5 dicas práticas para reduzir o valor da conta de luz | FinanceOne

5 dicas práticas para reduzir o valor da conta de luz

Escrito por: Camila Miranda em 14 de maio de 2020

A conta de luz veio mais cara este mês e você sentiu vontade de chorar? Se a sua resposta foi sim, então chegou a hora repensar os seus costumes no dia a dia para não sentir o peso no bolso de novo! 

Inclusive, com o isolamento social determinado para combater à disseminação do coronavírus, e tendo mais pessoas em casa, a tendência é que os eletrônicos sejam usados com maior frequência.

Conta de luz
Dicas simples de consumo podem diminuir o valor da conta de luz no final do mês

Por isso, tomar algumas medidas simples pode ser tudo o que você precisa para conseguir gastar menos energia. Quer saber como? Então, continue a leitura deste texto que preparamos para você!

Entenda por que a conta de luz pode ficar mais cara

O principal fator para a conta de luz ficar mais cara é a variação de consumo. No verão, por exemplo, as pessoas tendem a usar mais a geladeira e deixarem ventilador ou ar-condicionado ligados. 

Mas, além do consumo diário, é importante entender as mudanças na bandeira tarifária. 

Primeiro, temos que explicar que o sistema de bandeiras tarifárias — as que você conhece como verde, amarela e vermelha — foi criado em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Elas têm como objetivo indicar para o consumidor, mensalmente, se a conta de luz terá acréscimo ou não devido ao uso das termelétricas. 

Ou seja, se em determinado mês tiver pouca chuva, o nível dos reservatórios das hidrelétricas cairá e, com isso, a produção de energia diminui. 

No entanto, para neutralizar esses efeitos, o governo manda acionar as usinas termelétricas. Elas são mais caras que as hidrelétricas e podem ser movidas a óleo diesel, carvão ou gás. 

A adição da bandeira amarela ou vermelha na conta significa que a energia será gerada com um custo adicional e isso será repassado para você na conta.

A bandeira está, portanto, atrelada ao seu consumo. Por isso, vale a pena economizar! Outros fatores que podem alterar a conta de luz e deixá-la mais cara são: 

  • reajustes anuais;
  • cobrança de alguma contribuição pública; 
  • mau uso dos aparelhos eletrônicos. 

E para saber como diminuir a conta de luz no final do mês, veja as dicas a seguir!

5 dicas práticas para diminuir o valor da conta de energia

1 – Desligue os aparelhos das tomadas 

Sabe aquele aparelho que fica no modo de espera? Um rádio, por exemplo. Ele também consome energia, e não é pouca, viu? 

De acordo com o Instituto Akatu, dois aparelhos de televisão deixados em stand-by consomem, por um mês, o equivalente a um DVD ligado por duas horas, diariamente, ao longo de seis meses. 

Por isso, da próxima vez que não estiver assistindo TV, não pense duas vezes: tire-a da tomada! E o mesmo vale para carregadores de celulares. 

2 – Troque as lâmpadas

Com certeza você já ouviu falar no impacto que a troca de lâmpadas normais por lâmpadas LED pode produzir na sua conta de luz. O investimento, que a princípio parece alto no começo, vale a pena!

Além de deixar a temperatura do ambiente mais agradável, pois elas não esquentam como as convencionais, as lâmpadas de LED consomem nove watts em média — valor baixo se comparado com as lâmpadas normais.

3 – Aproveite a luz do dia

Se trocar a lâmpada já é uma ótima opção para reduzir a conta, imagina se você nem ligá-la? Valorizar a iluminação natural é essencial para quem quer diminuir o consumo de energia. 

Dessa forma, sempre que for possível, deixe as janelas abertas, sobretudo se a sua casa tiver boa iluminação. 

4 – Não abra a geladeira à toa 

Tem gente que abre a geladeira só para ficar olhando, não é? Não faça isso, a menos que queira pagar uma conta de luz cara! 

É que quando você abre a porta da geladeira, há uma troca entre a temperatura do produto com o calor do ambiente. Isso aumenta o consumo de energia para resfriar o interior da sua geladeira. 

Sendo assim, abra a geladeira e pegue tudo o que você precisa! Além disso, outras recomendações são: 

  • faça o degelo na época certa; 
  • veja se a borracha da geladeira está boa; 
  • não seque roupas na traseira, pois isso força o motor. 

5 – Cuidado com o chuveiro elétrico 

Sabemos que é muito bom tomar banho com uma água quentinha. Mas o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de energia. 

Por essa razão, outro cuidado que você precisa tomar no dia a dia é tentar reduzir o tempo que você fica no banho. 

Mas, caso precise demorar um pouco mais para lavar o cabelo, por exemplo, certifique-se de desligar o chuveiro enquanto não estiver usando a água para minimizar os gastos

Algumas recomendações parecem simples, e são mesmo! Por isso, temos certeza que, com a ajuda dessas cinco dicas práticas, você conseguirá diminuir o valor da sua conta de luz. 

Gostou das dicas? Acha que podem ajudar alguém? Então compartilhe o nosso texto em suas redes sociais e ajude os seus amigos!

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

economizar luz no verão
O que fazer se seu cartão for clonado?
como enviar a declaração do IRPF pelo celular
MEI
Conta de luz