Mais
    InícioNotíciasConheça as 10 melhores opções de passeios gratuitos em São Paulo

    Conheça as 10 melhores opções de passeios gratuitos em São Paulo

    3.2
    (5)

    Nesta terça-feira, 25, é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. Que tal aproveitar a data para realizar passeios gratuitos em São Paulo?

    Afinal, a cidade mais populosa das Américas é um prato cheio para todos os tipos de turistas, mesmo os mais econômicos.

    Com a sua imensa diversidade cultural, gastronômica e ambiental, é quase impossível alguém não encontrar nela um atrativo que goste e caiba no orçamento.

    O destino vai de museus a passeios ao ar livre e locais de espiritualidade. Se você acha que fazer turismo gratuito em São Paulo é uma tarefa difícil, este artigo pode te ajudar!

    Selecionamos dez passeios imperdíveis para você conhecer na sua visita à capital.

    Conheça opções de passeios gratuitos em São Paulo

    1 – Mercado Municipal

    Construído na década de 30, o Mercado Municipal de São Paulo reserva diversos atrativos gastronômicos. Em seus quase 300 boxes há oferta de frutas exóticas, temperos, carnes e bebidas.

    Destaque para o famoso sanduíche de mortadela que tem conquistado muitos fãs ao longo dos anos.

    Além de ser uma ótima opção gastronômica, o Mercadão é uma das construções históricas mais interessantes da capital paulista, com suas colunas em estilo grego, claraboias e vitrais.

    Onde fica: R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo

    2 – Estação da Luz

    Construída entre o final do século XIX e começo do século XX, a Estação da Luz ocupa mais de 13,2 mil metros quadrados de área.

    Fachada da Estação da Luz, que está entre os principais passeios gratuitos em São Paulo
    Fachada da Estação da Luz está entre os principais passeios gratuitos em São Paulo (Foto: Prefeitura de São Paulo)

    Por sua importância histórica é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).

    O endereço já passou por diversas reformas, mas preserva o estilo vitoriano.

    A torre do relógio é o destaque para quem resolve visitar o local enquanto faz turismo em São Paulo.

    Onde fica: Praça da Luz, 1, Luz

    3 – Biblioteca Mário de Andrade

    Só por ser a segunda maior biblioteca do Brasil já valeria a pena.

    Entretanto, a Biblioteca Mário de Andrade impressiona por sua excelente programação cultural, mesmo sendo um dos passeios gratuitos em São Paulo.

    Além de livros, o lugar tem atividades gratuitas para todos os gostos. Durante a pandemia, essas atividades são realizadas de forma online, mas voltarão ao normal assim que for permitido.

    Ele promove periodicamente shows, encontros com autores, peças, debates e muito mais. Aos sábados, você também pode curtir uma tarde prazerosa ao som do projeto Chorinho no Terraço.

    Onde fica: R. da Consolação, 94 – República

    + Como ir para Olimpíadas 2024? Saiba quanto poupar e onde investir

    4 – Masp

    Esse não pode ficar de fora. Um dos cartões postais da cidade, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) tem entrada franca às terças-feiras.

    O museu fica na Avenida Paulista e encanta pelo acerto de obras de arte renomadas.

    Se for visitar o local depois da pandemia, prepare-se para longas filas. Mas se pretende visitar ainda em 2021 talvez encontre o local mais vazio, devido à redução da capacidade máxima de visitantes.

    Onde fica: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

    5 – Edifício da Prefeitura de São Paulo

    Mais uma opção entre os melhores passeios gratuitos em São Paulo, o Edifício Matarazzo foi aberto no final de 2015 para visitas monitoradas, com duração de aproximadamente 1 hora.

    Ela começa em frente ao prédio, passando pelo Hall, depois por uma sala onde é exibido um vídeo e então a principal atração, o terraço.

    No topo do edifício os visitantes podem curtir um jardim lindo, um lago com carpas e três mirantes com vistas incríveis do centro de São Paulo

    Onde fica: Viaduto do Chá, nº 15

    + Passeios sem gastar muito dinheiro: confira 6 ideias

    6 – Templo Zu Lai

    O Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina, com 10 mil metros quadrados de área construída e ocupando um terreno com 150 mil metros quadrados.

    O templo não está localizado exatamente na capital, na verdade fica em Cotia. Mas o município está quase ao lado, ainda na Região Metropolitana de São Paulo, e tem fácil acesso pela Rodovia Raposo Tavares.

    Grupos acima de 15 pessoas ainda podem reservar a visita guiada que são oferecidas, exclusivamente, entre terças e sábados.

    Importante: por causa da pandemia, o templo está temporariamente com visitas suspensas. Antes de viajar, entre em contato para saber se as visitações já estarão abertas na data que pretende visitar.

    Onde fica: R. São Fernando, 1461 – Parque Rincao, Cotia

    Vista das estufas do Jardim Botânico de São Paulo
    Jardim Botânico é opção de passeio gratuito mais calmo e próximo da natureza (Foto: Prefeitura de São Paulo)

    Passeios gratuitos em São Paulo ao ar livre

    Além de opções mais urbanas e fechadas, a cidade de São Paulo também atende aqueles que preferem passeios gratuitos ao ar livre.

    Na verdade, essas opções são uma boa pedida em 2021. Afinal a vacinação contra a Covid-19 está avançando, mas ainda é necessário manter o distanciamento social, o que é mais fácil em locais abertos.

    + Como funciona o pagamento de ônibus em SP com cartão

    7 – Parque do Ibirapuera

    Em meio aos arranha-céus de São Paulo está o Parque do Ibirapuera. Lá é possível praticar esportes, visitar museus ou simplesmente passar o dia relaxando e contemplando a natureza.

    Dentro do parque também estão os Museus de Arte Moderna (MAM), de Arte Contemporânea (MAC) e o Afro Brasil. 

    Mas se for visitar um desses locais, é importante verificar a disponibilidade alguns dias antes da visita. Isso porque os horários, capacidade e até o funcionamento têm oscilado conforme a situação da crise sanitária.

    Além disso, os visitantes do parque têm acesso a um grande playground para as crianças e restaurantes que atendem a quem se propõe passar o dia todo por ali.

    Para quem vai fazer turismo em São Paulo com toda a família, o Ibirapuera vale a visita. É uma ótima opção para quem procura passeios baratos em São Paulo.

    Onde fica: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

    + Os melhores passeios gratuitos para aproveitar o final de semana

    8 – Jardim Botânico

    Quem pensa que São Paulo é um destino 100% urbano, somente com prédios e programação cultural, está enganado. O Jardim Botânico é uma ótima escolha para os amantes da natureza. 

    O Instituto de Botânica dispõe de uma biblioteca com cerca de 6.400 livros e um privilegiado acervo botânico.

    Além disso, no Museu Botânico há amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações de ecossistemas do Estado.

    No conjunto arquitetônico-cultural do local os visitantes podem aproveitar o Museu, duas estufas que abrigam plantas típicas da Mata Atlântica e exposições temporárias.

    Há ainda o Jardim de Lineu, o portão histórico de 1894 e o marco das nascentes do riacho Ipiranga.

    Justamente por ser um pouco diferente de outras atrações da cidade, acaba ficando em segundo plano para a maioria. Ou seja, não tem grandes chances de encher.

    Onde fica: Av. Miguel Estéfno, 3031 – Vila Água Funda

    9 – Avenida Paulista

    Esse é considerado um dos melhores passeios gratuitos em São Paulo. Na avenida mais famosa da cidade existem inúmeros teatros, livrarias, museus, cinemas e parques.

    Mas o grande destaque fica para os artistas de rua, que dão um show de humor, cantoria e contorcionismo nos finais de tarde. Esse tipo de atividade, no entanto, tem ficado mais difícil de encontrar na pandemia.

    As barraquinhas de artesanato, que estão de ponta a ponta na avenida, também merecem sua atenção.

    Aos domingos o trânsito da Paulista é fechado e a avenida é povoada por ciclistas, skatistas e todo tipo de gente que deseja estar ali apenas para curtir o dia.

    Início: Praça Oswaldo Cruz, Bairro Bela Vista (Av. Pery Ronchetti, 500 – Pinheiros)
    Fim: Praça Marechal Cordeiro de Farias (2645, Av. Paulista, 2599 – Higienópolis)

    10 – Beco do Batman

    Basta caminhar pelas ruas de São Paulo para perceber que os traços coloridos e intensos dos grafites estão por toda a cidade. Entretanto, há um lugar que concentra o maior número de grafites por metro quadrado: o Beco do Batman.

    O lugar fica na Vila Madalena, charmoso e boêmio bairro de São Paulo, que rende belos cliques coloridos. 

    Os grafites são renovados periodicamente, o que faz do beco uma galeria viva e um dos passeios gratuitos em São Paulo mais legais. Além disso, é super “instagramável” para quem gosta de tirar fotos!

    Onde fica: Vila Madalena, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia

    Programação gratuita na área cultural de São Paulo

    No dia do aniversário de São Paulo, os paulistas poderão disfrutar de diversos passeios gratuitos, principalmente na área cultural. Isso mesmo, são várias as programações especiais para contemplara a festa na cidade da melhor forma.

    Os museus estaduais da capital paulista terão várias programaçãoes especiais para o aniversário da cidade. Além disso, a Secretaria Estadual de Cultura, bibliotecas, Fábricas de Cultura e Oficinas Culturais também contarão com eventos especiais neste dia.

    Veja algumas instituições que estarão comemorando o aniversário de São Paulo com passeios gratuitos:

    • Casa das Rosas
    • Casa Guilherme de Almeida
    • Casa Mário de Andrade
    • Museu Afro Brasil
    • Museu da Casa Brasileira
    • Museu Catavento
    • Museu da Imigração
    • Museu da Língua Portuguesa
    • Museu de Arte Sacra de São Paulo
    • Museu do Futebol
    • MIS-SP
    • Paço das Artes
    • Museu da Diversidade Sexual
    • Fábricas de Cultura
    • Oficinas Culturais e Biblioteca de São Paulo; e
    • Biblioteca Parque Villa-Lobos.

    Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que querem conhecer a cidade de São Paulo!

    Leia também:
    Viagem: quais destinos estão abertos a brasileiros vacinados?

    Confira aplicativos para planejar custos da viagem

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasConheça as 10 melhores opções de passeios gratuitos em São Paulo

    Conheça as 10 melhores opções de passeios gratuitos em São Paulo

    3.2
    (5)

    Nesta terça-feira, 25, é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. Que tal aproveitar a data para realizar passeios gratuitos em São Paulo?

    Afinal, a cidade mais populosa das Américas é um prato cheio para todos os tipos de turistas, mesmo os mais econômicos.

    Com a sua imensa diversidade cultural, gastronômica e ambiental, é quase impossível alguém não encontrar nela um atrativo que goste e caiba no orçamento.

    O destino vai de museus a passeios ao ar livre e locais de espiritualidade. Se você acha que fazer turismo gratuito em São Paulo é uma tarefa difícil, este artigo pode te ajudar!

    Selecionamos dez passeios imperdíveis para você conhecer na sua visita à capital.

    Conheça opções de passeios gratuitos em São Paulo

    1 – Mercado Municipal

    Construído na década de 30, o Mercado Municipal de São Paulo reserva diversos atrativos gastronômicos. Em seus quase 300 boxes há oferta de frutas exóticas, temperos, carnes e bebidas.

    Destaque para o famoso sanduíche de mortadela que tem conquistado muitos fãs ao longo dos anos.

    Além de ser uma ótima opção gastronômica, o Mercadão é uma das construções históricas mais interessantes da capital paulista, com suas colunas em estilo grego, claraboias e vitrais.

    Onde fica: R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo

    2 – Estação da Luz

    Construída entre o final do século XIX e começo do século XX, a Estação da Luz ocupa mais de 13,2 mil metros quadrados de área.

    Fachada da Estação da Luz, que está entre os principais passeios gratuitos em São Paulo
    Fachada da Estação da Luz está entre os principais passeios gratuitos em São Paulo (Foto: Prefeitura de São Paulo)

    Por sua importância histórica é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).

    O endereço já passou por diversas reformas, mas preserva o estilo vitoriano.

    A torre do relógio é o destaque para quem resolve visitar o local enquanto faz turismo em São Paulo.

    Onde fica: Praça da Luz, 1, Luz

    3 – Biblioteca Mário de Andrade

    Só por ser a segunda maior biblioteca do Brasil já valeria a pena.

    Entretanto, a Biblioteca Mário de Andrade impressiona por sua excelente programação cultural, mesmo sendo um dos passeios gratuitos em São Paulo.

    Além de livros, o lugar tem atividades gratuitas para todos os gostos. Durante a pandemia, essas atividades são realizadas de forma online, mas voltarão ao normal assim que for permitido.

    Ele promove periodicamente shows, encontros com autores, peças, debates e muito mais. Aos sábados, você também pode curtir uma tarde prazerosa ao som do projeto Chorinho no Terraço.

    Onde fica: R. da Consolação, 94 – República

    + Como ir para Olimpíadas 2024? Saiba quanto poupar e onde investir

    4 – Masp

    Esse não pode ficar de fora. Um dos cartões postais da cidade, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) tem entrada franca às terças-feiras.

    O museu fica na Avenida Paulista e encanta pelo acerto de obras de arte renomadas.

    Se for visitar o local depois da pandemia, prepare-se para longas filas. Mas se pretende visitar ainda em 2021 talvez encontre o local mais vazio, devido à redução da capacidade máxima de visitantes.

    Onde fica: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

    5 – Edifício da Prefeitura de São Paulo

    Mais uma opção entre os melhores passeios gratuitos em São Paulo, o Edifício Matarazzo foi aberto no final de 2015 para visitas monitoradas, com duração de aproximadamente 1 hora.

    Ela começa em frente ao prédio, passando pelo Hall, depois por uma sala onde é exibido um vídeo e então a principal atração, o terraço.

    No topo do edifício os visitantes podem curtir um jardim lindo, um lago com carpas e três mirantes com vistas incríveis do centro de São Paulo

    Onde fica: Viaduto do Chá, nº 15

    + Passeios sem gastar muito dinheiro: confira 6 ideias

    6 – Templo Zu Lai

    O Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina, com 10 mil metros quadrados de área construída e ocupando um terreno com 150 mil metros quadrados.

    O templo não está localizado exatamente na capital, na verdade fica em Cotia. Mas o município está quase ao lado, ainda na Região Metropolitana de São Paulo, e tem fácil acesso pela Rodovia Raposo Tavares.

    Grupos acima de 15 pessoas ainda podem reservar a visita guiada que são oferecidas, exclusivamente, entre terças e sábados.

    Importante: por causa da pandemia, o templo está temporariamente com visitas suspensas. Antes de viajar, entre em contato para saber se as visitações já estarão abertas na data que pretende visitar.

    Onde fica: R. São Fernando, 1461 – Parque Rincao, Cotia

    Vista das estufas do Jardim Botânico de São Paulo
    Jardim Botânico é opção de passeio gratuito mais calmo e próximo da natureza (Foto: Prefeitura de São Paulo)

    Passeios gratuitos em São Paulo ao ar livre

    Além de opções mais urbanas e fechadas, a cidade de São Paulo também atende aqueles que preferem passeios gratuitos ao ar livre.

    Na verdade, essas opções são uma boa pedida em 2021. Afinal a vacinação contra a Covid-19 está avançando, mas ainda é necessário manter o distanciamento social, o que é mais fácil em locais abertos.

    + Como funciona o pagamento de ônibus em SP com cartão

    7 – Parque do Ibirapuera

    Em meio aos arranha-céus de São Paulo está o Parque do Ibirapuera. Lá é possível praticar esportes, visitar museus ou simplesmente passar o dia relaxando e contemplando a natureza.

    Dentro do parque também estão os Museus de Arte Moderna (MAM), de Arte Contemporânea (MAC) e o Afro Brasil. 

    Mas se for visitar um desses locais, é importante verificar a disponibilidade alguns dias antes da visita. Isso porque os horários, capacidade e até o funcionamento têm oscilado conforme a situação da crise sanitária.

    Além disso, os visitantes do parque têm acesso a um grande playground para as crianças e restaurantes que atendem a quem se propõe passar o dia todo por ali.

    Para quem vai fazer turismo em São Paulo com toda a família, o Ibirapuera vale a visita. É uma ótima opção para quem procura passeios baratos em São Paulo.

    Onde fica: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

    + Os melhores passeios gratuitos para aproveitar o final de semana

    8 – Jardim Botânico

    Quem pensa que São Paulo é um destino 100% urbano, somente com prédios e programação cultural, está enganado. O Jardim Botânico é uma ótima escolha para os amantes da natureza. 

    O Instituto de Botânica dispõe de uma biblioteca com cerca de 6.400 livros e um privilegiado acervo botânico.

    Além disso, no Museu Botânico há amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações de ecossistemas do Estado.

    No conjunto arquitetônico-cultural do local os visitantes podem aproveitar o Museu, duas estufas que abrigam plantas típicas da Mata Atlântica e exposições temporárias.

    Há ainda o Jardim de Lineu, o portão histórico de 1894 e o marco das nascentes do riacho Ipiranga.

    Justamente por ser um pouco diferente de outras atrações da cidade, acaba ficando em segundo plano para a maioria. Ou seja, não tem grandes chances de encher.

    Onde fica: Av. Miguel Estéfno, 3031 – Vila Água Funda

    9 – Avenida Paulista

    Esse é considerado um dos melhores passeios gratuitos em São Paulo. Na avenida mais famosa da cidade existem inúmeros teatros, livrarias, museus, cinemas e parques.

    Mas o grande destaque fica para os artistas de rua, que dão um show de humor, cantoria e contorcionismo nos finais de tarde. Esse tipo de atividade, no entanto, tem ficado mais difícil de encontrar na pandemia.

    As barraquinhas de artesanato, que estão de ponta a ponta na avenida, também merecem sua atenção.

    Aos domingos o trânsito da Paulista é fechado e a avenida é povoada por ciclistas, skatistas e todo tipo de gente que deseja estar ali apenas para curtir o dia.

    Início: Praça Oswaldo Cruz, Bairro Bela Vista (Av. Pery Ronchetti, 500 – Pinheiros)
    Fim: Praça Marechal Cordeiro de Farias (2645, Av. Paulista, 2599 – Higienópolis)

    10 – Beco do Batman

    Basta caminhar pelas ruas de São Paulo para perceber que os traços coloridos e intensos dos grafites estão por toda a cidade. Entretanto, há um lugar que concentra o maior número de grafites por metro quadrado: o Beco do Batman.

    O lugar fica na Vila Madalena, charmoso e boêmio bairro de São Paulo, que rende belos cliques coloridos. 

    Os grafites são renovados periodicamente, o que faz do beco uma galeria viva e um dos passeios gratuitos em São Paulo mais legais. Além disso, é super “instagramável” para quem gosta de tirar fotos!

    Onde fica: Vila Madalena, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia

    Programação gratuita na área cultural de São Paulo

    No dia do aniversário de São Paulo, os paulistas poderão disfrutar de diversos passeios gratuitos, principalmente na área cultural. Isso mesmo, são várias as programações especiais para contemplara a festa na cidade da melhor forma.

    Os museus estaduais da capital paulista terão várias programaçãoes especiais para o aniversário da cidade. Além disso, a Secretaria Estadual de Cultura, bibliotecas, Fábricas de Cultura e Oficinas Culturais também contarão com eventos especiais neste dia.

    Veja algumas instituições que estarão comemorando o aniversário de São Paulo com passeios gratuitos:

    • Casa das Rosas
    • Casa Guilherme de Almeida
    • Casa Mário de Andrade
    • Museu Afro Brasil
    • Museu da Casa Brasileira
    • Museu Catavento
    • Museu da Imigração
    • Museu da Língua Portuguesa
    • Museu de Arte Sacra de São Paulo
    • Museu do Futebol
    • MIS-SP
    • Paço das Artes
    • Museu da Diversidade Sexual
    • Fábricas de Cultura
    • Oficinas Culturais e Biblioteca de São Paulo; e
    • Biblioteca Parque Villa-Lobos.

    Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que querem conhecer a cidade de São Paulo!

    Leia também:
    Viagem: quais destinos estão abertos a brasileiros vacinados?

    Confira aplicativos para planejar custos da viagem

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?