Quem tem processo na Justiça pode fazer o passaporte? Entenda!

0
1734
Pessoa entregando dois passaportes a outra
5
(2)

Quem tem processo na Justiça não necessariamente é impedido de tirar o passaporte, depende do caso, conforme explicamos ao longo deste artigo. E isso vale tanto para processo cível quanto criminal.

Anúncios

De acordo com o governo federal, se ainda não houve condenação, a existência do processo por si só geralmente não representa impedimento para emissão do documento de viagens. 

Porém, se o juiz entender como necessário que haja esse impedimento, aí sem a pessoa fica impossibilitada. Portanto, é uma decisão que, basicamente, depende do entendimento da Justiça em cada caso. 

Anúncios

Logicamente, se o processo impede a saída do país, também não é possível emitir o passaporte até que haja decisão contrária da Justiça.

Caso haja dúvida, a pessoa interessada deve procurar saná-la junto à Vara responsável pelo seu processo.

Se houver condenação na Justiça, é possível tirar passaporte?

Aqui é importante ficar atento, pois se trata de uma situação diferente. Se, por um lado, a simples existência de um processo na Justiça não configura impedimento para o passaporte, a condenação pode representar.

Anúncios

Também vai depender do caso e do tipo de condenação. Porém, o governo federal recomenda que pessoas condenadas ou que estejam cumprindo pena, solicitem uma autorização de emissão de passaporte ao juiz antes de dar entrada no documento. 

A única exceção são as pessoas que estão sob ordem internacional, federal ou estadual de prisão. Neste caso, obviamente, não é possível emitir o documento.

Nos demais casos, é necessário procurar o juiz competente pelo respectivo caso que levou à condenação para pedir um aval. É importante fazer isso antes de iniciar o procedimento de pedido de passaporte, para já apresentar a autorização à Polícia Federal. 

+ Quem tem nome no SPC pode tirar o passaporte?

E o visto?

Cabe destacar aqui que o passaporte e o visto são documentos diferentes. Problemas na justiça podem, sim, impedir a emissão de vistos para a maior parte dos países que exigem esse documento de entrada. 

No caso dos Estados Unidos, por exemplo, mesmo se a pessoa foi condenada anos antes de dar entrada e até se já cumpriu sua condenação, isso ainda pode motivar uma resposta negativa do consulado. 

pessoa segurando o passaporte
Problemas na Justiça podem impedir passaporte em alguns casos, não em todos

O que me impede de fazer um passaporte?

Você já entendeu que ter problemas na Justiça não é um impedimento para tirar o passaporte. 

Dependendo do caso, o juiz até pode decretar isso ou, havendo condenação, será necessário autorização prévia. Mas de modo geral não existe uma previsão de impedimento.

+ Quanto custa para tirar o passaporte? Veja os gastos e o passo a passo!

Sendo assim, então o que pode impedir uma pessoa de tirar o documento para viagens? Os seguintes perfis não podem tirar o passaporte:

  • Não ser um brasileiro(a) naturalizado ou nato;
  • Não ter documentações necessárias para tirar o passaporte;
  • Estar implicado com um processo judicial que proíba sair do país;
  • Se houver ordem internacional, federal ou estadual de prisão;
  • Não estar quite com o serviço militar obrigatório (em caso de homem);
  • Estar restrito a permanecer em um estado.

O conteúdo foi útil? Então compartilhe e leia também: pode tirar ou renovar passaporte com o título de eleitor irregular?

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui