Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Vale a pena comprar um imóvel usado e reformar?

Escrito por: Redação em 24 de abril de 2018

Quem não sonha em ter a casa própria e arrumá-la do jeito que sempre quis? Mas muitas vezes, ao comprar um imóvel, é preciso fazer alguns ajustes. Seja apenas nas cores das paredes ou na troca de fiações e da estrutura, o novo proprietário sempre quer realizar uma mudança. Mas será que comprar um imóvel usado e reformar não é mais em conta nesses casos?

Se a escolha for por um imóvel usado, é preciso levar em consideração muitos fatores, para que isso não se torne mais um prejuízo do que um investimento. Avalie as principais informações como estado do imóvel, quais são os tipos de mudanças que deveriam ser realizadas e o custo que isso vai lhe causar.

imóvel usado
Comprar imóvel usado para reformar pode ser uma opção para quem deseja alugá-lo depois

Embora pareça ser mais vantajoso comprar um imóvel usado para reformar, o custo-benefício precisa ser favorável. Se você quer economizar e gosta de deixar as coisas do seu jeito, fique de olho nas dicas a seguir!

O que avaliar antes de comprar um imóvel usado

– Faça um planejamento financeiro para a compra do imóvel e da reforma. Tenha certeza de que você tem o dinheiro necessário para realizar todas as mudanças que deseja. Inclua também na sua planilha algum imprevisto que sempre pode surgir na obra.

– Não inicie uma reforma se você achar que não conseguirá terminá-la. Comece a obra por coisas pequenas, como por exemplo a pintura da casa e a troca de azulejos de cômodos pequenos, como o banheiro.

– Se a sua vontade é comprar uma casa ou apartamento com a intenção de ganhar dinheiro com isso, procure um que saia mais em conta. Ou seja, com o preço mais baixo. Além disso, procure alternativas baratas para a reforma. Mas é importante que o imóvel esteja apresentável para ser vendido ou alugado com um preço bom.

– Saiba qual é o seu objetivo: comprar, reformar, alugar ou vender o imóvel. Se a sua intenção é lucrar com o imóvel, foque em cores e acabamentos básicos, ou seja, tons mais neutros, o que tornará a venda ou aluguel mais fácil de ser realizado.

– Outra dica é saber o público que você pretende atingir caso queira alugar ou vender a casa. Se for para uma família, pense na possibilidade de ampliar os cômodos, principalmente os quartos, por exemplo.

Avalie sempre o estado do imóvel

Um dos principais detalhes que devem ser avaliados por um comprador na hora de adquirir um imóvel é o seu estado. Isso é muito importante, principalmente para quem comprá-lo usado com o intuito de reformar.

Você precisa avaliar as condições internas e externas desse imóvel e analisar como essa reforma poderá ser realizada. E mais, se todo o gasto está dentro do seu planejamento financeiro. Porque não adianta gastar mais com a reforma do que com o próprio imóvel. O retorno da obra precisa ser favorável e não negativo.

. Fundos imobiliários: saiba como investir

Antes de fechar a compra do imóvel, visite as instalações e veja todos os detalhes possíveis do que você acha que vai necessitar de reforma. Coloque tudo em um papel e analise o estado desse imóvel. Faça isso com vários e avalie os pequenos detalhes de todos eles, suas condições, antes de concretizar.

Além disso, você deve escolher um imóvel que seja possível habitar. Se você quer com certa urgência, busque uma opção que dê para morar mesmo com a reforma. Alguns lugares são inacessíveis, onde só é possível residir após um bom tempo de reforma. Por isso, veja quais são as reais condições antes de comprá-lo.

Leve em conta também a localização

Embora pareça ser algo que não importe muito quando o assunto é imóvel para reformar, a localização também é muito importante. Se você vai mexer e começar uma obra, precisa de um local que dê assistência e seja bem localizado. Você pode escolher fazer a reforma sozinho, mas também pode precisar de auxílio.

É bom que não seja um local tão afastado de tudo, ou que, pelo menos, tenha um comércio por perto para que possa adquirir os principais recursos. Além disso, um local muito isolado não é muito recomendável, principalmente para quem está começando uma reforma.

. Onde é mais barato e mais caro comprar imóvel no Brasil?

O mais aconselhável é que se tenha a presença de vizinhos. Os atuais moradores sempre sabem o histórico daquele local, quem já morou, o que já fez, o que funciona e o que não é viável. Além do mais, podem ajudar quando necessário. Isso não é garantia de sempre dar certo, mas ter a possibilidade de ser assessorado por sua vizinhança é essencial para o começo.

O custo de reforma do imóvel usado

Além de verificar o estado do imóvel e a localização na qual ele se encontra, também é necessário avaliar o tipo de reforma que deverá ser feito na casa ou no apartamento em questão. Para isso, procure um especialista para auxiliar você durante a reforma, principalmente com a base do orçamento da obra.

Procure evitar imóveis que precisem realizar reformar grandes, principalmente aquelas que a estrutura e o sistema elétrico e hidráulico estão comprometidos. Esses tipos de obras demandam mais dinheiro do proprietário e mais tempo também. Por isso, tente fazer apenas o necessário, como uma pintura ou troca de revestimento.

Vantagens de comprar um imóvel usado

1- Menor valor de compra

Um dos fatores que mais atraem o comprador na hora de escolher um imóvel usado para reformar é o custo, que geralmente é muito abaixo. Isso é um diferencial. E se você está disposto a arcar com a reforma e entrar nesse desafio, é algo que vale a pena na hora da escolha, pois será muito mais viável e barato.

. Quais fatores influenciam no valor de um imóvel?

2- Personalização

Quem compra um imóvel pronto precisa esperar um tempo para deixar ele do jeito que sempre sonhou. Aos poucos, quando as coisas saem do lugar, quebram ou vão perdendo a força é que você troca ou reforma. Já quando você compra um imóvel usado para reformar, monta do jeito que sempre quis e personaliza de acordo com o seu gosto.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

criptomoedas
rede social dos investidores
IPO
Saber seu perfil de investidor
GlobalCoin