2022 vai ter PIS? Confira a resposta e informações sobre pagamento

0
256
Carteira de trabalho ao lado de 6 notas de 50 reais
0
(0)

O PIS/PASEP também conhecido pelo nome de abono salarial é um benefício instituído por Lei, e que é pago de acordo com o calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Para o próximo ano, a dúvida que fica é: em 2022 vai ter PIS?

Anúncios

Vale lembrar que o valor do PIS é sempre de, no máximo, um salário mínimo, mas espera-se um aumento no valor benefício com a aprovação do novo salário mínimo para o próximo ano.

A seguir, veja se em 2022 o governo pagará o PIS.

Anúncios

Em 2022 vai ter PIS?

Em 2021, devido a grande crise financeira causada pela pandemia do coronavírus, parte dos brasileiros não tiveram acesso ao benefício PIS. Isso porque o Governo Federal decidiu pela suspensão dos pagamentos de abono salarial PIS/PASEP para usar o recurso no Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda, conhecido também como BEm.

A suspensão teve como objetivo minimizar os impactos gerados pela Covid-19. Contudo, no próximo ano o pagamento está previsto para ocorrer normalmente.

Até o momento, e de acordo com a equipe econômica do governo federal, em 2022 o PIS voltará à normalidade. A distribuição, segundo o governo, começará a partir de fevereiro.

Anúncios

+ Saiba como consultar PIS online com passo a passo

Saiba quem tem direito ao PIS 2022

Para ter direito ao PIS 2022, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Várias notas de dinheiro e uma carteira de trabalho em cima para confirmar que em 2022 vai ter PIS
Governo confirma que em 2022 vai ter PIS. Previsão é que os pagamentos comecem em fevereiro.

Qual será o valor do PIS em 2022?

O valor do do PIS 2022 corresponde sempre ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo.

Por isso, é importante comprovar que o funcionário trabalhou pelo período de, no mínimo, 30 dias com carteira assinada pela empresa no ano para conseguir receber o PIS.

Além disso, vale lembrar que contribuintes que estão por 15 dias ou mais passam a contar como um mês integral.

​Por onde será feito o pagamento do PIS?

O pagamento do PIS poderá ser feito da seguinte maneira:

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente, poupança ou poupança social digital da Caixa Econômica;
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui utilizando o cartão do cidadão;
  • Em agência bancária da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação com foto.

Qual a diferença entre PIS e Pasep?

Muitas pessoas confundem o PIS com o Pasep, por isso, achamos importante falar sobre esses dois benefícios. Confira quais são as diferenças:

Através da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o PIS. O programa tem como meta a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Por isso, o pagamento é de total responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

De forma paralela à criação do PIS, foi feita a Lei Complementar n° 8/1970, que se refere ao Pasep. O objetivo do Pasep é que a União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuam com o fundo destinado aos servidores públicos. O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil.

+ Saiba se FGTS é igual PIS e entenda as diferenças

Gostou deste texto e também de saber que em 2022 vai ter PIS? Então que tal compartilhar isso nas suas redes sociais? Assim, mais pessoas também terão acesso a esse tipo de informação e saberão sobre o PIS 2022.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui