6 práticas para economizar água no dia a dia | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

6 práticas para economizar água no dia a dia

A melhor forma de ter as finanças sempre em dia é economizando. E no cotidiano é possível buscar alternativas simples para isso acontecer, como controlar o desperdício de água. Quer dicas práticas para economizar água no seu dia a dia? Continue lendo esse post! 

economizar água chuveiro
Economizar água, além de ser bom para o meio ambiente, também é uma forma de diminuir o valor da conta de água

Reduzir o consumo de água diariamente é, primeiramente, uma maneira de conscientização. O planeta é o principal favorecido com essa atitude.

Mas, melhor ainda, também ajuda na economia das despesas, influenciando diretamente no seu bolso!

Por que economizar água é importante?

Economizar água não deve ser uma consequência de crise, mas sim uma responsabilidade como ser humano. É um dos recursos naturais mais importantes, necessários em todos os segmentos da vida.

A água é muito valiosa para o planeta. Portanto, controlar o seu desperdício é essencial, pois garante a usabilidade para outras gerações.

O consumo de água aumenta a cada dia. O ideal é controlá-lo ou diminuí-lo ao máximo, uma vez que a maior parte do que produzimos exige a sua utilização.

Já falamos aqui sobre dicas para economizar no mercado, economizar energia elétrica e também como economizar para viajar. Agora, é hora de aprender a economizar água no seu dia a dia!

6 práticas para economizar água diariamente

#1 Escolha um dia para lavar roupa

Lavar roupa é uma ação comum, necessária e que não dá para evitar. No entanto, é possível administrar a frequência. Muita gente, por exemplo, escolhe lavar roupa todos os dias.

Nesses casos, para quem quer ajudar na economia de água, escolher um dia ou no máximo dois para lavar roupa é fundamental. Não há a necessidade de colocar roupa na máquina todos os dias.

Espere juntar uma boa quantidade e coloque tudo junto. Utilize a mesma roupa mais de uma vez, afinal, nem sempre dá tempo de sujar completamente. Quem lava roupa todos os dias consome uma quantidade de água muito além do necessário.

#2 Reutilize a água da máquina de lavar

A máquina de lavar é o eletrodoméstico que mais gasta água, e a quantidade chega a ser impressionante. Por isso, economizar ou reutilizar essa mesma água é uma excelente maneira de poupar o consumo.

Uma máquina de 8kg, por exemplo, gasta em média 125 litros de água para uma lavagem completa, enquanto uma máquina de 5kg gasta em média 100 litros de água, também para uma lavagem.

Se todos tivessem a noção desses números, com certeza a conscientização seria maior e o consumo de água seria levado mais a sério. É possível reutilizar a água da máquina de lavar. Quer saber como?

Pegue a água que foi utilizada na máquina de lavar e use para outros fins como: lavar o chão, regar jardins e gramados. Além disso é possível também utilizar essa água para bater outras roupas, basta adicionar sabão, já que ocorre um processo de filtragem e torna-se pura novamente. 

#3 Feche a torneira sempre!

Esse é o conselho e a prática de economia doméstica que você deve escutar desde criança, mas sempre é bom reforçar para não esquecer a importância de economizar. Feche sempre a torneira quanto utilizá-la, seja para qualquer fim.

Se você vai escovar o dentes, só abra a torneira no início e no fim. Não fique com ela aberta enquanto escova, pois o desperdício é muito grande. Imagina se você demora dois minutos escovando, o quanto de água não foi embora nessa brincadeira.

Outro exemplo é ao lavar a louça. Só abra a torneira para tirar o excesso ou lavar de vez. O que muita gente faz é ficar com a torneira aberta enquanto limpa os utensílios ou pega algum prato ou talher. A quantidade de água perdida ali é enorme.

Mais uma dica é ao fazer a barba. Se você não estiver utilizando a água, para molhar o barbeador ou fazer a espuma, não permaneça com a torneira aberta por muito tempo. O gasto é muito grande.

#4 Troque mangueira por baldes

O uso de mangueira facilita pela praticidade, mas o gasto de água é muito maior para quem não tem muito controle. Por isso, a dica é trocá-la por baldes. Quando a mangueira é utilizada geralmente vaza muita água, o desperdício é muito grande.

Ao lavar o carro, por exemplo, troque mangueira por balde. E o melhor, estabeleça a quantidade de baldes que serão utilizados. Pode ser difícil conseguir usar apenas a quantia pretendida, mas ajuda a ter um controle maior sobre o uso.

Para lavar o quintal de casa, o chão da varanda ou a calçada, vale a mesma dica. Use panos e rodos para ajudar a tirar o excesso e espalhar a água utilizada por meio de baldes. Além disso, é possível despejar aos poucos, o que possibilita um controle ainda maior.

#5 Diminua o tempo do banho

Essa quinta dica é muito fácil de ser colocada em prática. Muita gente gasta horas e horas no banho. Reduzir o tempo debaixo do chuveiro ajuda e muito na redução do consumo de água.

Além de reduzir o tempo, administre também enquanto está no banho. Por exemplo, ao se ensaboar, desligue o chuveiro.

O mesmo vale para quando for passar shampoo. Esses momentos durante o banho podem ser feitos com o chuveiro desligado e ajudarão na economia de água diária.

#6 Certifique-se de que realmente fechou o registro

Todo mundo já deixou aquela água pingando e pensou que depois de um tempo ia parar a goteira. Mas a frustração vem quando minutos (ou horas) depois percebe-se de que ainda está lá pingando.

Seja ao sair do banho ou após escovar os dentes, procure fechar bem o registro. Sempre veja e confira se o registro fechou totalmente e não deixe goteira. Se o intervalo de tempo entre um uso e outro for grande, o desperdício de água será maior ainda.

Para você ter uma ideia do impacto do desperdício de água, confira alguns dados disponíveis no site da Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro:

economizar água cedae

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras