
Se você é um trader já deve ter escutado falar em venda a descoberto, mas sabe o que significa e como funciona? Essa é uma estratégia que alguns investidores usam para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores e, também, aproveitar diferentes cenários do mercado.
É importante ressaltar antes que a venda a descoberto pode ser encontrada com outros nomes, como: operar vendido ou short selling. Mas por que estamos te falando isso?
Justamente para quando você se deparar com eles no mercado financeiro, não achar que é um termo novo e acabar ficando sem saber o que ele de fato significa.
Usando a estratégia correta é possível conquistar ganhos mesmo quando o mercado está em queda. Parece sonho né? Mas saiba que sim isso é possível.
Quer descobrir como e, também, o que é a venda a descoberto? Continue lendo este artigo!
O que é venda a descoberto?
Já escutou falar em venda a descoberto e ficou sem entender o que este termo significa? Vamos acabar com isso agora!
A venda a descoberto nada mais é do que uma operação utilizada com o objetivo de lucrar mesmo com a queda do valor dos ativos. Vale ressaltar que, neste caso, o investidor vende um papel sem nem de fato tê-lo como propriedade.
Mas como isso é possível? Porque o mercado acaba ficando motivado por uma expectativa de que o preço do papel caia e isso pode acontecer por qualquer motivo.
Parece simples e super seguro, certo? Mas não se engane, existem sim riscos ao realizar a estratégia da venda a descoberto. E ele pode ser bem alto.

Por isso, é importante conhecer as características deste tipo de estratégia antes de você começar a usá-la. É importante saber se ele se adequa ao seu perfil e se está pronto para correr riscos altos em prol de ganhos mesmo quando a Bolsa de Valores está em queda.
Tipos de venda a descoberto
No mercado de investimento existem dois tipos de venda a descoberto, são eles:
- Venda a descoberto no mesmo dia; e
- Venda a descoberto em alguns dias.
No primeiro tipo, é emitida uma ordem de venda do referido ativo e, em seguida, é feita a recompra do mesmo ativo com preços menores assim que a cotação cair. Dessa forma, obtém-se um lucro em um espaço menor de tempo.
No segundo tipo, pode se existir a possibilidade de consultar o BTC para verificar a necessidade e disponibilidade de se alugar, ou não, esta ação.
Característica da venda a descoberto
Uma das principais características de uma venda a descoberto é o fato de ser uma operação que possui riscos. Ou seja, quem erra, arrisca demais ou não tem noção do que está fazendo pode ter complicações e grandes prejuízos.
+ 7 investimentos que é possível resgatar a qualquer momento
Outra característica é ser um investimento adotado e praticado por investidores experientes. Estes, dominam os conceitos microeconômicos e macroeconômicos, sendo capazes de realizar uma boa avaliação e traçar estratégias mediante as previsões de perdas e ganhos.
Para quem deseja saver como funciona a venda a descoberto, saina que o investidor que a opera não necessariamente possiui os títulos ao qual pretende vender. Portanto, ele precisa verificar a disponibilidade do Banco de Títulos para este ativo ser comercializado.
É muito parecido com um processo de aluguel de ações, já que o especulador detém delas somente por um período de tempo. Dessa forma, o investidor vende as ações que não possui.
Este conteúdo te ajudou? Então continue lendo mais sobre o mercado de investimentos aqui no FinanceOne.
Veja também: