Início Notícias Mercado Cambial Saiba como escolher uma casa de câmbio

Saiba como escolher uma casa de câmbio

5
(1)

Na hora de escolher uma casa de câmbio para comprar ou vender alguma moeda estrangeira você acha que o preço é o único diferencial? Enganou-se! É necessário tomar precauções e se atentar a alguns fatores antes de escolher uma casa de câmbio.

Por isso, é importante pesquisar, com antecedência, a cotação da moeda do país de destino e definir quando (e onde) você deve comprá-la.

Para ajudá-lo a trocar o dinheiro de uma forma mais rentável, preparamos três sugestões neste post. Confira!

1 – Certifique-se da idoneidade da instituição financeira

Quando procuramos por uma alternativa mais barata, podemos encontrar propostas atraentes que não condizem com a realidade.

Todo cuidado é pouco no momento de escolher uma instituição financeira para comprar uma moeda estrangeira.

Portanto, antes mesmo de se informar sobre o preço da moeda, confira se a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central do Brasil (BC).

No próprio site da autoridade financeira você pode ter acesso a lista de bancos autorizados a prestarem serviços financeiros.

2- Verifique o valor do preço e taxas

Comparar os preços e taxas extras é essencial para comprar mais barato! Os bancos e casas de câmbio cobram valores diferentes e incluem taxas adicionais na venda da moeda que podem pesar em seu bolso.

Através do próprio site do Banco Central, você tem acesso a uma lista do Valor Efetivo Total (VET), ou seja, o custo total da compra da moeda em diferentes instituições.

Outra opção, ainda mais prática, é fazer o download do aplicativo do Banco Central. O aplicativo é chamado de “Câmbio legal”.

Por meio do Câmbio legal, você pode consultar a qualquer momento, em uma interface simples e intuitiva, o VET cobrado nas instituições e fazer a conversão do real para dólar em um só clique, por exemplo.

O aplicativo “Câmbio legal” está disponível para sistema Android e iOS.

3 – Compre a moeda com meses de antecedência

A antecedência é primordial para não aumentar o estresse antes da viagem. Ou até mesmo para conseguir economizar mais dinheiro.

Procurar de última hora uma casa de câmbio ou banco para comprar dólar, pode fazer com que você faça escolhas que não tenham custo-benefício.

casa de câmbio
Confiança e segurança também são fatores importantes na escolha casa de câmbio

Além disso, quando você compra dólar através de uma instituição financeira, a moeda pode demorar alguns dias até cair em sua conta bancária.

A falta de organização pode fazer com que você fique aflito por não ter o dólar ainda em sua conta perto de sua viagem.

Câmbio de turismo é diferente do câmbio comercial

Uma grande confusão entre as pessoas é: a diferença de câmbio de turismo e câmbio comercial. Afinal, diariamente assistimos notícias sobre a alta e baixa das moedas no mercado financeiro.

Esses dados se referem ao câmbio comercial. Ou seja, as taxas do mercado para o pagamento de exportações e importações em transações comerciais.

Já a moeda que você precisa para a sua viagem internacional, é do câmbio de turismo. Ele é o valor que as casas de câmbio cobram para vender a moeda em espécie ou enviá-la para a sua conta bancária.

O câmbio de turismo é mais “alto” do que o câmbio comercial. Afinal, no primeiro estão incluídos impostos e taxas cobradas pela instituição.

Vale a pena utilizar uma casa de câmbio?

Vale a pena usar uma casa de câmbio por ser uma forma segura de trocar moedas diferentes e por normalmente ser mais barata do que os bancos.

Caso você queira enviar dinheiro para o exterior, você pode utilizar serviços como o TransferWise. Confira como aqui!

Se quiser saber a cotação de moedas internacionais, use o Conversor de Moedas do FinanceOne:

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que...