Fundos Imobiliários: conheça o ranking atual e vantagens de investir

0
6012
Cofre de porquinho e várias moedas digitais do Bitcoin em cima de um calendário
3.5
(6)

Em 2022 os Fundos Imobiliários completam 29 anos. Mas você sabe a história desse tipo de investimento? Sabe o que é um Fundo Imobiliário?

Anúncios

Para começar, esse tipo de aplicação são condomínios de investidores, financeiras e administradores de instituições fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O principal objetivo dos Fundos Imobiliários é aplicar o dinheiro em negócios imobiliários (como o próprio nome já diz). Além disso, tem como desenvolvimento os empreendimentos imobiliários, imóveis prontos ou títulos financeiros imobiliários, sendo alguns deles: LCI, LH e CRI.

Anúncios

Os 29 anos dos Fundos Imobiliários serão comemorados no último dia 25 de junho, data em que foi criada a Lei nº8.668 da Constituição Brasileira para esse tipo de investimento, em 1993.

De acordo com o artigo 1, ficou instituído que os Fundos Imobiliários seriam caracterizados pela comunhão de recursos captados por meio do Sistema de Distribuição de Valores Mobiliários.

No artigo 10 da Lei está estabelecido que cada Fundo de Investimento Imobiliário será estruturado por meio de regulamento elaborado pela instituição administradora. Este deverá conter:

Anúncios

I – Qualificação da instituição administradora;

II – Política de investimento que estabeleça, com precisão e clareza, as definições quanto aos ativos que comporão o patrimônio do fundo para atender os objetivos;

III – Taxa de ingresso ou critério para sua fixação;

IV – Remuneração da administradora;

V – Divulgação de informações aos quotistas, nos prazos fixados pela Comissão de Valores Imobiliários;

VI – Despesas e encargos do Fundo;

VII – Competência e quorum de deliberação da Assembleia Geral de Quotistas;

VIII – Critérios para subscrição de quotas por um mesmo investidor;

IX – Prazo de duração do fundo e as condições de resgate para efeito de liquidação do mesmo;

X – Outras especificações, visando à fiscalização do mercado e à clareza de informações na forma de regulamentação pela CVM;

XI – Critérios relativos à distribuição de rendimentos e ganhos de capital (Incluído pela Lei nº 9.779, de 19.1.1999)

Fundos Imobiliários
Os Fundos Imobiliários tiveram uma lei criada na Constituição Brasileira em 1993

Ranking dos Fundos Imobiliários

O Índice de Fundo de Investimentos Imobiliários (IFIX) é o que costum medir o comportamento desse tipo de investimento negociado na Bovespa.

Para quem quer investir nos Fundos Imobiliários ainda este ano, é preciso estar atento aos melhores investimentos desse tipo com base no histórico.

E as 10 opções de FIIs mais rentáveis do mercado, segundo o site Funds Explorer são: 

  • ABCP11 – Setor Shopping
  • AFHI11 – Setor Títulos e Val. Mob.
  • AFOF11 – Setor Títulos e Val. Mob.
  • AIEC11 – Setor Lajes Corporativas
  • ALMI11 – Setor Lajes Corporativas
  • ALZR11 – Setor Logística
  • APTO11 – Setor Híbrido
  • ARCT11 – Setor Híbrido
  • ARRI11 – Setor Títulos e Val. Mob.
  • ATSA11 – Setor Shoppings

Ao site InfoMoney, Sergio Belleza Filho, sócio da Fundo Imobiliário Consultoria e um dos pioneiros do movimento no Brasil, explicou que os Fundos Imobiliários demoraram a ganhar força no país. Em 2011, o número de investidores nesse tipo de negócio não chegava nem a 20 mil.

Mas foi em 2013 que ocorreu o primeiro pico, quando bateu a marca de 103 mil investidores. Segundo o especialista, atualmente são 155 mil pessoas interessadas nessa área.

“O fato de não conseguirmos alavancar explica muito o motivo de termos 25 anos de história sem nenhum problema sério”, comentou Sergio Belleza.

Uma novidade apresentada pelo Banco Central para aqueles que investem em Fundos Imobiliários é o aumento da participação para a pessoa física.

Os interessados em fundos de pensão poderão aplicar até 20% em imóveis, porém não diretamente. Para isso, será necessário utilizar instrumentos do mercado de capital, entre eles os Fundos Imobiliários.

+ Perguntas e respostas sobre investimento em fundos imobiliários

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

Aqueles que estão pensando em investir em Fundos Imobiliários devem conhecer quais as vantagens desse tipo de transação. Além, claro, de entender sobre esse mercado que tem as suas variações constantes. Saiba como investir em Fundos Imobiliários!

– Facilidade: esse tipo de transação é mais fácil de se realizar do que comprar um imóvel, por exemplo. Para isso é necessário acessar o site de uma corretora de sua confiança. Enquanto para comprar uma casa ou apartamento é preciso resolver diversos trâmites burocráticos.

– Liquidez: os fundos imobiliários possuem uma liquidez maior que de um imóvel. Dessa forma, você tem uma liberdade para vender as cotas a qualquer momento.

– Custos de compra e venda: o custo cobrado nesse investimento é basicamente o da corretora. Já os imóveis têm a comissão da imobiliária, que é em torno de 6% do valor total do que está sendo vendido.

– Rentabilidade: costuma ser maior do que para um imóvel físico. Isso porque o patrimônio pode ser composto de diversos empreendimentos que são utilizados pelas empresas, como por exemplo shoppings de grandes cidades.

– Isenção de Imposto de Renda: toda renda que o investidor receber dos Fundos Imobiliários é isenta do Imposto de Renda. Mas é importante frisar que isso vale apenas para as pessoas físicas.

Continue a sua leitura sobre o assunto e veja como declarar Fundos Imobiliários no seu Imposto de Renda.

O que achou disso?

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui