InícioCartão de CréditoSaiba se bancos podem aumentar o limite de crédito sem autorização

Saiba se bancos podem aumentar o limite de crédito sem autorização

0
(0)

É muito comum que pessoas que precisam de um limite maior no cartão de crédito tenham muito trabalho para que a solicitação seja cumprida.

No entanto, quando a operação é contrária, ou seja, de que o banco aumente o limite sem que seja solicitado, a demanda costuma acontecer de forma breve e muito rápida.

Pois é! Ter um limite alto no cartão de crédito parece vantajoso, principalmente em situações que o consumidor precisa adquirir um bem mais caro como um eletrodoméstico caro ou até mesmo pagar uma passagem para viajar.

No entanto, existem aqueles que preferem manter suas contas dentro de um limite estabelecido e que funcione de acordo com o limite pré-determinado pela instituição financeira.

Depois de muito tempo vivendo com aquele valor, passa a ser um hábito consumir dentro daquilo que é possível com o cartão de crédito.

E é justamente esse o assunto de hoje. Ao ter um limite mais alto, a chance de endividamento é maior, por conta dos juros que chegam a passar dos 300%.

Mas esse não é o único risco. Atualmente, com a alta ocorrência de golpes que envolvem o cartão de crédito, é possível que você seja vítima dessa situação e tenha todo o seu limite disponível consumido.

Por isso, continue com a gente aqui no FinanceOne. Vamos explicar para você como proceder nessa situação e o que fazer caso a instituição financeira aumente o seu limite. Para ter acesso às informações, basta continuar a leitura deste artigo. Confira!

pessoa mexendo no mouse do computador segurando cartão de crédito
Pessoa que possui um cartão de crédito com limite alto está mais propenso a ter prejuízos financeiros

Existe alguma lei que proíba o aumento de limite?

Antes de mais nada, não existe uma legislação específica que permita ou proíba o aumento de limite. E é justamente isso que ampara instituições financeiras que aumentam o limite do cartão de crédito sem a sua autorização.

Hoje em dia, muitos bancos tradicionais e fintechs possuem ferramentas em seu internet banking ou pelo aplicativo que permitem ajustar o limite do seu cartão de crédito.

Ou seja, em situações de emergência que você precise de um limite mais alto, é possível ajustá-lo. Assim como você também pode diminuí-lo caso entenda que a quantidade de dinheiro ofertada para você não é interessante, por exemplo.

Contudo, se a instituição financeira a qual o seu cartão de crédito está vinculado não disponibiliza esse tipo de serviço. O ideal é entrar em contato por telefone e solicitar a redução de limite.

E essa redução precisa ser feita porque essa não foi uma solicitação requerida pelo cliente.

Essa é uma medida que já aconteceu em casos semelhantes, como o cheque especial. Inclusive o Banco Central precisou intervir e proibir esse tipo de aumento, sendo uma legislação para bancos desde janeiro de 2020.

Junto da proibição, o BC criou um conjunto de novas regras para a modalidade, visando, justamente, racionalizar seu uso e reduzir os juros. Os juros médios do cheque especial caíram de 250% ao ano, naquele mês, para 125%.

+ Conheça o cartão de crédito com limite de R$1 milhão

Número de endividados com o cartão de crédito no Brasil sobe

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), no mês de julho, 71,4% das famílias brasileiras declararam estar endividadas. Essa é uma pesquisa realizada regularmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Destes entrevistados, 82,7% afirmaram possuir dívidas com o cartão de crédito. O que é preocupante, já que os juros por atraso no cartão acumulam cerca de 330%.

Segundo a CNC, “este meio de pagamento é o mais difundido pelas facilidades de uso, mas é também o que oferece o maior custo ao usuário, sobretudo quando se torna crédito rotativo”.

Agora que você já sabe como proceder em caso de aumento de limite no cartão de crédito sem autorização, confira também as 17 melhores opções de cartão de crédito sem anuidade para fazer em 2021.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui