Vai viajar sozinho? Veja mais de dez dicas para organizar e ter mais segurança

0
1304
Mulher no aeroporto com mochila
5
(1)

Viajar sozinho pode ser uma experiência muito enriquecedora e gratificante. Além disso, permite que você tenha mais controle sobre a programação e possa se concentrar em seus próprios interesses, sem se preocupar em agradar a outras pessoas. 

Anúncios

Fora que esta experiência pode ajudá-lo a sair da sua zona de conforto, experimentar novas coisas, conhecer novas pessoas e desafiar a si mesmo de maneiras que você talvez não faria se estivesse acompanhado. 

No entanto, é importante lembrar que viajar sozinho também pode ter alguns riscos e desafios, especialmente se você não estiver familiarizado com o destino que está visitando. 

Anúncios

É sempre uma boa ideia tomar precauções de segurança e se programar para que esta aventura seja satisfatória. 

Neste artigo, listamos algumas dicas que podem te ajudar!

Como planejar a viagem se você for viajar sozinho

Organizar uma viagem sozinho pode parecer assustador no início, mas com um pouco de planejamento e preparação, pode ser uma experiência emocionante e bem-sucedida. 

Anúncios

Aqui estão alguns passos para você seguir, caso seja a primeira vez programando uma viagem:

  1. Escolha um destino de interesse e pesquise sobre o lugar, a cultura, o idioma, a moeda e a segurança (isso é fundamental para quem vai viajar sozinho);
  2. Defina o orçamento para gastar na viagem e faça um plano de poupança para garantir que você possa cobrir todas as suas despesas;
  3. Certifique-se de que você tem todos os documentos necessários, como passaporte, visto e cartões de crédito, e faça cópias deles para levar com você;
  4. Pesquise e reserve sua acomodação com antecedência para garantir que tenha um lugar seguro e confortável para ficar;
  5. Compre passagens com antecedência para economizar dinheiro e garantir que você tenha um assento na data e horário desejados;
  6. Faça uma lista das atividades que deseja realizar durante a viagem, afinal se estiver sozinho é importante ter em mente planos para que o tédio e a solidão não baterem;
  7. Contrate um seguro de viagem para garantir que esteja coberto em caso de emergências médicas, o que é ainda mais importante para quem está só.
Pessoa segura um passaporte na frente de uma mala
Viajar sozinho requer organização e planejamento

6 dicas de segurança para quem vai viajar sozinho

Lembre-se de que viajar sozinho requer mais cuidado e atenção, portanto, esteja sempre atento e confie em seus instintos. Aproveite a oportunidade para se desafiar, experimentar coisas novas e se divertir!

Verifique se o destino é seguro

Especialmente se você for mulher, é fundamental escolher um destino adequado. Existem lugares que, por serem mais perigosos, não são recomendáveis para quem está só.

Essa dica vale tanto para o destino macro: como o país ou estado, mas também para escolher a cidade ou bairro.

Escolha uma acomodação com medidas de proteção

Seja um Airbnb ou um hotel, não deixe de checar as medidas de segurança que o local oferece: câmeras nas áreas comuns (e ausência delas em áreas privadas!)cadeados, botões de emergência, vigilância, alarmes. 

É claro que essas medidas também são importantes quando se está viajando acompanhado. Mas ao viajar sozinho, o turista pode ficar ainda mais visado, além de não ter alguém conhecido por perto a quem recorrer. 

Informe familiares e amigos

Informe familiares e amigos de confiança sobre sua viagem, dê o endereço e contato de onde você estará hospedado e deixe um itinerário com eles. 

Esta pode ser uma medida de segurança muito útil em casos mais extremos, mas também deixará todos mais tranquilos, inclusive você.

Mantenha-se conectado

Além de manter seus amigos e familiares informados sobre sua viagem, fique em contato regular com eles para que saibam que você está seguro e bem. 

Estar com internet assim que chegar ao destino também é importante para contatar autoridades e outras instituições em caso de problemas. Se estiver indo para outro país, lembre-se de comprar um chip.

Use ferramentas de segurança

Se você der um Google, descobrirá um universo de itens de segurança para viagens que podem ser especialmente úteis para quem vai viajar sozinho. 

Cadeados de mala e de porta, GPS etc. 

Cuide de seus pertences

Mantenha seus pertences importantes, como documentos, dinheiro e eletrônicos, em um lugar seguro e difícil de acessar por outras pessoas. Evite exibir itens valiosos em público.

Pode parecer assustador, mas com as medidas corretas, viajar sozinho pode ser seguro e muito gratificante. 

Esperamos que sua aventura seja memorável! Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos e siga o Instagram do FinanceOne para mais: @financeonebr.

*Colaboração: Tamires Silva

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui