Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

5 tipos de gastos para cortar do orçamento

Escrito por: Mateus Carvalho em 8 de março de 2019

Manter um orçamento equilibrado é a receita para uma vida financeira saudável. E se você está vendo que as coisas não estão se encaixando ou o salário não tem sido suficiente é porque tem gastos para cortar do orçamento.

É preciso estabelecer quais são as prioridades para que consiga ver o seu dinheiro render, caso contrário terá mais despesas do que economias.

E assim, as finanças serão cada vez mais motivos de problema em vez de ajudar e dar estabilidade.

Você já pensou em fazer uma limpa na sua rotina de gastos e despesas? Certamente vai ajudar a ter um orçamento mais equilibrado.

gastos-para-cortar-do-orçamento
Confira 5 dicas de gastos para cortar do orçamento

Cortar alguns gastos não serve apenas para quem está com dificuldade de lidar com as despesas e, possivelmente, ultrapassando o que pode gastar. Essa medida pode ajudar, também, a quem quer economizar.

Mas, como? Pensa então, se você já consegue administrar bem as suas finanças e sobra dinheiro no final do mês, mesmo com alguns gastos desnecessários, se cortá-los terá uma economia ainda maior!

Gastos para cortar do orçamento

Se parar para pensar, são muitos os gastos que podem ser cortados do orçamento para dar aquela aliviada. Alguns desnecessários, outros que podem ser substituídos.

Para ajudar, confira abaixo cinco tipos de gastos que podem estar presentes no seu orçamento, mas se forem retirados não farão tanta falta assim.

#1 Gastos com papéis e impressões

Procure evitar gastar muitas folhas e papéis, seja na vida pessoal ou profissional. Isso pode refletir na sua vida financeira.

Corte o consumo de folhas para impressão no seu orçamento. Utilize mais o virtual, os textos online ou ebooks, para evitar a necessidade de imprimir.

Além disso, se você gosta de anotações, também pode utilizar o bloco de notas do celular ou algum anotador de seu eletrônico, assim, evitará o gasto com cadernos, agendas, e folhas.

Caso seja necessário, reduza o consumo. Como? Utilizando sempre frente e verso.

#2 Ligações

Se você está disposto a cortar gastos do orçamento pode começar pelas ligações, principalmente se você não tem um plano controle e faz recarga de créditos regularmente.

Com um mundo cada vez mais tecnológico, o que não falta são aplicativos de mensagens que podem facilitar o contato e evitar o custo com ligações.

Além disso, se você não quer deixar de ter o contato por voz, alguns disponibilizam essa opção, basta ter uma conexão com a internet.

Esse tipo de economia é válido para pessoas físicas e também para as empresas. Isso porque há tempos surgem formas ainda mais econômicas de se comunicar também corporativamente.

A maioria das empresas possuem um sinal de Wi-fi, assim como as residências. Além disso, todos os aplicativos disponíveis são gratuitos, o que facilita ainda mais a cortar esses gastos.

#3 Estacionamento

Esse é um custo bastante discutível, que pode ser claramente cortado do orçamento. Muita gente costuma pagar por estacionamento de maneira antecipada, por mês, e esse valor, se muito alto, pode pesar no final do mês.

Além disso, há quem opte por pagar a diária ou a hora no estacionamento, que costuma ser fracionada. Nesses casos, a despesa pode ser ainda maior pois varia de acordo com o dia de uso.

A dica é que se possível corte essa despesa do orçamento. Mas como? Deixando o carro em casa. Vá de transporte público ou utilize os carros de aplicativo particular. Você pode, também, procurar por estacionamentos públicos.

#4 Alimentos pré-prontos

Essa opção pode trazer comodidade, mas é mais um gasto que pode ser cortado do seu orçamento. Se você costuma comprar alimentos pré-prontos, como comidas congeladas e industrializadas, mude esse costume.

Isso porque a quantidade que você adquire em um produto embalado ou enlatado, pode ser obtida em número bem maior se feito manualmente, de maneira natural. O custo-benefício é maior.

Por exemplo, o custo de uma lasanha feita em casa é menor pelo fato de ser em maior quantidade, se for comparada à mesma quantidade por embalagem.

Outro exemplo são as pipocas de microondas. O preço de um pacote de milho sai muito mais em conta e produz mais do que vários pacotes de pipoca de microondas.

#5 Telefone fixo

Esse é um corte de gasto no orçamento que está cada vez mais presente nas famílias e residências. É comum uma casa abrir mão de um telefone fixo e se você pode ter essa opção faça, pois será menos uma despesa no final do mês.

Antigamente, a necessidade de um telefone fixo era muito grande para a comunicação entre as famílias. No entanto, com a chegada do celular, aparelho utilizado por todas as gerações, quase não se vê mais a necessidade do telefone fixo.

Os custos com telefonias são cada vez maiores. E o valor a ser pago por uma conta de celular é cada vez mais vantajoso, pois inclui o uso de internet e mensagens de texto, por isso, pode ser substituído sem impactar tanto assim.

Se não puder cortar, reduza

Em alguns casos não será possível cortar os gastos, seja por motivo profissional, pessoal ou de tradição. Nesse último, por exemplo, um apego ao uso pode não deixar se livrar dessa despesa.

Mas em muitos casos é possível reduzir o consumo e esse gasto poderá ser bem menor, o que já ajuda a interferir no final do mês para o orçamento.

Alguns gastos que podem se reduzidos são:

– Consumo de energia;

– Consumo de dados de internet;

– Consumo de comida;

– Tarifas bancárias;

– Assinaturas de TV;

– Mensalidades;

– Juros por atrasos;

– Ingressos (pague com desconto, se possível).

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

calcular o valor do 13º salário
Como cancelar compra com cartão de crédito?
Black Friday chegando: como não cair em ciladas
financiamento estudantil
Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank