Você sabia que o hábito de parcelar compras – seja no cartão de crédito, seja no boleto – era uma prática quase exclusiva de nós brasileiros até então? Mas agora essa tradição está tomando o mundo, especialmente num contexto pós-pandemia e de crise econômica global. O chamado Buy Now Pay Later é uma tendência que chegou para ficar no exterior.
Anúncios
A solução pode até lembrar o popular crediário, mas engloba tecnologias mais modernas e foco no e-commerce. Segundo um levantamento feito pela CNBC, as compras feitas com BNPL somaram cerca de 100 bilhões de dólares em 2020 – a expectativa para 2024 é de que esse valor dobre à medida que mais cidadãos adotem essa forma de pagamento.
Mas, afinal, como funciona o Buy Now Pay Later e como ele se diferencia do cartão de crédito ou de outros métodos de parcelamento? Quais são as vantagens para os consumidores e lojistas? Confira todas as informações a seguir!
Anúncios
Como funciona o Buy Now Pay Later
O BNPL é uma solução de pagamento desenvolvida para funcionar a prazo. Por meio dessa prática, a compra de um produto em loja física ou online pode ser parcelada sem a necessidade de um cartão de crédito. O pagamento é feito ao longo de um determinado período, podendo variar de 30 dias a 12 meses.
As regras para utilização desse tipo de função é determinado pelo empreendimento que o utiliza, mas a opção tem sido cada vez mais adotada pela indústria – especialmente para compras online.
O pagamento das parcelas pode ser feito via transferência bancária, Pix, cartão de crédito ou débito automático, pelo período estabelecido pela loja. Esse tipo de prática é bastante comum no Brasil, mas só agora tem ganhado o mundo como uma maneira dos consumidores fugirem das altas taxas de juros cobradas no exterior.
Anúncios
As parcelas do BNPL têm juros?
O Buy Now Pay Later é oferecido pelas operadoras de cartão como forma de adiantar o pagamento de uma fatura. Assim como já acontece com um cartão de crédito tradicional, o consumidor tem até 30 dias para pagar a parcela sem o acréscimo de juros.
Caso ultrapasse o prazo determinado pelo empreendimento, a loja pode, sim, cobrar juros sobre os dias corridos e ainda cobrar uma taxa extra. Por isso, é preciso ficar atento para sanar as cobranças antes do vencimento estipulado.
Há diferença entre BNPL e cartão de crédito?
Apesar de métodos parecidos, o Buy Now Pay Later funciona de forma mais flexível que o cartão de crédito, já que não está diretamente ligado a uma operadora de cartão. Para usar o BNPL, você não precisa necessariamente ter um cartão de crédito ou mesmo ser cliente de uma instituição financeira.
Ainda assim, é fundamental que você tenha uma conta bancária ativa para que a parcela seja descontada mensalmente. Enquanto o cartão de crédito exige vinculação direta a uma instituição, esse método permite o pagamento por meio de boleto, transferência bancária ou até Pix parcelado.
+ Bandeira de cartão: qual é a melhor entre Visa e Mastercard?
Principais vantagens do Buy Now Pay Later
O BNPL surgiu para flexibilizar os meios de pagamento em compras de diversas modalidades, mas “ganhou o público” de vez durante a pandemia, quando o e-commerce assumiu a preferência no cotidiano dos consumidores. É uma forma de o cliente comprar de maneira parcelada sem que haja cobranças abusivas de juros.
A solução democratiza o acesso ao crédito por parte da população que não tem condições de realizar compras à vista, e se tornou um recurso a mais para comerciantes e empresas digitais.
O BNPL traz maior comodidade para o dia a dia, já que o consumidor pode utilizá-lo sem que haja necessidade de análise prévia – como acontece com a solicitação de cartão de crédito – ou outras burocracias. Por fim, dependendo do estabelecimento, você pode escolher a quantidade de parcelas de acordo com o seu orçamento atual.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e familiares e aproveite para acompanhar outros textos sobre finanças pessoais no blog da FinanceOne.