Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Entenda a variação do câmbio e como conseguir melhores preços

Escrito por: Mateus Carvalho em 15 de outubro de 2018

O câmbio tem variado bastante nos últimos dias, principalmente com o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais para 2018. Mas como as eleições podem interferir no dólar, por exemplo? Você sabe como funciona a variação do câmbio e como conseguir melhores preços?

Existem diversos fatores e até mesmo acontecimentos que fazem com que ocorra a variação do câmbio. Alguns desses fatores são a economia dos Estados Unidos, o cenário internacional, crises financeiras e políticas, e no caso do Brasil, as eleições.

variação do câmbio
A variação do câmbio ocorre por diversos motivos, principalmente por causa das eleições

E como as eleições podem influenciar na variação do câmbio? De acordo com o economista chefe do Grupo Confidence, Robério Costa, o principal canal de comunicação entre a taxa de câmbio e as eleições, em curto prazo, são as expectativas que são geradas em torno dos candidatos.

“Tanto as pesquisas eleitorais quanto o resultado do segundo turno acabam interferindo no câmbio e gerando diferentes expectativas de mercado.”

O especialista ainda afirma que nenhum movimento de câmbio gerado pelas expectativas de curto prazo permanece a longo prazo. Por isso, a execução da política econômica no decorrer do tempo é que vai consolidar os fundamentos sobre o preço do dólar em período mais longo.

Variação do câmbio e fluxo internacional de capitais

Robério Costa comenta que existem diversos acontecimentos que possibilitam a variação do câmbio. Isso ocorre devido ao fluxo internacional de capitais ser o principal vetor das taxas de câmbio.

Além disso, os juros americanos em elevação, por exemplo, atraem recursos aos investimento dos Estados Unidos. E também valorizam o dólar, quando comparado com as demais moedas. A atratividade dos investimentos financeiros e/ou em ativos produtivos em um país também acabam fortalecendo a moeda.

“Instrumentos de mercado, como swaps cambiais, travas de câmbio e mercados futuros são capazes de influenciar a taxa de câmbio no curto prazo, porém não mudam o preço da moeda no longo prazo.”

Com a variação do câmbio acontecendo diariamente, fica difícil saber qual é o melhor momento para realizar a troca da moeda, certo? Algumas pessoas estão optando por realizar o procedimento por meio de plataformas online. Mas quais cuidados se deve ter ao fazer a troca dessa forma?

Para Juvenal Marcelo dos Santos, superintendente de varejo do Grupo Confidence, os cuidados são os mesmos que ao comprar moedas estrangeiras em lojas físicas. Ele acrescenta ainda que é necessário procurar instituições financeiras confiáveis e reconhecidas.

Também é indicado solicitar o contrato de câmbio da operação, acompanhar as cotações e verificar o melhor momento de realizar a transação, de acordo com os seus recursos. Esses são alguns dos métodos que podem ajudar a garantir uma melhor troca de moeda.

Como fazer a troca da moeda com a variação do câmbio

Para quem está com viagem marcada para o exterior e não sabe como realizar a troca da moeda com a variação do câmbio, Juvenal Marcelo explica que é necessário se planejar para comprar a moeda.

Isso porque é preciso realizar a compra aos poucos, de acordo com a sua disponibilidade de dinheiro, para que, na média das cotações, consiga um valor mais competitivo.

“Existem algumas modalidades para isto. Comprar moeda em espécie do destino e guardar ou fazer recargas em um cartão pré-pago. Este é considerado um produto seguro, prático e conveniente. Pode ser feita a recarga por aplicativo ou website. Além de permitir um maior controle de saldo e transações realizadas por aplicativo ou website também.”

Mas, se a sua viagem está próxima ou vai acontecer nos próximos dias, o único jeito é pesquisar bastante o preço. Além de procurar por instituições reconhecidas para realizar a transação.

Em relação às perspectivas para o futuro do mercado cambial, Robério Costa comenta que o mercado está aguardando o resultado das eleições. Elas poderão impactar diretamente nas expectativas em relação ao câmbio.

“Como os resultados ainda são incertos e a campanha pelo segundo turno acabou de começar, várias combinações podem ser imaginadas. Podemos ter cenários que apontam para estabilidade ou para a volatilidade. Precisamos acompanhar as próximas pesquisas.”

Resumo do mercado financeiro 2018

mercado financeiro tem sofrido diversas variações desde o início do ano. Neste segundo semestre, são esperadas mais modificações devido às eleições. Mas para pensar no futuro é necessário relembrar algumas notícias. Além de também saber quais são as previsões e tendências para essa segunda metade do ano.

Em uma rápida retrospectiva, tivemos a greve dos caminhoneiros influenciando em todos os setores mercadológicos do país. Com isso, o preço do combustível precisou sofrer alteração.

O dólar teve uma grande alta, obrigando muita gente a mudar os planos e buscar outros destinos para as férias, por exemplo. Mas foi muito mais do que isso. Entenda o resumo do mercado financeiro 2018.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

moedas mais valorizadas do mundo
como funciona o mercado de câmbio
comprar dolar
investir em dolar