WhatsApp Pay: saiba o que é e como funciona

0
5634
tela do celular no WhatsApp Business
0
(0)

O WhatsApp anunciou a liberação do serviço de pagamentos em sua plataforma, o Whatsapp Pay, permitindo que usuários do aplicativo recebam e enviem dinheiro para outras pessoas, como amigos e família.

Anúncios

O recurso promete facilitar transferências bancárias entre os clientes. A novidade também vai permitir que contas do WhasApp Business — desenvolvido especialmente para empresas — também recebam pagamentos por serviços e produtos. Mas a data para início, no entanto, ainda não foi divulgada.

A seguir, entenda como funcionará o WhatsApp Pay e como utilizá-lo.

Anúncios

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pagamentos é uma nova categoria para que usuários consigam transferir e receber dinheiro via aplicativo.

Através do recurso, por exemplo, a pessoa poderá enviar dinheiro para algum familiar ou amigo, além de conseguir efetuar pagamentos por serviços e produtos.

De acordo com o WhatsApp, a nova modalidade será realizada por meio do Facebook Pay — serviços de pagamento do Facebook que permite comprar produtos e jogos, por exemplo.

Anúncios

Vale lembrar, contudo, que o Facebook Pay não é um aplicativo. Portanto, será necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para usar a função de pagamentos do WhatsApp.

Iphone mostrando o aplicativo do WhatsApp
WhatsApp libera pagamentos via aplicativo para pessoas físicas

Não haverá cobrança de taxas de serviço dos usuários, seja para transferências via cartão de débito, seja para pagamentos via cartão de crédito e débito.

Além disso, os pagamentos poderão ser consultados a qualquer momento na aba “Pagamentos”, que estará disponível na própria plataforma.

+ PIX x WhatsApp Pay: compare as diferenças e vantagens de cada um

No Brasil, segundo país do mundo a contar com esse serviço, são 120 milhões de usuários – ou cerca de 60% da população brasileira. O primeiro país a ter acesso foi a Índia.

Como funcionam os pagamentos?

Para que seja possível enviar e receber dinheiro através do aplicativo, o usuário terá que cadastrar um cartão, como já mencionamos. Vai funcionar da seguinte maneira:

–> haverá uma aba, no mesmo lugar do envio de imagens, chamada “pagamento”;

–> o usuário deverá clicar nela, e o aplicativo vai solicitar um valor e redirecioná-lo para a criação da conta;

–> será necessário aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha;

–> em seguida, o usuário vai precisar informar nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros do aplicativo;

–> será obrigatório verificar o cartão junto ao banco, que em seguida enviará um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco.

De acordo com o aplicativo, esse código servirá para impedir o cadastro de cartões furtados ou roubados, por exemplo.

De acordo com o WhatsApp, o uso da senha ou reconhecimento biométrico do celular será necessário toda vez que o usuário for enviar dinheiro.

Os usuários poderão enviar até R$1 mil por transação, com limite mensal de R$5 mil. É possível fazer até 20 transações por dia.

+ WhatsApp Pay: confira se é seguro enviar dinheiro pelo aplicativo

Quem pode usar a função do WhatsApp Pay?

Inicialmente, todos os usuários poderão utilizar a função WhatsApp Pay. O serviço será liberado para usuários que tenham cartões de débito, pré-pagos ou os chamados cartões combo (que oferece a função de débito e crédito).

As instituições parceiras, até o momento, são: Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Sicredi, Nubank e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

Não é possível usar cartões de crédito para fazer as transferências. Além disso, o WhatsApp informou que está aberto para receber outros parceiros futuramente.

O WhatsApp no Brasil foi regulado pelo Banco Central (BC) recentemente. O serviço foi aprovado no dia 30 de março deste ano como iniciador de pagamentos, após uma espera de nove meses para ser aprovado.  

O que você achou deste texto? Bom? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito, você recebe as novidades diretamente na sua caixa de e-mail.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui