
Transferir dinheiro pelo WhatsApp já é uma possibilidade. Faz algumas semanas que a nova ferramenta, chamada WhatsApp Pay, começou a ser implementada gradualmente no Brasil.
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E a ideia parece ser atraente ao público em geral, mas o fator insegurança ainda é significativo. Uma pesquisa realizada pela plataforma de pesquisas digitais MindMiners apontou que 80% dos usuários brasileiros têm medo de usar a funcionalidade.
O principal motivo para esse receio se deve ao famoso “golpe do WhatsApp”, que só em 2020 chegou a fazer 5 milhões de vítimas de clonagem. O crime consiste na burla à autenticação de dois fatores do aplicativo por meio de um e-mail enviado aos usuários.
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Mas a verdade é que o WhatsApp Pay já tem medidas de segurança para evitar esse tipo de fraude. O aplicativo reiterou procedimentos, como o seu mecanismo de criptografia.
É o que “mantém os números de cartões em uma rede isolada e altamente segura”, segundo o WhatsApp. Além disso, é feita a solicitação de uma senha para iniciar cada transação, de modo que em caso de mudança do aparelho, é preciso cadastrar os dados novamente.
A expectativa é que com o tempo os usuários se sintam mais à vontade para usar a ferramenta.
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A mesma pesquisa da MindMiners mostra que, apesar do medo ainda atingir a maior parte das pessoas, 42% admite que gosta da ideia de realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay.

O que é e como funciona o WhatsApp Pay?
Ao falar em transferir dinheiro pelo WhatsApp muitas pessoas ficam confusas, se perguntando como isso é possível, uma vez que o aplicativo não é um banco.
Mas o ponto é que a nova ferramenta funciona como uma ponte, um iniciador do processo. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, que passa a ser integrado ao WhatsApp.
Ou seja, a transferência em si não é realizada pelo app, mas diretamente no sistema das instituições financeiras. Para isso, o usuário tem acesso a um PIN e um código de verificação que são enviados por SMS.
Importante: para evitar fraudes, o próprio WhatsApp alerta que tanto o PIN quanto o código de verificação não devem ser compartilhados com ninguém.
+ Pagamentos pelo WhatsApp com Nubank: saiba como funciona
A ferramenta tem sido liberada gradualmente para os usuários brasileiros desde o início de maio. É possível saber quando ela está habilitada, pois uma mensagem é mostrada na tela inicial do aplicativo convidando o usuário a se cadastrar.
Para aqueles celulares que ainda não contam com a funcionalidade, uma possibilidade de ativar é recebendo a transferência de outra pessoa que já possui o WhatsApp Pay.
Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscreverem. Por enquanto, são aceitos somente cartões de débito dos seguintes bancos e bandeiras:
- Itaú (Mastercard)
- Nubank (Mastercard)
- Banco Inter (Mastercard)
- Sicredi (Mastercard e Visa)
- Next (Visa)
- Mercado Pago (Visa)
- Woop, conta digital da Sicredi (Visa)
- Banco do Brasil (Visa)
- Bradesco (Visa)
Como ativar a ferramenta para transferir dinheiro pelo WhatsApp?
Os usuários que já possuem o WhatsApp Pay disponível no celular precisam cadastrar o seu cartão de débito para começar a transferir dinheiro. O aplicativo solicita alguns dados pessoais e a criação de uma senha de seis dígitos.
Feito o cadastro, uma nova opção chamada “Pagamentos” passará a ficar disponível no mesmo menu que permite o envio de imagens e documentos em uma conversa.
O limite é de R$1 mil por transação. E o usuário pode receber até 20 transferências por dia, respeitando um limite mensal de R$5 mil.
Ficou com dúvida? Um resumo de como ativar o WhatsApp Pay em três passos:
1º Ao receber a notificação de que o recurso está disponível no seu celular, clique na opção para fazer o cadastro
2º Preencha dos dados pessoais e do cartão de débito solicitados pelo aplicativo
3º Crie uma senha de seis dígitos (ela será utilizada em todas as transações)
E pronto! Feito esse processo, a opção pagamentos estará disponível nas suas conversas.
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