InícioNotíciasVistos para viagem em tempos de coronavírus: como solicitar?

Vistos para viagem em tempos de coronavírus: como solicitar?

0
(0)

Com o aumento no número de casos da Covid-19 ocasionadas pela pandemia no Brasil, muitas cidades e estados voltaram para a fase de restrições mais severas. Se está difícil sair de casa, imagina ir para fora do país. Como será que ficou o processo de solicitação de vistos para viagem ao exterior?

Um fator que dificultou a vida de muitos brasileiros que precisavam viajar e emitir seu visto foi a variação brasileira de covid-19. Inclusive, já há registros de infecção em outros países e dado muitas dores de cabeça para presidentes e primeiros-ministros.

Ao todo, 106 países estão com restrições moderadas para a entrada de brasileiros. Nestes, é possível viajar desde que seja apresentado um teste negativo para covid-19 e o cumprimento de 14 dias de quarentena. Entre eles estão o México, a Irlanda e a Argentina.

Ainda assim, há outros 109 países onde brasileiros estão impedidos de entrar devido aos riscos da nova cepa. Estados Unidos, Portugal e Reino Unido aderiram a este bloqueio.

Além disso, muitos consulados não estão emitindo vistos. Já as entrevistas estão sendo remarcadas com validade de até um ano.

Por isso, verifique como está a entrada para o país que você está viajando. Dependendo do seu tipo de visto, sua permanência pode estar vetada.

Vistos para o exterior em tempos de Coronavírus: como solicitar?

Vistos para viagem aos Estados Unidos

Segundo a Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil, o serviço de emissão de vistos está suspenso para imigrantes e não-imigrantes. É possível a emissão de um visto de emergência, mas estão avaliando caso a caso.

Atualmente, só podem viajar cidadãos estadunidenses, residentes legais (portadores de green card) e familiares de cidadãos norte-americanos, além de algumas categorias específicas. Estudantes e imigrantes não podem entrar.

Vistos para Portugal

Para Portugal, não há necessidade de produção de visto se você for a negócios, missão cultural, cobertura jornalística ou negócios e retornar num prazo de 90 dias. No caso de moradia, estudos e permanência, há necessidade de visto.

Quer saber mais sobre as regras de visto em Portugal e tirar as dúvidas? Acesse o site do Consulado e confira!

Todavia, há um lockdown em vigor desde o dia 29 de janeiro que não permite voos entre Brasil e Portugal. Neste momento, só podem entrar:

  • Cidadãos nacionais da União Europeia;
  • Brasileiros residentes em Portugal ou países europeus;
  • Brasileiros em viagem por motivos profissionais (estudo, de reunião familiar/reagrupamento familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias). 

Há uma expectativa de que o governo português diminua as restrições agora em março, depois de um longo bloqueio, que baixou a taxa de contágio do coronavírus no país.

Vistos para viagem ao Reino Unido

Para o Reino Unido, a solicitação pode ser feita pelo site e-consular do Consulado Geral do Brasil em Londres. Contudo, o processo está funcionando em regime de lockdown, o que pode prolongar um pouco o prazo de atendimento.

Em fevereiro, foram impostas novas restrições e brasileiros não-residentes estão impossibilitados de entrar nos países que fazem parte do Reino Unido.

Como no Brasil já não há mais aeronaves que façam este trajeto, os brasileiros com residência na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte precisam fazer conexão em outro país que possua voos diretos para um desses destinos.

Então, o que fazer nessa situação?

O ideal neste momento é aguardar e postergar sua viagem até que a situação no Brasil esteja contida e que haja a abertura dos países para cidadãos brasileiros.

Estar em contato com as Embaixadas e Consulados é fundamental para saber o cronograma a ser seguido no momento de reabertura. Assim, você pode dar andamento ao seu plano assim que possível.

Quem já precisou preparar o visto para viagem, sabe que além das documentações e entrevistas, é necessário aguardar, já que existe um prazo para a análise.

Então, deixe toda a sua documentação preparada para dar a entrada em seu visto. Quando houver a possibilidade de reabertura, o consulado do país que você deseja viajar pode agilizar a documentação e você poderá passar por esse processo burocrático com um pouco mais de agilidade.

Gostou do nosso conteúdo? Confira aqui quais são as regras para o cancelamento de viagem.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui