Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

5 passos minimalistas para mudar de carreira em 2019

Escrito por: Priscila Gomes em 4 de dezembro de 2018

A tendência minimalista está em alta. Seja no guarda-roupa, decoração do lar e até no dia a dia. O conceito tem se espalhado e muitas pessoas estão agregando o minimalismo até na carreira. Alguns o utilizam para mudar de hábitos e até mesmo de profissão. Confira aqui 5 passos minimalistas para mudar de carreira em 2019.

Passos minimalistas para mudar de carreira em 2019

Não se aprende minimalismo na escola

O minimalismo é a ideia de “menos é mais”. Não é uma cultura competitiva de quem tem menos bens, mas sim a de abandonar as práticas de consumo compulsivo.

É a adequação da vida para algo simples que, inclusive, pode ajudar na orientação profissional. O foco é a felicidade com coisas simples.

Durante a vida aprendemos na escola a sermos competitivos. Sempre alguém deve fazer o melhor trabalho, ter a melhor merenda ou a melhor nota. Nessa lógica, crescemos desejando o sucesso, independente do quanto ele custe.

Aprendemos a acumular roupas, aparelhos e coisas que não nos preenche. Nos relacionamos de maneira rasa e damos pouco de nós nos relacionamentos: estamos sempre muito ocupados com toda informação que o mundo nos oferece. Tão ocupados que esquecemos do que nos faz feliz.

Passos minimalistas para mudar de carreira em 2019

Segundo o especialista em carreira da Minds Idiomas, Fabiano Castro, o minimalismo concede mais tempo, ou seja, mais liberdade.

“Mesmo que você more com outras pessoas e tenha que compartilhar das suas escolhas/decisões e, claro, entrar em acordo com os que divide o próprio teto e assim crescer como grupo, faça isso por você. O minimalismo não é uma competição de quem tem menos e consegue viver com menos. É uma nova forma de viver mais.”

A quebra dos ideais de consumo, a quebra das expectativas de quem deveríamos ser para a realidade de quem somos é o que a prática do minimalismo colabora.

Nesse descobrimento, muitos se deparam infelizes em suas profissões, apesar de bem-sucedidos. Mas, acredite, você ainda pode dar uma virada na sua vida.

É lógico que mudar de carreira em 2019 não será simples. Se você tem filhos, por exemplo, mudar de carreira pode ser algo mais difícil do que para os solteiros ou sem filhos.

O fato é que para ambos mudar de carreira exige planejamento mental, financeiro e profissional. Veja formas de aplicar o minimalismo nesta decisão.

5 passos minimalistas para mudar de carreira em 2019

1. Avalie seu ambiente de trabalho

O minimalismo é você não acumular coisas. O que você não usa em seu ambiente de trabalho ou na sua casa? Comece as mudanças com uma faxine!

Jogue fora ou doe o que puder ser doado. Aos poucos, a faxina de fora vai interferir no seu interior e, desta forma, tomar atitudes e decisões será parte de um processo mais tranquilo.

2. Reavalie suas atitudes

Lembra das atitudes que fomos programados para ter durante a vida? Neste momento de reflexão, veja quais são as ações prejudiciais do seu dia a dia. É comum com a correria não reparar nos comportamentos automáticos e é por isso que o minimalismo é importante.

Antes de mudar de carreira em 2019, planeje uma mudança em você, nas atitudes: o que veste, o que come, o que diz e para quem diz, com quem anda, os hábitos com o celular e outros hábitos que podem ser prejudiciais a longo prazo.

3. Tenha uma reserva financeira

Mudar de carreira em 2019 não será uma tarefa simples e a questão financeira é um item que deve ser avaliado antes de qualquer grande mudança.

A partir do momento em que decidir aderir aos hábitos minimalistas, os gastos irão diminuir. Seja com roupas ou até mesmo alimentação, a economia poderá ser sentida no bolso.

Juntando isso com o planejamento financeiro, você terá mais lucro e espaço para poder arriscar nesta nova etapa da vida. Quem começa a carreira do zero, deve se preparar para voltar ao mercado de trabalho com a possibilidade de ter uma remuneração inferior.

4. Veja as oportunidades de trabalho na área de interesse

Antes de mergulhar de cabeça no incerto, é preciso que esteja ciente das oportunidades do setor. Avalie o mercado de trabalho da área e veja as reais chances de emprego.

Portanto, lembre-se que para ser bem-sucedido na troca de profissão você deve focar em algo que te inspire e realize. Além disso, traga retorno a curto prazo.

Nesta fase é preciso buscar motivação e focar em quem teve sucesso na transição de carreira. Procure casos parecidos e encontre alguém para trocar experiências e objetivos. Isso pode colaborar na sua autoconfiança, além de construir uma rede de contatos na área.

5 passos minimalistas para mudar de carreira em 2019

5. Tenha seu próprio tempo de decisão

Não é necessário dar explicações a ninguém. Portanto, você só deve dar satisfação para si mesmo, ou seja, suas escolhas devem ter a justificativa que traz paz ao seu coração e não ao do outro. Muitos irão julgar suas decisões, mas não se esqueça que apenas você pode lutar pela própria felicidade em todos os sentidos.

No minimalismo, a liberdade de agir e pensar é muito valorizada. Mesmo que possa dividir sua vida com outros, escolha fazer sentido para si. O minimalismo é a forma de viver mais com menos.

Por isso, a felicidade é tão importante. Este estilo proporciona mais qualidade de vida, mais saúde, tempo para amigos ou filhos e, acima de tudo, chances de a cada dia se conhecer mais.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o minimalismo, pensa em utilizar as dicas para mudar de carreira em 2019?

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Posts relacionados

10 ideias para montar seu escritório em casa
horário de verão
empreendedor mais inovador abaixo dos 35 anos
Equity Crowdfunding
MVP