Proventos: saiba o que são e quais os tipos

0
1025
investidor analisando ações
5
(1)

Quem investe em ações já conhece os proventos, mas quem está entrando nesse universo agora pode ficar um pouco confuso sobre o termo. Porém, escutar sobre proventos e não saber o que eles são pode ser algo que acabe dificultando os seus investimentos no futuro.

Anúncios

Até porque conhecer muito bem as aplicações é fundamental para ter um bom retorno. E quem não gosta de ver o dinheiro trabalhando para si mesmo? 

Além disso, saber o que são proventos é fundamental para que você possa escolher qual é o melhor tipo de ação para investir. Isso porque, eles são uma forma de lucro deste tipo de aplicação.

Anúncios

Quer entender melhor sobre o que são os proventos, os tipos e como eles funcionam? Descubra lendo este artigo!

Proventos: o que são?

Para quem não conhece os proventos, eles são benefícios que as empresas distribuem para os acionistas. Ele nada mais é do que uma forma de recompensar quem investiu dinheiro na instituição. 

Existem diversas formas de recompensar os acionistas, mas a principal é o dividendo e vamos falar disso mais para frente. 

Anúncios

+ Como saber se tenho ações antigas? Entenda como recuperar

Porém, isso pode ser uma surpresa para muitos investidores, já que a valorização dos papéis adquiridos é a mais conhecida no mercado. E é por esse motivo que montar uma carteira de investimentos diversificada é fundamental.

E podemos te falar que é possível sim lucrar por meio dessas valorizações e dos proventos, que são os benefícios.

É importante lembrar, ainda, que ao escolher investir em ações, você tem duas opções: as preferenciais e as ordinárias

Mas por que você precisa saber disso? Porque mesmo que os acionistas tenham a mesma quantidade de ações, mas de tipos diferentes podem não receber o mesmo valor de benefícios.

Como funciona o pagamento dos proventos?

O que todo mundo quer saber dos proventos é o pagamento. A primeira coisa é que todos os acionistas saem ganhando com esse benefício e até mesmo as empresas conseguem vantagens. 

Como isso é possível? Simples, as instituições que são boas pagadoras acabam atraindo mais investidores que aplicam dinheiro. 

homem segura celular com gráfico que mostra oscilação da Bolsa de Valores
Existem diversos tipos de pagamentos de proventos

Porém, como já falamos acima, nem todos os acionistas recebem o mesmo valor dos proventos e nem no mesmo dia. Por exemplo, quem tem as ações preferenciais, têm preferência em receber o valor da empresa. 

Quais são os tipos de proventos?

Agora que você já descobriu o que é, como funciona e mais detalhes sobre o pagamento de proventos, chegou a hora de conhecer alguns exemplos. 

1) Dividendos

Como dito acima, o dividendo costuma ser um dos principais proventos do mercado. Eles são a parte do lucro das empresas que é paga aos acionistas.

Vale destacar que em períodos onde a empresa encontra problemas financeiros, é possível que o pagamento de dividendos seja suspenso.

2) Juros sobre Capital Próprio (JCP)

O pagamento do JCP é realizado direto na sua conta da corretora. 

Diferentemente dos dividendos, eles não saem do lucro líquido da empresa. O pagamento é retirado do patrimônio.

3) Rendimentos

O rendimento também é um tipo de provento. Ele é pago por um fundo imobiliário e distribui, aos cotistas, 95% do total do aluguel que é recebido semestralmente.

4) Bonificação

Outro tipo de provento são as bonificações. Ela acontece de forma similar aos exemplos anteriores.

Neste caso, a empresa visando aumentar o seu capital pode escolher não distribuir dinheiro aos acionistas e pagar uma recompensa em bonificação. Dessa forma, ela pode investir em outros pontos com essa quantia.

Essas bonificações podem ser novas ações proporcionais à quantidade original, sem custo. 

Existem ainda outros tipos de proventos no mercado. E, lembre-se, para saber se uma empresa paga proventos corretamente basta ir até a parte de “Relações com investidores” no site da companhia para realizar a consulta.

Gostou do conteúdo? Confira mais informações no site do FinanceOne! Por exemplo, veja um guia completo sobre dividendos para ficar por dentro de tudo desse tipo de provento!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui