InícioNotíciasFinanças PessoaisBlack Friday: saiba como fazer compras online e seguras

Black Friday: saiba como fazer compras online e seguras

0
(0)

Uma das épocas mais esperadas do ano chegou: a Black Friday. Com tantas promoções tentadoras é comum esquecermos de regras básicas para realizar o procedimento das compras onlines de forma segura.

Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela Conversion, 72% dos consumidores preferem efetuar suas compras online. Este número alto se deve por diversos motivos, como a praticidade e a facilidade.

Para quem não sabe, a Black Friday foi criada nos Estados Unidos e é sempre realizada na última sexta-feira de novembro. Porém, aqui no Brasil a data vem ganhando cada vez mais força, ano após ano.

O evento no Brasil, no entanto, não chama a atenção somente dos consumidores, mas também de golpistas que se aproveitam para conseguir dinheiro e os dados dos usuários. Por isso, é fundamental estar atento para não cair em golpes.

O especialista  em cibersegurança do C6 Bank, Anchises Moraes, falou um pouco sobre os golpes nesta época do ano:

“A maioria dos golpes explora a fragilidade das vítimas. Os criminosos tentam manipular ou enganar as pessoas com mensagens falsas ou promoções super vantajosas. Por isso, é fundamental que todos nós fiquemos atentos e adotemos alguns cuidados simples, mas suficientes para evitar grande parte dos golpes existentes atualmente.”

Como fazer compras online de forma segura na Black Friday?

Se você não quer cair em golpes, perder dinheiro ou os seus dados para criminosos é importante que antes de realizar qualquer compra esteja atento às dicas que vamos falar neste artigo!

Para evitar ter dor de cabeça ou acabar saindo no prejuízo, a primeira recomendação do especialista é estar atento a falsas promoções que aparecem nessa época do ano. 

Os criminosos costumam criar sites falsos, às vezes até copiando o layout de lojas conhecidas, e oferecer descontos agressivos para atrair a atenção dos usuários.

Por isso, se achar um produto por um preço muito abaixo do mercado, desconfie. A dica nesse caso, é checar se o link do site em que está comprando corresponde ao endereço eletrônico oficial da loja em questão.

Confira abaixo uma lista de dicas para você não cair em golpes durante esta Black Friday!

1) Verifique a confiabilidade do site 

Como falamos acima, é preciso se atentar ao site no qual você deseja realizar as suas compras. Você pode começar verificando se o site não está em nenhuma lista de restrições de órgão de defesa do consumidor, como o Procon. 

Além disso, também é preciso se atentar ao domínio do site e ter em mente que, o cadeado (HTTPS), ao lado esquerdo da barra de endereço do site, por si só, não garante a idoneidade do site.

2) Use o cartão virtual

Utilizar o seu cartão virtual durante as promoções de Black Friday é fundamental para você conseguir evitar possíveis fraudes. Ele traz mais segurança e ajuda com que golpistas não consigam ter os seus dados pessoais.

Além disso, as chances dele ser clonado é zero, já que os dados do cartão virtual são temporários e gerados por comprar.

Homem usando notebook com a tela do Black Friday, um caderno e celular ao lado
É preciso pesquisar para não cair em golpes durante a Black Friday

E mais, se acontecer qualquer contratempo, basta cancelar o cartão virtual pelo aplicativo. Diferentemente do cartão físico, que tem uma burocracia bem maior.

É importante, também, evitar o pagamento via boleto bancário. Isso porque a compensação demora e recuperar o valor pago é muito mais difícil.

3) Pesquise e compare os preços

Não é porque um desconto é bom que ele é único e o melhor. Por isso, você não pode deixar de pesquisar e comparar os preços entre os sites e as empresas.

+ Black Friday: 14 sites para comparar preços e descontos

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o valor do frete. Este, pode ser variável e interferir no valor total do desconto. 

Além disso, compare também os preços “fora da promoção”. O que significa isso? Pesquisar os preços reais para que você saiba se é realmente um bom desconto.

4) Cuidado com a divulgação em massa

Cuidado com os famosos “pisching” para não ser enganado pelos cibercriminosos. Eles criam páginas falsas e são bem compartilhadas. Muita gente cai nelas sem nem dar conta e acabam entregando de bandeja tudo o que os golpistas querem.

Por isso, sempre desconfie de qualquer anúncio ou propaganda que chegue pelas redes sociais, principalmente WhatsApp e Telegram, os principais canais de mensagem rápida.

+ Black Friday 2021: confira os melhores sites e ofertas

Cuidado com a divulgação em massa, pois você pode ir “na onda” e ter prejuízos no pós-Black Friday.

Atente-se, também, quanto ao remetente da mensagem, caso seja um e-mail. Se for um desconhecido ou um usuário completamente aleatório, não abra ou clique em nada. Além disso, se solicitar os seus dados, só forneça em caso de checagem e comprove que é confiável.

Mais dicas para compras seguras na Black friday:

  • Tenha sempre um antivírus instalado no seu celular e computador;
  • Desconfie sempre e não seja levado por boas imagens e ótimos preços;
  • Procure sites que ajudam a comparar preços;
  • Opte por cupons de desconto, mas saiba a procedência;
  • Se for preciso, procure o Reclame Aqui e veja o histórico da empresa.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude um amigo que com certeza vai aproveitar essa Black Friday para comprar bastante pela internet.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui