Para que serve a anuidade do cartão de crédito? Entenda!

0
2093
Homem segurando o cartão de crédito
0
(0)

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa cobrada pelo emissor do cartão para mantê-lo ativo e disponível durante um período determinado de tempo, geralmente um ano. Mas essa cobrança ainda deixa muitos consumidores na dúvida. 

Anúncios

Afinal, se a tarifa é o que mantém o produto ativo, por que alguns cartões não possuem essa cobrança? 

Existem várias razões pelas quais alguns cartões possuem anuidade e outros não. Em geral, aqueles que oferecem mais benefícios, como milhas aéreas, cashback, programas de recompensas ou seguros, tendem a cobrar a taxa para compensar os custos desses recursos.

Anúncios

Por outro lado, os cartões sem anuidade geralmente são mais básicos e oferecem menos benefícios e vantagens aos seus usuários.

Além disso, a política de marketing de cada instituição financeira é outra razão pela qual alguns cartões têm anuidade e outros não. 

Algumas empresas podem optar por cobrar taxas para segmentar o mercado de acordo com a renda e o perfil de consumo dos clientes, enquanto outras podem usar a oferta de cartões sem anuidade como uma estratégia de aquisição de novos clientes.

Anúncios

Mas, afinal, para que serve essa taxa?

A anuidade do cartão de crédito serve para manter os custos que o banco tem com o produto. Por exemplo: bancar os programas de benefícios, o cashback etc. 

Porém, como visto acima, a cobrança pode servir até mesmo como um recurso de marketing da empresa para delimitar o perfil de clientes. 

Ou seja, cartões com mais benefícios vão cobrar mais caro na taxa e, consequentemente, oferecer mais vantagens a esses clientes que, normalmente, são aqueles com rendas maiores. 

A taxa pode variar dependendo do tipo de cartão de crédito e dos benefícios associados a ele. Por exemplo, alguns cartões podem oferecer isenção da taxa se o cliente gastar uma quantia mínima ou realizar um número mínimo de transações durante o ano. 

É importante ler atentamente os termos e condições do contrato do seu cartão de crédito para entender as taxas e encargos associados a ele antes de solicitá-lo ou desbloqueá-lo.

+ É possível pedir para cancelar anuidade do cartão de crédito? Confira!

Home segura um celular e um cartão de crédito Ourocard Empreendedor
Anuidade costuma ser cobrada em cartões com mais benefícios

Como é cobrada a anuidade do cartão de crédito?

A anuidade do cartão de crédito, como o nome sugere, é uma taxa com validade anual. Porém, aqui no Brasil, existe a possibilidade de pagá-la integralmente em cota única, na data de aniversário do cartão, ou parcelar. 

A maioria dos cartões cobra a anuidade dividida em 12 parcelas mensais, mas isso depende do acordo com a instituição financeira emissora do cartão. 

Como falamos acima, algumas empresas oferecem a isenção da taxa de anuidade se o cliente atender a certas condições, como gastar uma quantia mínima ou realizar um número mínimo de transações. 

Outras podem permitir que o cliente negocie a anuidade ou oferecer um desconto para aqueles que possuem um bom histórico de crédito ou ainda que possuam outros produtos financeiros com a instituição.

Mas é importante lembrar que a anuidade não é a única taxa cobrada pelos emissores de cartões de crédito. Custos como juros, multas por atraso de pagamento, taxas de saque em dinheiro, entre outros, também podem ser aplicadas e devem ser consideradas ao avaliar a contratação de um cartão.

Que tal um novo cartão de crédito com a segurança de sempre e sem anuidade? Conheça a Porto Seguro cartões!

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e veja mais dicas de finanças e cartões de crédito em nosso Instagram: @financeonebr

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui