O mês de junho deu início às comemorações a São Pedro, Santo Antônio e São João. E a tradição segue durante o mês de Julho. As festas juninas são conhecidas por sua fartura de comidas e bebidas. O que gera um custo, não é mesmo?
Anúncios
Porém, será que é possível fazer uma festa junina barata? Sim, para gastar pouco dinheiro, o planejamento e a colaboração dos convidados são fundamentais.
Caldos, milho verde, paçoca, cuscuz, pamonha, bolo de aipim, quentão. São inúmeras as possibilidades de comidas típicas dessa época do ano. Para tornar todas essas delícias mais acessíveis ao bolso, é preciso se planejar.
Anúncios
O primeiro passo para fazer uma festa junina barata é elaborar a lista de convidados e pensar na estrutura. Essa parte é importante para identificar em qual item é possível cortar os gastos.
Defina, por exemplo, o local em que será realizada a confraternização. E se será preciso alugar mesas e cadeiras.
Uma maneira de economizar pode ser usar a casa de um amigo para fazer a festa. Assim, você pode aproveitar o valor do aluguel com os outros preparativos. A decoração repleta de bandeirinhas e roupas com xadrez também não pode faltar.
Anúncios
Por isso, não esqueça de colocar esses itens no seu planejamento. Afinal, eles também têm um custo. A seguir, confira outras seis dicas para fazer uma festa junina barata.
1 – Faça uma pesquisa de preços
Pesquisar os preços dos pratos típicos, ingredientes e itens de decoração é ideal para gastar pouco.
Ao pesquisar os valores cobrados por diferentes lojas, é possível identificar qual vale mais a pena.
Procure por promoções e descontos. Outra dica é usar os sites que comparam preços dos produtos online.
2 – Compre em grandes quantidades
Para economizar, uma recomendação é comprar em grandes quantidades. Ou até mesmo em atacados. Os preços podem sair até com 20% de desconto. Junte o dinheiro entre os amigos e familiares para comprar o maior número de itens possível.
+ Veja 4 apps para calcular bebida e comida de festas por pessoa
Mas, não se preocupe! Os produtos sobressalentes podem ser usados em outra festa. O que vale é a economia no bolso.
3 – Divida as funções
Não dá para fazer uma festa junina completa sozinha. São muitas funções para administrar. Por isso, reúna os convidados e divida as tarefas.
Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado ou gasta demais. Hoje em dia, é comum fazer as festas no estilo americano.
Isto é, cada convidado leva um prato típico e uma bebida. Só fique atento a quantidade para evitar exageros e desperdícios.
4 – Abuse da criatividade na decoração
Para fazer uma festa junina barata nada melhor do que usar a criatividade. Ela pode ser muito útil para decoração.
Uma mesa bonita, além de brincadeiras e jogos, pode ser feita com poucos materiais.
A indicação é procurar referências em sites, como o Pinterest. Abuse também do DIY (Do it yourself), ou seja, faça você mesmo.
5 – Cozinhe os pratos típicos
Em vez de comprar o prato típico pronto, que tal cozinhar? Assim, você economiza e ainda se sente participativo no processo para a festa junina.
Na internet, é possível achar receitas baratas para aproveitar durante a comemoração. Como por exemplo, doces com frutas, bolos, cuscuz, pamonha.
Opções não faltam para montar uma mesa com quitutes deliciosos e típicos.
6 – Customize a roupa
Nessa época do ano, é comum que muitas lojas comecem a vender roupas típicas. Mas, para economizar, não é preciso investir dinheiro em fantasias.
É possível customizar os itens que você já tem e compor um bom look junino. Uma camisa xadrez e uma calça com remendos fazem uma ótima composição.
O chapéu de palha também pode ser repetido em diversas festas juninas.
Para montar uma comemoração barata, o segredo é não abrir mão da criatividade e do planejamento. Boa diversão!
E você? Gosta de festa e participa de São João? Deixe um comentário e compartilhe conosco, e com os demais leitores, como você faz para economizar nas festas juninas e julinas.
*Colaboração: Camila Miranda