Início Notícias Finanças Pessoais Como fazer um planejamento financeiro na pandemia?

Como fazer um planejamento financeiro na pandemia?

5
(1)

O Datafolha fez uma pesquisa que mostra que a renda familiar de 46% dos brasileiros caiu em meio à pandemia da Covid-19. Ou seja, ficou mais do que necessário fazer um planejamento financeiro para que não se endividar ainda mais.

De acordo com os resultados, entre os informais, autônomos e empresários, a perda de renda atingiu dois em cada três entrevistados.

O endividamento também foi recorde, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Dados da entidade mostram que a fatia dos que se declararam endividados ficou em 66,3%.

Diante de um cenário de incertezas, como conseguir o controle financeiro sabendo que no início de ano, impostos como o IPVA e o IPTU devem ser levados em consideração na lista de pagamentos?

Especialista diz como fazer um planejamento financeiro

A educadora financeira, Veridiana Lopes, afirma que o planejamento financeiro é como se fosse um GPS, principalmente em ocasiões como a atual de pandemia.

Segundo ela, todos os brasileiros podem começar a fazer um planejamento financeiro e, inclusive, poupar uma porcentagem do salário mesmo para quem ganha pouco.

Veridiana Lopes, especialista em planejamento financeiro

“O problema não é o quanto a pessoa ganha, mas, sim, a forma como gasta. Por mais que seja complicado esticar um salário mínimo ao longo do mês, é necessário criar o hábito de poupar desde cedo com o quanto puder. Se não conseguir cortar custos, o ideal é buscar novas fontes de renda para complementar o salário”, orienta Veridiana.

Para isso, a especialista cita dois passos importantes. Principalmente o uso do 13º salário para liquidar parte das dívidas e começar o ano sem restrições. Feito isso, Veridiana ressalta a importância da criação de uma reserva de emergência.

“Prever o futuro ainda não é possível, mas devemos estar preparados. A reserva de emergência deve ser um valor de pelo menos seis vezes o custo de vida e investido em um local de fácil acesso e sem riscos”, diz a especialista.

Crie uma planilha para organizar os gastos

Para manter um registro organizado das suas despesas, é altamente recomendável utilizar uma planilha de planejamento financeiro. O ideal é que mantenha, inclusive, duas tabelas: uma para o controle de gastos pessoais e outra para o controle do cartão de crédito.

Você pode fazer suas planilhas de planejamento financeiro pessoal de várias formas, seja em um caderno, usando um programa eletrônico ou baixando um aplicativo. Mas lembre-se: que quanto mais fácil for o processo, melhor!

O primeiro passo, portanto, é escolher o meio mais adequado para criar a tabela. Nesse ponto, sugerimos que use a tecnologia a seu favor e invista nas possibilidades digitais. Algumas ferramentas comuns são o Excel, da Microsoft, e a Planilha do Google Drive, por exemplo.

Quer ver como é fácil organizar as tabelas nessas plataformas? Acompanhe as instruções aqui!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui