

Quem tiver dúvidas sobre ter cadastro ou não, pode entrar em contato com a administração municipal da sua cidade (ligue para a prefeitura). 

Quando cai o Auxílio Taxista?

Os pagamentos do Auxílio Taxista começam na próxima terça-feira, 16 de agosto. Ao todo são seis parcelas do benefício, mas como o programa deveria ter iniciado em julho serão depositadas duas parcelas de uma vez neste mês. 

Nos meses seguintes, até dezembro, serão depositadas as demais parcelas conforme o calendário abaixo. 

1ª e 2ª parcelas16 de agosto
1ª e 2ª parcelas (para prefeituras que perderem o 1º prazo de inscrição)30 de agosto
3ª parcela24 de setembro
4ª parcela22 de outubro
5ª parcela26 de novembro
6ª parcela17 de dezembro

O valor do benefício, a princípio, é de R$1 mil por parcela. Mas essa quantia será observada conforme o orçamento do programa (cerca de R$2 bilhões) e o número de beneficiários. 

Se você é Uber e não vai receber o Auxílio Taxista, a única alternativa é esperar para ver se o benefício para motoristas de app será liberado ou não. 

O conteúdo ajudou? Então compartilhe com outros colegas caminhoneiros! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui