Confira 10 dicas de como economizar na compra de roupas

0
3596
saiba como você pode economizar na compra de roupas
Para você economizar na compra de roupas, deve, antes de tudo, saber controlar o impulso consumista
4.2
(5)

Economizar na compra de roupas é uma tarefa difícil. A todo momento somos bombardeados com anúncios na TV e nas mídias sociais. E aqueles carrinhos que a gente monta e não conclui, e depois fica sendo “perseguido” por todo site que você vai? Fica quase impossível resistir a uma oferta assim, não é mesmo?

Anúncios

Mas não saber controlar a vontade de comprar por impulso é um perigo para as suas finanças. Isso porque pode levar a gastos além do que você poderia (ou deveria). Um exemplo são aqueles famosos cartões de loja. Sabia que os juros desses cartões podem chegar a até 875% para quem não pagar a fatura no prazo?

Na verdade, no seu dia a dia é possível economizar. Seja com a energia elétrica, a água e até mesmo no supermercado. Para manter o controle do orçamento da casa, você precisa seguir todas essas dicas para poupar.

Anúncios

A boa notícia é que o Indicador de Uso do Crédito apurado pelo SPC Brasil e a CNDL aponta que, na passagem de março para abril, a quantidade de consumidores que usou crédito caiu de 46% para 40%. Entre as modalidades de crédito mais usadas o cartão de crédito foi a principal. Em seguida vieram crediário, limite do cheque especial, empréstimos e financiamentos.

Dos usuários do cartão de crédito, as compras em supermercados são os produtos mais adquiridos com essa modalidade. Em seguida aparecem gastos com remédios, combustíveis, bares e restaurantes, roupas, calçados e acessórios, serviços de recarga para celular, entre outros.

Os gastos com roupas, mencionados acima, representam 29% dos produtos. Ou seja, ainda é alto o percentual de quem usa o crédito para pagar roupas. Como, então, economizar com esse tipo de compra?

Anúncios

10 dicas para você economizar dinheiro com roupas

A seguir, confira 10 dicas fundamentais para você economizar dinheiro com roupas. No final tem um bônus!

1 – Pesquise e compare preços

Pesquisar preços é essencial. E comparar, claro. O ideal é que você vá às compras com um objetivo em mente. Por exemplo, comprar um casaco mais quentinho ou uma calça nova.

Antes de fechar a compra na primeira loja que você entrar, faça uma pesquisa de preços. Aproveite para comparar os valores e você verá que nesse busca poderá encontrar uma boa oferta.

2 – Tenha paciência

Para pesquisar e comparar preços de roupas é preciso ter paciência. Se você é daquelas pessoas que gosta de ir ao shopping e resolver tudo em dez minutos, entrando na primeira loja que você lembrou, saiba que isso pode atrapalhar na hora de economizar. Portanto, tenha paciência para percorrer as lojas e procurar bem.

Não tenha medo das araras e baias de promoções! Dali podem sair ótimos achados. Ter paciência inclui também esperar. Você precisa (ou quer muito) determinada peça? Se essa compra não for comprometer em nenhum momento o seu orçamento, por que não esperar por uma promoção?

3 – Fuja da estação

O que nos leva a: fuja das roupas de estação! Durante a alta estação, você encontrará os itens por preços mais elevados. Aproveitar o início do verão para comprar roupas de inverno e vice versa pode ser bem melhor para o seu bolso.

Pesquisa aponta altos juros dos cartões de loja
É possível economizar na compra de roupas com algumas dicas

É comum também entre as trocas de estação, principalmente entre Primavera-Verão e Outono-Inverno, as lojas entrarem em liquidação. Por exemplo, durante os meses mais quentes, aquelas roupas dos mais frios são vendidas por preços mais baixos. Se você quer economizar, deve ficar atento a isso.

4 – Aproveite o término das festas de fim de ano

Falando em baixa estação, sabe quando as festas de fim de ano acabam? É quando as lojas liquidam todas aquelas roupas que estavam bem mais caras durante o Natal e Ano Novo. É nessas épocas que a demanda é muito alta e, portanto, o preço mais ainda.

Esperar chegar janeiro e fevereiro pode ser uma boa época para comprar aquela peça que você que você viu no final do ano e não teve coragem de levar por causa do preço. E ainda conseguiu resistir ao uso do cartão, prevendo que início de ano os gastos costumam ser maiores.

5 – Evite usar o cartão de crédito

O índice do SPC e a CNDL mostra que embora a maioria dos consumidores entrevistados – 73% – tenha afirmado que conseguiu pagar a fatura integral do cartão de crédito, 25% acabou entrando no rotativo. É com isso que você deve ter cuidado, já que os juros do rotativo do cartão de crédito são alguns dos mais caros do mercado.

Por isso que, antes de fazer uma compra de valor que possa comprometer suas finanças, você precisa estar bem planejado e pronto para esse gasto. E, claro, sempre avaliar se tal compra é realmente necessária.

6 – Customize e combine roupas

Antes de decidir por uma compra, você pode (e deve) verificar o que tem no armário. Promova aquela grande arrumação, separando aquilo que pode ir para doação, o que será descartado e aquilo que você vai manter.

Na pilha do que vai ficar, você pode separar peças para serem repaginadas. Uma calça jeans, por exemplo, pode ser transformada em um short.

Saiba também como combinar as roupas que você possui. Para ter mais possibilidades, tente ficar no básico. Manter suas roupas mais básicas vai permitir um número maior de combinações entre as peças e com os acessórios, para dar aquele charme extra.

7 – Acompanhe as redes sociais

Para buscar aquelas peças que você realmente precisa ou que vão dar o charme extra no seu guarda-roupa, fique ligado nas redes sociais. É lá que as promoções serão anunciadas.

E muitas lojas promovem também bazares, em que é possível adquirir itens com um precinho bem mais em conta.

8 – Evite fazer compras aos finais de semana

Durante os finais de semanas os shoppings e lojas costumam estar mais cheios e você pode acabar comprando uma roupa que não precise tanto por conta da pressa de sair logo da loja.

Já durante a semana as lojas estão mais vazias e, consequentemente, é possível realizar as compras com mais calma e pensar melhor se você deve ou não realizar a compra. Além da vantagem de não ter a pressão dos vendedores para que você adquira o produto.

9 – Faça compras em lojas virtuais

Com a internet, opções de lojas não faltam. E é possível encontrar diversas marcas mais baratas que as convencionais. Pesquise e veja se a loja oferece o produto que você está procurando. Essa é uma ótima forma de economizar ao realizar as compras online.

Mas, atenção! Antes de finalizar a compra pesquise a reputação da loja no Reclame Aqui e até mesmo nas redes sociais para saber se é confiável realizar a compra ou não.

10 – Calcule o custo de roupas por uso

É comum se assustar com o preço de algumas peças, por isso, o ideal é que você considere o retorno sobre o investimento realizado. Mas como fazer isso? Simples, realize uma rápida análise de custo por uso da roupa.

Depois multiplique o número estimado de vezes que você usará a roupa por um determinado período de tempo. Agora é só dividir o custo por esse número para saber quanto vai gastar por uso.

Dica bônus: lojas de fábrica (Cuidado!)

Ficar ligado nos ‘achadinhos’ das redes sociais tem o seu perigo. Isso porque você pode não resistir a uma liquidação ou bazar. Ou, ainda pior: descobrir a loja de fábrica onde você compra barato o ano todo.

Portanto, ter autocontrole é fundamental para economizar na compra de roupas.

Esse conteúdo te ajudou? Conhece alguém que precisa começar a economizar na hora de comprar roupas? Então compartilhe esse conteúdo com outras pessoas para que elas também comecem a economizar.

O que achou disso?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui