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    Caixa: saiba como fazer reclamações na ouvidoria

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    Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras mais antigas que atua no Brasil e vinculada ao Governo Federal. Por isso, é comum a a oferta de diversos produtos e serviços financeiros concedidos pela instituição financeira.

    Como exemplo, há o auxílio emergencial, Fundo de Garantia e tantos outros benefícios sociais e previdenciários que só dá para ter acesso com uma conta e/ou cartões da Caixa.

    Por isso, em alguns casos, muitos clientes precisam entrar em contato com a instituição para fazer uma reclamação. Se você é cliente da Caixa e está tendo problemas com ela, continue a leitura deste texto para saber como fazer reclamação na Caixa Econômica. Boa leitura!

    Como fazer reclamação na Ouvidoria da Caixa Econômica?

    Se você tem um problema para resolver com a Caixa Econômica, o primeiro passo é entrar em contato com o SAC da Instituição Financeira. No entanto, caso o problema não seja solucionado nessa etapa, é possível fazer uma reclamação na Ouvidoria.

    Ou seja, a Ouvidoria é o canal para as reclamações que não foram resolvidas pelos outros setores da Caixa Econômica. A Central de Atendimento da Ouvidoria, segundo o site da Caixa, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no telefone 0800 725 7474.

    Vale lembrar que é muito importante que você anote o protocolo de atendimento que o atende passar, pois é esse número que comprova que você entrou em contato com a instituição financeira.

    + Não consegue acessar o Caixa Tem? Saiba como resolver

    + Entenda como cadastrar cartão de crédito da Caixa pelo app

    Como reclamar na Ouvidoria da Caixa

    Para conseguir atendimento na Ouvidoria da Caixa é necessário já ter passado pelos outros setores da Caixa Econômica, como o SAC ou Central de Atendimento, por exemplo. Isso será necessário porque um protocolo de atendimento será solicitado ao ligar para a Ouvidoria da Caixa.

    Caso você ainda não tenha entrado em contato com os outros canais de atendimento para solucionar o problema, recomendamos que você faça isso antes de ligar para a Ouvidoria.

    Mas se você já tiver falado com outros setores, e mesmo assim o seu problema não foi solucionado, então é aí que você deve entrar em contato com a Ouvidoria da Caixa Econômica.

    Para entrar em contato com a Ouvidoria da Caixa tenha em mãos as seguintes informações:

    • Número de protocolo de atendimento (seja do SAC, seja da Central de Atendimento);
    • Dados do cartão, como agência e conta (caso haja);
    • CPF ou CNPJ do reclamante e titular da conta;
    • Endereço completo de correspondência, incluindo o CEP;
    • Motivo da reclamação.

    A dica é: seja objetivo na hora de falar com a Ouvidoria. Se você quer reclamar sobre a conta corrente, por exemplo, tenha em mãos o cartão da conta na hora de falar, assim como fale de forma direta sobre a reclamação.

    pessoa segurando uma cartão da caixa econômica
    Saiba como abrir uma reclamação na Ouvidoria da Caixa Econômica Federal

    Além disso, lembre-se também de dizer ao atendente como você gostaria que o assunto fosse solucionado.

    A Ouvidoria da Caixa tem o prazo de até 10 dias úteis, contados a partir da abertura da reclamação. No entanto, dependendo do nível do problema, pode ser que a Caixa responda em um prazo menor.

    E se a Ouvidoria da Caixa não resolver o problema?

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todas as instituições financeiras – e por isso a Caixa também – precisam ter procedimentos internos para lidar com reclamações dos clientes.

    Além disso, os procedimentos devem ser claros e bem definidos. Ou seja, você deve ser informado sobre o andamento da sua reclamação e qual é o prazo para o problema ser resolvido. É dever do banco informar quando o cliente terá a resposta final da reclamação aberta.

    Caso você abra uma reclamação na Caixa – ou em qualquer banco – e você não seja atendido de forma satisfatória, você pode entrar com uma reclamação online em alguns sites que compilam reclamações de clientes, como é o caso do ReclameAqui.

    Além disso, você também pode entrar com uma ação diretamente no Procon da sua cidade para protocolar a informação e informar que sua solicitação não foi atendida.

    Gostou desta dica de como abrir uma reclamação na Ouvidoria da Caixa? Acha que ela pode ser útil para outras pessoas? Então compartilhe em suas redes!

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    Camila Miranda
    Camila Miranda
    Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

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    Como exemplo, há o auxílio emergencial, Fundo de Garantia e tantos outros benefícios sociais e previdenciários que só dá para ter acesso com uma conta e/ou cartões da Caixa.

    Por isso, em alguns casos, muitos clientes precisam entrar em contato com a instituição para fazer uma reclamação. Se você é cliente da Caixa e está tendo problemas com ela, continue a leitura deste texto para saber como fazer reclamação na Caixa Econômica. Boa leitura!

    Como fazer reclamação na Ouvidoria da Caixa Econômica?

    Se você tem um problema para resolver com a Caixa Econômica, o primeiro passo é entrar em contato com o SAC da Instituição Financeira. No entanto, caso o problema não seja solucionado nessa etapa, é possível fazer uma reclamação na Ouvidoria.

    Ou seja, a Ouvidoria é o canal para as reclamações que não foram resolvidas pelos outros setores da Caixa Econômica. A Central de Atendimento da Ouvidoria, segundo o site da Caixa, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no telefone 0800 725 7474.

    Vale lembrar que é muito importante que você anote o protocolo de atendimento que o atende passar, pois é esse número que comprova que você entrou em contato com a instituição financeira.

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    Como reclamar na Ouvidoria da Caixa

    Para conseguir atendimento na Ouvidoria da Caixa é necessário já ter passado pelos outros setores da Caixa Econômica, como o SAC ou Central de Atendimento, por exemplo. Isso será necessário porque um protocolo de atendimento será solicitado ao ligar para a Ouvidoria da Caixa.

    Caso você ainda não tenha entrado em contato com os outros canais de atendimento para solucionar o problema, recomendamos que você faça isso antes de ligar para a Ouvidoria.

    Mas se você já tiver falado com outros setores, e mesmo assim o seu problema não foi solucionado, então é aí que você deve entrar em contato com a Ouvidoria da Caixa Econômica.

    Para entrar em contato com a Ouvidoria da Caixa tenha em mãos as seguintes informações:

    • Número de protocolo de atendimento (seja do SAC, seja da Central de Atendimento);
    • Dados do cartão, como agência e conta (caso haja);
    • CPF ou CNPJ do reclamante e titular da conta;
    • Endereço completo de correspondência, incluindo o CEP;
    • Motivo da reclamação.

    A dica é: seja objetivo na hora de falar com a Ouvidoria. Se você quer reclamar sobre a conta corrente, por exemplo, tenha em mãos o cartão da conta na hora de falar, assim como fale de forma direta sobre a reclamação.

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    Além disso, lembre-se também de dizer ao atendente como você gostaria que o assunto fosse solucionado.

    A Ouvidoria da Caixa tem o prazo de até 10 dias úteis, contados a partir da abertura da reclamação. No entanto, dependendo do nível do problema, pode ser que a Caixa responda em um prazo menor.

    E se a Ouvidoria da Caixa não resolver o problema?

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todas as instituições financeiras – e por isso a Caixa também – precisam ter procedimentos internos para lidar com reclamações dos clientes.

    Além disso, os procedimentos devem ser claros e bem definidos. Ou seja, você deve ser informado sobre o andamento da sua reclamação e qual é o prazo para o problema ser resolvido. É dever do banco informar quando o cliente terá a resposta final da reclamação aberta.

    Caso você abra uma reclamação na Caixa – ou em qualquer banco – e você não seja atendido de forma satisfatória, você pode entrar com uma reclamação online em alguns sites que compilam reclamações de clientes, como é o caso do ReclameAqui.

    Além disso, você também pode entrar com uma ação diretamente no Procon da sua cidade para protocolar a informação e informar que sua solicitação não foi atendida.

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