![itau2 mulher na fachada itaú](https://financeone.com.br/wp-content/uploads/2022/10/itau2-696x343.jpg)
Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível abrir uma conta digital para crianças. Neste texto, vamos tirar as dúvidas sobre conta no Itaú para menor.
Anúncios
Vale lembrar que a regulação de conta para menor foi liberada pelo Banco Central (BC). Por isso, esse tipo de conta exige a presença e documentação dos pais para abertura de conta, a menos que o menor de idade seja emancipado.
A seguir, saiba mais sobre a conta no Itaú para menor. Boa leitura!
Anúncios
Conta infantil: o que é e para quê serve?
Certamente, as finanças pessoais são um tema muito importante dentro da educação familiar. Afinal, quanto mais cedo a criança entender a importância de cuidar do seu dinheiro, melhor poderá ser o seu desenvolvimento e conhecimento sobre finanças.
Pensando nisso, bancos, fintechs e outras instituições financeiras estão lançando serviços voltados para que crianças e adolescentes possam ter um primeiro contato com a gestão financeira.
Uma conta infantil, nesse caso, é um serviço voltado para menores de idade. Nela, é possível contar com uma série de funcionalidades, como pagamentos, transferências e até investimentos. A conta é gerenciada pelos pais na maioria das vezes.
Anúncios
![](https://financeone.com.br/wp-content/uploads/2022/10/itau1.jpg)
Como funciona a conta no Itaú para menor
A conta no Itaú para menor de idade oferece serviços como saque, cartão de débito, PIX e rendimento automático com 100% do CDI – e sem cobrança de IOF.
A novidade está disponível de forma digital e gratuita para maiores de 14 anos, e a abertura de conta pode ser feita diretamente pelo aplicativo Iti.
O cartão de débito é ofertado nas versões digital e física. Além disso, é possível utilizar a conta para pagar serviços on demand, como plataformas de streaming. Os valores das compras são debitados automaticamente do saldo iti com isenção de taxas.
A conta do Itaú para menor também inclui uma ferramenta de organização das finanças.
O que o Itaú oferece?
A princípio, as contas disponíveis pelo Itaú para menores de idade não tem diferenças específicas em relação a uma conta-corrente ou conta poupança. Por isso, alguns dos serviços disponíveis que o cliente pode contar são os seguintes:
- conta-corrente ou poupança
- pagamentos via TED, QR Code ou PIX
- cartão de débito
- saques e depósitos nos Caixas Eletrônicos
+ Conheça os golpes praticados com o PIX e como funcionam. Fique alerta!
Como abrir uma conta-corrente ou poupança para menores?
Segundo o Itaú, a novidade está disponível, neste primeiro momento, para maiores de 14 anos. O processo para a abertura da conta é totalmente digital e gratuito e pode ser concluído em menos de quatro minutos.
Sendo assim, alguns documentos serão exigidos no decorrer do processo. São eles:
- Documento de identificação com foto, como o RG.
- CPF;
- Comprovante de Residência atualizado;
- Termo de compromisso de Tutela, Curatela ou Guarda no caso do responsável legal não ser o pai ou mãe do dependente.
+ Clique aqui para abrir uma conta no Itaú para menores
A importância de ensinar educação financeira para crianças
Ensinar os pequenos a lidar com dinheiro, mesmo que sejam noções básicas, é o primeiro passo para que eles consigam gerir o próprio dinheiro de um jeito sensato no futuro.
E é na infância que temos o primeiro contato com o mundo financeiro. Por isso, o melhor momento para falar sobre educação financeira para eles, por exemplo, é quando começam as primeiras dúvidas sobre o porquê comprar ou não um brinquedo.
Portanto, você pode substituir “na volta nós vamos comprar” — e acabar não comprando — por uma conversa explicando o motivo daquele brinquedo ou roupa não poder ser comprado naquele momento.
Isso ajudará os pequenos a compreenderem que, além de ganhar, é necessário gastar e poupar com sabedoria.
Você gostou do nosso texto? Então agora que você já sabe como abrir uma conta no Itaú para menor, que tal aproveitar e compartilhar em suas redes sociais? Assim você ajuda outras pessoas com o assunto.