Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Vale a pena levar sua empresa para um coworking?

Escrito por: Mateus Carvalho em 5 de outubro de 2018

Você provavelmente já escutou falar sobre coworking. Para quem não conhece muito o termo, o coworking é um escritório compartilhado ou colaborativo. Ele é usado principalmente por profissionais freelancers, empreendedores e até mesmo empresas de tecnologia. Mas será que vale a pena levar sua empresa para um coworking?

Existem diversas vantagens para você levar a sua empresa para um coworking, porém a principal delas é a redução de custo do espaço. Isso porque os “coworkers” dividem o mesmo ambiente com diversos profissionais de setores diferentes.

levar sua empresa para um coworking
Existem diversas vantagens para você levar sua empresa para um coworking

Para quem está começando a abrir um negócio, levar sua empresa para um coworking pode ser uma vantagem. Isso porque como os custos são reduzidos e divididos, não existe a necessidade de arcar sozinho com aluguel de espaço, condomínio, IPTU, manutenção e limpeza.

Além disso, outros benefícios para as empresas são a comodidade e a comunidade. Quando se está dividindo um espaço profissional com outras empresas, é possível focar melhor nos negócios e no trabalho. E, ao levar sua empresa para um coworking é mais fácil de identificar novos clientes e empresas parceiras.

Levar sua empresa para um coworking aumenta o networking

Quem não gosta de fazer networking? Levar sua empresa para um coworking aumenta a possibilidade de trocar ideias com profissionais de diversas áreas. Dessa forma, é possível criar relacionamentos tanto pessoais quanto de negócios. Com isso, o coworking propicia para todos os profissionais o fechamento de parcerias e negócios.

Mas levar sua empresa para um coworking também tem as suas desvantagens. Isso porque se os seus funcionários não conseguem trabalhar com conversas paralelas e barulho, é melhor manter a empresa em um espaço só para vocês.

Quem quer se dar bem em um ambiente coworking precisa estar aberto a compartilhar o espaço com pessoas de diferentes áreas.

Só existe um negócio que não é possível de funcionar em um ambiente de coworking: as lojas. Estas precisam estar abertas para a rua para poder atrair o público-alvo que desejam. Os demais negócios, até mesmo indústrias, podem ter escritórios em coworkings.

Outros benefícios ao levar sua empresa para um coworking

Como já foi citado anteriormente, existem diversas vantagens para levar sua empresa para um coworking. Desde o aumento da produtividade até o estímulo da criatividade. Confira mais alguns benefícios!

Novos contatos

Quem divide escritório com diversas pessoas sabe que é possível fazer networking e ter bons conselhos de profissionais de outras áreas. Além disso, também existe a possibilidade de acontecerem novos insights para o negócio que você tem, mesmo que os profissionais não sejam da mesma área que você.

Isso porque os contatos abrem novas portas para as possibilidades, agregando valor ao seu empreendimento. Como o coworking é um espaço compartilhado e aberto à colaboração, as empresas acabam apoiando umas às outras. Sendo assim, acabam realizando a troca de experiências e até mesmo compartilhando alguns clientes.

Maior produtividade

O coworking é feito para tornar o trabalho dos funcionários mais produtivos. O ambiente de espaço compartilhado proporciona para os empreendedores uma liberdade de se movimentar.

Também dá a oportunidade de ter um maior controle do trabalho realizado, utilizando toda a infraestrutura do local alugado, fazendo com que o trabalho renda mais do que em casa. Isso porque em casa, os funcionários podem acabar tendo a atenção desviada para outros afazeres.

Estímulo à criatividade

Quem nunca ficou travado para fazer alguma atividade no trabalho? Ou sem inspiração para elaborar um novo projeto? Isso pode acontecer porque as pessoas ficam sempre no mesmo ambiente. Por isso, é importante realizar mudanças no local de trabalho da empresa.

Dessa forma, trabalhar em um espaço de coworking ajuda que os funcionários busquem novas referências. Além disso, conhecer novas pessoas e trabalhar em lugares diferentes são um dos fatores que ajudam a estimular a criatividade.  

Contratar uma equipe maior

Quando os negócios começam a crescer, é necessário contratar e ampliar a equipe da empresa, certo? Os empreendedores que trabalham em casa sabem que é inviável que a equipe trabalhe na casa, até mesmo por falta de espaço.

Por isso, levar sua empresa para um coworking pode ser uma alternativa mais viável. Ainda mais que no espaço já existe toda uma infraestrutura montada para receber os funcionários da sua empresa.  

Como trabalhar em casa ou de qualquer lugar do mundo

Trabalhar de casa ou de qualquer lugar do mundo já é uma realidade para muitos empreendedores. Mas, você sabe o que é necessário para saber fazer home office?

Na maioria das vezes, somente um computador ou notebook, fone de ouvido e conexão com a internet já resolvem. Mas há diversas formas de melhorar a produtividade e aproveitar melhor o home office.

Quer saber como é possível trabalhar de casa ou de qualquer lugar do mundo? As vantagens que esse tipo de trabalho trazem para os funcionários? Leia mais sobre o assunto.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Dinheiro extra no verão: confira essas dicas
10 ideias para montar seu escritório em casa
horário de verão
empreendedor mais inovador abaixo dos 35 anos