InícioNotíciasCarreirasSaiba o que é melhor para você: trocar de emprego ou mudar...

Saiba o que é melhor para você: trocar de emprego ou mudar de área?

Se preferir, escute o áudio completo da matéria aqui:
0
(0)

Durante a trajetória profissional, é normal que apareçam momentos desafiadores e que acabam exigindo uma nova postura. Quando você sente que seu trabalho na empresa não te enche mais os olhos, por exemplo, talvez seja a hora de refletir sobre a necessidade de trocar de emprego.

No entanto, sabe-se que nem sempre esse é um processo fácil. Isso porque na hora de tomar a decisão final, surgem muitas inseguranças, tais como: o que eu vou fazer da minha vida? O que vai acontecer se eu pedir demissão? Será que essa é a melhor escolha? E a minha imagem profissional? E se eu não conseguir outro emprego? Será que vou precisar mudar de carreira?

Esses são só alguns dos receios que permeiam a cabeça de quem deseja trocar de emprego. Há, também, diferentes razões para tomar essa decisão, como a mudança de objetivos profissionais e a vontade de aprender novas coisas.

Se você está passando por esse momento, listamos nesse texto alguns pontos importantes para você observar antes de trocar de emprego. Vamos lá?

+ 15 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

+ Entenda quais são as vantagens do trabalho híbrido e como funciona

Veja quais são as motivações para realizar a mudança antes de trocar de emprego

Como falamos acima, alguns profissionais decidem trocar de emprego por diversos motivos. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é importante que você saiba identificar qual é a sua razão.

A resposta só virá depois de bastante reflexão sobre a sua situação atual no trabalho. Ou seja, analise sobre os seus objetivos e os critérios que te fazem sentir motivado na profissão.

Além disso, não se esqueça de avaliar se, realmente, o seu emprego atual não oferece chances melhores de crescimento.

5 sinais que mostram que está na hora de você trocar de emprego

Se você está com uma inquietude com o seu emprego atual, mas ainda não tem certeza se deseja trocar de empresa ou mudar de área, vale a pena ficar de olho em alguns sinais que podem te ajudar a ter uma confirmação. Separamos alguns deles. Veja quais são:

1. Não conseguir mais se ver na cultura da empresa

Estar em uma empresa onde você não se sente mais à vontade com a cultura é o mesmo que estar em uma festa que você não gosta das músicas.

Se você ainda não entende sobre a cultura de uma empresa, vamos te explicar: é o conjunto de atributos e ações que identificam a organização, desde estratégias até o modo como as pessoas se apresentam.

+ Conheça 7 sites para encontrar emprego sem sair de casa

É normal, no entanto, que quando você está conhecendo melhor a empresa e sua equipe, não perceba logo as características da cultura organizacional. Contudo, assim que consegue perceber que esses valores não batem com os seus, é normal cogitar a possibilidade de uma saída.

Vale ressaltar que, apesar disso, antes de decidir mudar de emprego, você conversar com os líderes antes de tomar a decisão. Afinal, existem empresas que estão dispostas a mudar alguns pontos para evoluir com algumas mudanças, mesmo que isso mexa na sua cultura.

mulher trabalhando em home office com notebook após trocar de emprego
Saiba identificar sinais que podem te fazer ter que trocar de emprego

2. Poucos desafios

Se você sente que a sua carreira está estagnada e que há muito tempo você não está lidando com nenhum desafio ou se aperfeiçoando, isso pode ser um sinal de que está na hora de trocar de emprego.

Ocupações que não te incentivam a dar o seu melhor o tempo todo e que não exigem desenvolvimento pessoal e técnico constante, podem ser prejudiciais para uma carreira.

3. Desmotivação e sobrecarga emocional

Se você está sentindo que o seu trabalho está começando a ser um fardo para você e, além disso, você está sempre contando os minutos para ir embora, é interessante começar a pensar em trocar de empresa.

Além disso, vale a pena pensar o porquê você ainda se mantém na empresa. É somente pelos benefícios? É o salário?

Nesses casos, é essencial fazer uma reflexão sobre si, seus objetivos, valores e onde deseja chegar no âmbito profissional. Além disso, é importante entender o que pode devolver sua energia e vontade de trabalhar.

4. Não ter um bom relacionamento com o superior ou equipe de trabalho

A maioria dos problemas interpessoais dentro das empresas pode ser resolvido com uma boa conversa e o alinhamento de processos e expectativas de todos os funcionários.

No entanto, se você sente que chegou em um estado de esgotamento máximo e que não adianta mais conversar, por exemplo, talvez seja hora de começar a procurar outro emprego.

Siga em frente de forma madura, não guarde rancor e lembre-se de deixar as portas abertas onde quer que você esteja.

5. Não ter autonomia para opinar e inovar

Para finalizar, trouxemos esse último motivo para trocar de emprego. Se você tem opiniões importantes sobre determinadas tarefas e processos, mas não consegue a liberdade para defendê-la, está na hora de analisar se é hora de mudar de emprego.

Isso porque é essencial que os líderes e gestores saibam reconhecer sua expertise no que você faz e ouça sua opinião, dando a oportunidade de crescimento profissional.

Gostou desse texto? Acha que ele pode ajudar outras pessoas? Então compartilhe em suas redes sociais!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui