
É muito comum encontrar notícias sobre a volta do auxílio emergencial agora em 2022, mas será que isso realmente pode acontecer? Quem seriam os beneficiados? A verdade é que o Congresso Nacional está voltando a pensar na possibilidade da volta do benefício.
O debate começou a acontecer após o recesso de Carnaval, o que acabou trazendo novamente esperanças para os brasileiros que estão sem o auxílio emergencial desde outubro de 2021.
Mas vale ressaltar que, apesar da vontade do Congresso Nacional em voltar a oferecer o benefício, o Ministério da Cidadania segue afirmando que o auxílio não terá uma nova rodada de parcelas a serem pagas ou prorrogadas.
+ Veja como vai funcionar o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Rural
Vale lembrar, ainda, que o auxílio emergencial foi criado com o objetivo de ajudar os brasileiros a passarem pela crise que a pandemia da Covid-19 causou no país, deixando muitos desempregados.
Deputados seguem tentando trazer o Auxílio Emergencial de volta
Por mais que o Governo Federal esteja afirmando não ter interesse em voltar com o auxílio emergencial, muitos políticos ainda tentam reverter essa situação. Um exemplo do que estamos falando é o deputado federal Renildo Calheiros.
Para o deputado federal, o benefício tem uma grande importância para milhões de brasileiros, principalmente para aqueles que ainda não foram contemplados com o Auxílio Brasil.
Vale lembrar que por mais que as medidas de segurança estejam sendo flexibilizadas, o vírus ainda está presente no país e, muitos brasileiros não recuperaram o seu trabalho.

E é claro que, por conta disso, muitas pessoas seguem precisando driblar as necessidades e usar a criatividade para conseguir dinheiro para poderem colocar comida na mesa e pagar as contas.
Por esse motivo, o deputado federal Renildo Calheiros e outros políticos seguem no debate da possibilidade de retornarem com o auxílio emergencial em 2022.
Fim do auxílio emergencial deixa 25 milhões de pessoas sem renda
O fim do auxílio emergencial causou grande impacto em muitos brasileiros, que contavam com essa renda para amenizar impactos da pandemia e sobreviver em meio à crise. Por exemplo, quase 25 milhões de brasileiros ficaram sem renda nenhuma.
Este dado é do Ministério da Cidadania, após o fim do benefício em outubro de 2021. Para quem não lembra, o ministro da pasta, João Roma, chegou a prever que isso aconteceria.
+ Salário família: confira o que é e quem pode receber o valor em 2022
O deputado Renildo Calheiros (PSB-PE) chegou a dizer que o benefício se tornou necessário para muitos brasileiros e que não poderia ser interrompido – haja vista que a pandemia não foi solucionada 100% e muitos ainda sofrem com o desemprego.
“Esse auxílio é muito importante para milhões de brasileiros que ficaram completamente desassistidos na pandemia que ainda persiste. Muitos nem foram incluídos no Auxílio Brasil. Isso tem causado enorme sofrimento a essa imensa parcela da população”, disse.
O que é preciso para o auxílio emergencial voltar?
Muita gente tem ficado na expectativa para saber o que falta e quais são as chances do benefício do auxílio emergencial voltar. O retorno ainda é incerto, mas o que poderia fazer ele ser possível?
Primeiro, você precisa saber que as chances existem e sempre existirão, mas a volta do benefício não é tão facil assim. Para isso, é preciso que o Governo Federal consiga espaço no Orçamento da União.
Com Orçamento, uma nova rodada poderá ser viabilizada. Para quem não lembrar, durante a segunda onda da pandemia, o governo precisou criar algumas “PEC’s” para que novas rodadas de pagamentos fossem confirmadas. Por isso, não é tão fácil assim.
Antes de qualquer anúncio oficial, a medida foi votada no Senado e precisou de sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ou seja, um novo pagamento do auxílio emergencial passaria por toda essa burocracia novamente.
Quer saber mais? Veja como consultar o valor retroativo do auxílio emergencial pelo Dataprev.