Trader: o que é e como ele ganha dinheiro | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Trader: o que é e como ele ganha dinheiro

O que é trader? É um investidor do mercado financeiro. Ele busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado.

A atividade de trader vem ganhando muita notoriedade nas mídias sociais atualmente. Isso porque a profissão pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, sendo 100% remota.

Esse especialista no mercado financeiro é, conforme a tradução livre de sua função, um negociador. Comprar barato e vender com preço mais alto é a tônica de seu trabalho.

Diferentemente de um investidor, o trader busca lucrar no curto prazo e de forma ativa.

Mas não se engane. Cuidado com as promessas em anúncios da internet. Não é fácil ser um trader e viver exclusivamente disso. Você precisa estudar, praticar e ser bom no que faz. Por isso, ser um trader profissional é um processo gradativo.

Onde o trader atua?

O mercado financeiro deixou de ser privilégio de poucos. O trader pode atuar para diferentes públicos, como veremos abaixo:

– Bancos;
– Corretoras;
– Fundos de pensão;
– Pessoa física.

trader

Quem pode ser trader?

Em tese, qualquer pessoa pode ser um trader. Não é exigida nenhuma qualificação formal para se negociar ativos com capital próprio nas bolsas de valores. Basta que você tenha dinheiro para negociar e uma conta em uma corretora de valores.

A abertura da conta em uma corretora é feita de forma bem simplificada e pela internet e, na maioria dos casos, em 48h você já tem a conta aberta e está pronto para negociar.

Empreender é se arriscar! Você necessitará de um investimento inicial. Terá que suportar os custos de aprendizado e alguns custos fixos inerentes a essa atividade.

Um bom trader precisa ter controle psicológico. Saber avaliar riscos de uma operação, decidir em que informação acreditar — a incidência de boatos é gigante nesse segmento. Além de saber lidar com eventuais perdas e traçar um plano de investimentos eficaz são atitudes essenciais nessa carreira.

Como me tornar um trader?

Se você quer começar, a recomendação é iniciar na Bolsa de Valores. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores credenciada na BM&FBovespa. Além de ter algumas economias e começar a investir.

Existem diversos ativos onde você poderá investir o seu dinheiro. Pode investir em forex, matérias-primas (ouro, prata, petróleo, açúcar, etc), em CFD’s da bolsa de valores e índices acionistas ou opções binárias.

Realmente a escolha é grande. Analise cada um dos ativos à procura de tendências ou figuras para começar a investir e ganhar dinheiro.

O dinheiro também é bastante importante. E por isso mesmo, para ter sucesso a negociar ativos financeiros é necessário escolher um broker que seja de confiança.

É necessário que seja regulado pelas principais entidades financeiras, ofereça um bom serviço e tenha regalias para traders de sucesso. Além disso, deve incluir uma boa plataforma de negociação online, spreads baixos, entre outras coisas importantes.

Para um trader iniciante um computador simples basta e o MetaTrader ou outra plataforma de negociação. Contudo, para um trader profissional, é necessário um bom PC, com diversos monitores, uma boa ligação à Internet e o MetaTrader, para fazer as suas análises técnicas.

Quais são os tipos de Traders?

Traders Institucionais
Profissionais que trabalham para instituições financeiras, fundos, seguradoras ou mesmo em empresas não financeiras, mas com mesa de operações ativa. Eles possuem grau variável de autonomia, ou seja, há traders que têm total autonomia para definir suas ações.

Esses profissionais podem ser da tesouraria. Ou seja, trabalham operando o capital da instituição, ou podem trabalhar diretamente com clientes, auxiliando sobre o melhor investimento com a verba disponível.

Traders Executores
Também conhecido por Brokers. Os Traders Executores executam ordens, ou seja, não tomam decisões acerca dos investimentos.

Sales Traders
São profissionais que realizam o intermédio entre a execução de ordens e o relacionamento comercial com clientes.

Trader Autônomo
São aqueles que operam com recursos próprios. Este é o profissional que possui mais liberdade, pois todas as decisões e objetivos são estabelecidos por ele mesmo.

Estilos operacionais – Além disso, o trader pode se subdividir em diferentes estilos operacionais. São eles: Day Trader, Scalper, Swing Trader, Position Trader e High Speed Trading.

De uma maneira geral, podemos dizer que o Day Trader compra e vende ações num mesmo dia. Os Scalpers são traders que realizam inúmeras operações por dia, sendo um estilo operacional dentro do Day Trader.

Já o Swing Trader é outro estilo operacional, de médio prazo, com o posicionamento acima de um dia, estando no meio do caminho entre o Day Trader e o Position Trader, uma estratégia de operadores que atuam por meses ou anos.

Existe também o High Speed Trading, um tipo de trade de rápida frequência montado por meio de algoritmos.

7 dicas para ser um trader de sucesso

investidor trader

Busque conhecimento – Ele será seu maior aliado desde a definição do seu perfil de investidor a qualquer tomada de decisão sobre os seus investimentos.

Descubra seu perfil de investidor – Antes de começar é preciso saber o quanto de risco você está disposto a correr e então você descobrirá se você será um investidor de Day trade, curto prazo ou se será um investidor de longo prazo, por exemplo. Mas um detalhe, o ideal é que você tenha uma carteira diversificada, alternando entre os prazos.

Estabeleça seus objetivos – Se você deseja investir para guardar uma economia, comprar um carro ou fazer uma viagem, esse objetivo será o seu combustível para persistir, o que é muito importante para ter uma disciplina de investidor.

Procure por profissionais qualificados – Para começar a investir você precisará de uma conta em uma corretora. Escolher a corretora certa, com um serviço de qualidade, uma boa plataforma e acompanhamento próximo fará total diferença nos seus resultados.

Siga boas análises – Seja fazendo sua própria análise ou contando com o serviço especializado de uma empresa, é preciso que você tenha acesso a uma boa e completa análise. Você pode também comparar as suas análises com o que dizem os profissionais experientes no mercado, validando ainda mais as informações ou contar com uma consultoria completa de investimentos.

Acompanhe o mercado – Lembre-se de sempre estar atualizado com o que está acontecendo no mercado, ou você pode perder boas oportunidades, além de tomar decisões ruins ao escolher uma ação.

Monitore seus investimentos – Depois de escolher quais ações você irá investir, não coloque-as na carteira e esqueça delas. É preciso monitorar seus investimentos para não correr riscos de ser pego desprevenido.

Como o trader ganha dinheiro?

dinheiroO trader pode lucrar tanto na alta dos preços quanto na queda deles. Isso porque, mesmo quando a Bolsa está em queda, ela oferece possibilidades interessantes para o trader, que assim consegue especular melhor.

Este tipo de investidor costuma obter no acumulado de pequenas variações, como 0,5% e 1%, e frequentemente buscando uma meta diária. Um exemplo dessa meta diária seria buscar um acumulado de 2% a 4% de lucro por dia, o que no apanhado de um ano daria um bom montante.

Enfim, para obter lucro, o profissional precisa trabalhar com uma estratégia que permita a ele identificar com clareza as movimentações do mercado. E é justamente por isso que existem diferentes tipos de trader.

. Melhores investimentos em 2018

Benefícios de ser um trader

– Liberdade: Sem subordinação a chefes e horário fixo.
– Tempo Livre: Trabalhar poucas horas por dia, maior tempo livre para outras atividades e família.
– Mobilidade: O trader pode montar o seu escritório em qualquer lugar do mundo que tenha uma boa internet.
– Altos ganhos: Um bom trader tem excelentes possibilidades de ganhos, muito acima da média.

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras