
O número de brasileiros desempregados no Brasil cresceu. De acordo com o IBGE, já são 14,8 milhões de pessoas sem emprego no país. Por isso, você precisa saber quais foram as áreas que mais abriram vagas nos últimos meses.
Anúncios
Com isso, é possível concentrar esforços nos setores que mais buscam profissionais, já que se destacaram no primeiro semestre deste ano. E como ter acesso a essas informações? Lendo este artigo até o final.
Recentemente, a Catho, que é uma ferramenta que conecta pessoas em busca de vagas a empresas, e o site Empregos.com.br divulgaram balanços, compilados pelo G1, revelando quais áreas mais abriram vagas no primeiro semestre de 2021.
Anúncios
O estudo mostrou que as empresas do setor de açúcar e álcool e de materiais de construção lideram o ranking na busca por profissionais qualificados, quando comparados ao mesmo período do ano passado.
E a boa notícia é que em entre as áreas que mais abriram vagas, alguns setores conseguiram dobrar o número de empregos.
Confira o ranking com as áreas que mais abriram vagas no primeiro semestre
Para quem está curioso e quer saber quais foram as áreas que mais abriram vagas neste primeiro semestre, é só conferir a lista abaixo!
Anúncios
- Açúcar e Álcool: 298%;
- Materiais de construção: 138%;
- Concessionárias/Autopeças: 129%;
- Mineração: 127%;
- Contabilidade/Auditoria: 121%;
- Têxtil/Couro: 117%;
- Administração e Participação: 113%;
- Importação/Exportação: 103%;
- Bebidas: 98%;
- Móveis e Artefatos de decoração: 97%;
- Metalúrgica/Siderúrgica: 94%;
- Comércio Atacadista: 93%;
- Automação: 91%;
- Arquitetura / Paisagismo / Urbanismo: 90%;
- Corretagem (Imóveis): 90%.
E é claro que para se candidatar a essas vagas é preciso ter um conhecimento sobre cada setor. Por isso, é muito importante você está sempre buscando se especializar no seu setor e também estar atento às novidades do mercado.
Tecnologia é destaque nas áreas que mais abriram vagas
Além disso, a pesquisa ainda aponta e ratifica o crescimento exponencial do setor de tecnologia. Com o agravamento da pandemia e extensão da quarentena, o número de oportunidades só cresceu.

Segundo dados, ela foi a área que mais contratou no primeiro semestre de 2021, superando a de serviços, que costuma ser bem relevante no cenário empregatício.
+ 10 principais erros em entrevistas de emprego. Como evitá-los?
- informática e tecnologia: 107 mil vagas;
- serviços: 89 mil vagas;
- saúde/hospitalar: 30 mil vagas;
- industrial: 18 mil; e
- comércio/varejista: 13 mil.
Entre os cargos que chamam mais atenção e têm sido procurados pelas empresas estão programador, analista de sistemas e analista de marketing.
Vagas remotas também aumentam durante a pandemia
Outro destaque da pesquisa e deste cenário em meio à pandemia foi o aumento das vagas remotas. A oferta das empresas por pessoas atuando à distância só tem crescido, de uma forma nunca vista em um cenário global.
Isso foi possível devido às novas tecnologias, que adaptaram e possibilitaram um home office ainda mais completo.
Dessa forma, qualquer empresa conseguiu realizar as suas funções, mesmo sem contato físico. Isso, no início, foi difícil e uma adaptação complicada. Mas com o tempo as principais instituições souberam contornar.
+ 15 dicas para se dar bem na entrevista de emprego
O que também ajudou a este cenário ficar ainda mais fortalecido foi o crescimento das compras online e um e-commerce ainda mais forte. A personalização das plataformas e empresas ainda mais preparadas deixaram os clientes mais confiantes.
E aí, você concorda com esses dados? Comente o que achou do resultado!