InícioNotíciasEmpreendedorismoVeja o que é logística reversa e como aplicá-la com eficiência

Veja o que é logística reversa e como aplicá-la com eficiência

0
(0)

Você sabe o que é logística reversa? Além da logística tradicional, esta é importante para garantir que os processos sejam sustentáveis na empresa. Entenda como aplicar com eficiência.

Primeiramente, a logística reversa é também conhecida como logística inversa. O motivo disso é que ela tem por objetivo reaproveitar os materiais utilizados na produção.

Mas além de focar no reaproveitamento, também são empregados o descarte apropriado desses itens e a preservação ambiental.

Grandes empresas como fabricantes de computadores e de carros, por exemplo, são responsáveis por seus resíduos. Por isso, são obrigados a dar o fim correto para os restos. É para isso que funciona a logística reversa.

O que é logística reversa

O terceiro artigo, parágrafo 12, da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, deixa claro o significado de logística reversa:

É um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A logística comum, como a conhecemos, é uma série de estratégias mais ágeis e mais baratas para as empresas e consumidores. É o planejamento de ações eficientes, seja relacionado ao transporte ou ao armazenamento de produtos.

A logística reversa, então, também é um conjunto de estratégias e ações, mas com foco em recolher da maneira correta e mais barata possível os produtos que não serão mais utilizados.

estoque de logística com diversas caixas
A logística reversa contribui na qualidade de atendimento da sua empresa

Por meio dela, é possível reduzir os danos ambientais, bem como ampliar as possibilidades de reciclagem e redução do desperdício.

Exemplos de logística reversa

Há dezenas de possibilidades para uma empresa melhorar seus processos. Um dos métodos mais comuns são pontos de descarte de pilhas e baterias.

Veja outras técnicas:

– reciclagem de garrafas PET;

– de óleo ou demais lubrificantes;

– de eletrônicos;

– de pneus.

Para que dê certo e seja eficaz, todas as empresas devem ser incentivadas a incrementarem no dia a dia estes tipos de ações.

Etapas da logística reversa

São duas etapas básicas para o processo da logística reversa: o pós-venda e o pós-consumo.

O pós-venda se dá quando há erros ou defeitos no produto que o fazem retornar à empresa.

O pós-consumo acontece quando o produto já foi utilizado por completo e precisa ser descartado pelo consumidor.

Nesta etapa, é necessário que a empresa se prepare para receber e dar um descarte correto.

A importância de manter uma logística reversa na sua empresa

Não há como negar que a logística reversa tem um impacto considerável na preservação do meio ambiente e também na redução dos prejuízos à saúde da população. Além disso, ela conta com diversos benefícios para a sua empresa.

Isso se você tiver uma estratégia eficaz, dando uma grande importância para as empresas de vários segmentos. Quer saber a importância desse tipo de logística? Preparamos uma lista abaixo!

Potencial de redução de custos

A logística reversa pode ter uma grande participação na redução de custos. Porém, tudo irá depender de como a sua empresa trabalhará esse conceito.

Por exemplo: se você estabelecer uma política de logística reversa visando o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, você poderá ter um custo de produção bastante reduzido. 

Melhoria do processo produtivo

Nem sempre a logística reversa é aplicada pós-consumo. Sendo assim, é possível ter uma política de logística para recolher produtos com defeitos, por exemplo.

Se você acompanhar o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente, erros na gestão de estoque ou de transporte, você poderá identificar oportunidades importantes, melhorando seus processos.

Ampliação das vantagens competitivas

Com um mercado competitivo, a logística reversa pode ser um diferencial e uma vantagem para você sair à frente da concorrência, aumentando ainda mais o valor da sua marca.

Como aplicar a logística reserva em uma empresa

Criar um processo de descarte eficiente requer planejamento e comprometimento da empresa. Ter um Plano de Resíduos Sólidos pode descomplicar e esclarecer os pontos da logística.

Itens que não podem faltar no planejamento:

– Definição do ciclo de vida dos produtos;

– Conscientização do consumidor para enviar à empresa o produto ruim ou em desuso;

– Boa política de devoluções, reparação e troca;

– Descrição do que a empresa fará com o produto reenviado a ela;

– Monitoramento periódico para desenvolvimento da área.

O empresário/empreendedor deve estar ciente das fases da logística reversa. Quando aplicada corretamente, mantém o cliente satisfeito porque garante os três pontos abaixo.

Qualidade no atendimento

Quando a empresa está disposta a abrir um canal com os clientes, ouvindo críticas e melhorando os serviços, o retorno é a satisfação dos clientes. O ideal é que se mantenham ativas as formas de comunicação. E-mail, redes sociais ou telefone: esteja sempre pronto para resolver conflitos.

Qualidade na entrega

Escolher a transportadora é uma tarefa difícil para a empresa. É necessário que ela conheça bem o local e entornos para que a entrega seja feita com segurança. Além, logicamente, do menor tempo possível.

Qualidade nas devoluções

As devoluções são sempre encaradas como um processo de dor de cabeça para o cliente e até mesmo para a empresa. Fazer com que esse processo seja menos difícil permite a recuperação dos impostos e a volta do produto ao estoque para devidos consertos.

É importante que todas as regras sejam seguidas e que o produto, caso tenha sido devolvido por problemas, volte o quanto antes às mãos do cliente. Essa agilidade fará com que a marca seja conhecida por seu comprometimento.

Conclusão

Além de se adequar às normas da Lei e evitar o pagamento de multas, implementar uma logística reversa traz benefícios para as empresas e, principalmente, para a sociedade.

Para a empresa, por exemplo, isso pode ser utilizado nas campanhas de marketing e na redução de custos de produção.

Já para a população, quando bem aplicada, causa a redução do lixo urbano, diminuição do consumo de energia e de recursos naturais.

Empresas dispostas a cuidar do meio ambiente se destacam no mercado. Todas as ações voltadas ao social trazem consequências positivas para as instituições.

Aplique as dicas em sua empresa e eleve os resultados relacionados à logística. E não esqueça de contar para nós suas impressões! Gostou do conteúdo? Compartilhe com um empreendedor!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui