Caixa Econômica Federal

A Caixa é uma instituição financeira pública, criada em 1861 por D. Pedro II. Inicialmente, tinha o propósito de incentivar a população a poupar dinheiro. Sua sede administrativa fica no Distrito Federal, Brasília e é vinculada ao Ministério da Economia.
Logo da Caixa
É um dos cinco bancos estatais brasileiros e o maior banco público da América Latina.

Faz parte do Sistema Financeiro Nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal do Brasil, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Economia e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

Atualmente, a Caixa é responsável pela administração e pagamento de benefícios sociais e trabalhistas como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), Seguro Desemprego, Financiamento Estudantil (Fies), o Minha Casa, Minha Vida e em 2020, o Auxílio Emergencial no período de pandemia.

A Caixa Econômica também administra a Loteria Federal, que realiza sorteios e administra vários centros culturais em todo o país. Seu propósito é “ser o banco de todos os brasileiros”.

Segundo dados da instituição, o banco possui mais de 87 milhões de clientes. Para dar conta da demanda, a rede de atendimento da Caixa Econômica Federal conta com cerca de 60 mil pontos de atendimento e possui filiais em todo o território nacional.

Prêmios e Conquistas

Nota 10

Recebeu nota 10 no Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. Esse resultado mostra que o banco se manteve no nível I de governança, demonstrando o alto nível de maturidade da instituição em relação às práticas de governança corporativa.

Em 2020

A Caixa foi a terceira marca mais valiosa do Brasil em 2020, segundo a consultoria internacional Brand Finance.

Top of Mind

Além desse reconhecimento, a Caixa é Top of Mind desde 2002, sendo o mais lembrado quando o assunto é poupança.

Produtos e Serviços Oferecidos

A Caixa dispõe de serviços para pessoas físicas e jurídicas. São eles:

Contas

Crédito Pessoal

Invesitmentos

Cartões

São 13 opções com possibilidade de bandeira Master, Visa ou Elo.

Financiamentos

habitacional, estudantil e outros.

Previdência

Capitalização

Saiba mais sobre capitalização

Negociação de Dívidas

Poupança

Consórcio

Leilões e Penhores

Considerações

A Caixa Econômica é um ótimo banco para se abrir conta, principalmente se você possui a intenção de financiar uma casa ou uma ajuda para entrar no ensino superior. Além disso, por a Caixa ser vinculada ao Ministério da Economia, a prioridade normalmente é para quem possui conta por lá. Um exemplo bem recente foi o Auxílio Emergencial, que quem possuía conta por lá recebeu o dinheiro de forma mais fácil.

Além de todos esses benefícios, a poupança da Caixa é uma opção de investimento segura e acessível que atende de pequenos a grandes investidores. Sua tributação é isenta de IRPF e IOF e é carro-chefe da instituição bancária desde os tempos do Imperador. Além disso, há várias modalidades como a Poupança Integrada (vinculada a conta corrente), Poupança Azul (que pode ser para você e/ou dependentes) e a Poupança Caixa Fácil (que é mais simples e pode ser aberta numa lotérica, por exemplo. Possui limite de movimentação de R$ 3.000,00 por mês.

Para quem é aposentado ou pensionista do INSS, a Caixa possui um cartão de crédito consignado chamado Caixa Simples, que possui anuidade zerada e juros reduzidos.

O que achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?