
O mercado financeiro tem diversas opções de investimento para as pessoas que buscam guardar o seu dinheiro além do famoso porquinho. Mas para quem tem pouco ou nenhum contato com investimentos, a pergunta “onde investir 500 reais por mês” é bastante relevante, afinal, ter várias alternativas pode gerar confusão na hora de investir.
Neste texto vamos mostrar como conseguir as melhores opções para conseguir investir 500 reais por mês. Isso é possível tanto na renda variável quanto na renda fixa, mas, é claro, respeitando os riscos. Vamos lá?
Como começar a investir 500 reais por mês
Antes de verificar quais são as melhores opções para começar a investir 500 reais é necessário ter alguns cuidados e, além disso, também fazer um planejamento de médio a longo prazo. Esse tipo de planejamento serve para definir quais serão as alternativas mais adequadas de acordo com o que você fará.
Defina objetivos para investir 500 reais é essencial
Saber onde e com o que você pretende usar esse investimento é essencial para definir quais serão as suas escolhas daqui pra frente.
Isso porque, quando você sabe qual o objetivo para o seu dinheiro investido, fica muito mais fácil escolher um investimento que seja adequado ao seu perfil de investidor.
Então, antes de investir, reflita sobre seu objetivo e anote dados como:
- qual prazo eu tenho para alcançar esse objetivo?
- quanto eu preciso?
- quanto eu tenho para investir hoje?
- qual valor eu posso investir mensalmente para chegar ao meu objetivo?
- posso correr mais riscos ou meu perfil de investidor quer uma maior segurança?
A partir daí, você consegue filtrar os investimentos que atendem às suas necessidades. Afinal, não adianta colocar o seu dinheiro em um investimento que não vai te ajudar a chegar onde você deseja, não é mesmo?
Entenda o seu perfil de investidor antes de começar
Outro ponto que precisamos falar é sobre a atenção que você precisa ter em relação ao perfil de investidor. Isso porque é através dele que é possível estabelecer quais são os limites que você tolera um risco.
Grande parte das pessoas conta com um perfil conservador, considerando apenas uma parcela da carteira para ativos que envolvem maior grau de risco.
Desta maneira, vale realizar algum teste para estabelecer se o seu perfil é conservador, moderado ou arrojado.
+ Saiba qual seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?
Onde investir 500 reais por mês
Para algumas pessoas, 500 reais é muito dinheiro. Para outros, nem tanto. Mesmo assim, não importa qual o valor que você tenha, sempre há algum tipo de investimento possível. Veja aqui quais as opções para começar a investir 500 reais por mês:
Títulos públicos
Se após fazer o teste para verificar o seu perfil de investidor e, com isso, ter visto que é um perfil mais conservador, então investir em títulos públicos pode ser uma opção interessante para você! Como são emitidos pelo governo, esses ativos são conhecidos pela sua extrema segurança.

Ou seja, você pode colocá-los na sua carteira de investimentos para diversificar e também reduzir os níveis de riscos. Além disso, conseguirá proteger o seu dinheiro da inflação e garantir um pequeno ganho.
Existem títulos públicos com rendimentos pré e pós-fixados e ainda há alternativas híbridas que combinam ambos.
Ações na Bolsa
Investir em ações é uma opção bem interessante aos investidores mais tolerantes ao risco. Através das ações é possível aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.
No entanto, será necessário ter um pouco mais de ousadia na hora de investir, pois há um maior grau de perigo envolvido ao investir nas ações.
Ao colocar seu dinheiro nas ações você está comprando uma parcela do capital social de uma empresa. Assim, tem direito à parte dos resultados, que normalmente são pagas como dividendos.
+ Entenda como calcular o preço médio das ações de forma correta
Fundos de investimentos imobiliários
Por fim, para começar a investir 500 reais por mês, você também pode optar pelos fundos de investimentos imobiliários. Eles são ativos que compram imóveis ou títulos relacionados ao mercado imobiliário, como o próprio nome sugere, e distribuem os lucros para os cotistas.
Os fundos imobiliários são uma opção interessante para quem deseja ingressar no mercado imobiliário de forma mais acessível e diversificada. Esses fundos são compostos por uma carteira de imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário, como shoppings, escritórios comerciais, galpões logísticos e até mesmo empreendimentos residenciais.
Uma das principais vantagens dos fundos imobiliários é a possibilidade de investir em imóveis de alto valor sem a necessidade de adquiri-los individualmente. Além disso, a gestão profissional dos fundos permite que você se beneficie dos ganhos gerados pela valorização dos imóveis, bem como dos rendimentos provenientes do aluguel e da venda desses ativos.
Ao investir em fundos imobiliários, você se torna um cotista e passa a receber uma parcela dos lucros distribuídos periodicamente pelo fundo, proporcional ao número de cotas que possui. Esses rendimentos podem ser uma ótima fonte de renda passiva, complementando sua receita mensal.
Enfim, são muitas as opções para você investir, mas lembre-se de que o melhor investimento é aquele que está alinhado com seus objetivos e seu perfil de investidor.
Gostou do nosso texto? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo: “Selic, IPCA e CDI: entenda as diferenças entre os indexadores e qual escolher” e conheça melhor sobre o mercado financeiro com os artigos do FinanceOne.