Calendário do Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista antecipado! Veja as datas

0
662
motorista de caminhão
0
(0)

A Caixa Econômica Federal antecipou o calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista. As parcelas de novembro e de dezembro serão depositadas uma semana mais cedo, nos dias 19 e 10, respectivamente. 

Anúncios

Com a antecipação do pagamento, consequentemente o prazo para fazer a autodeclaração de caminhoneiros também ficou mais apertado. Em novembro, todos tiveram que fazer até o dia 7 e em dezembro o prazo terminará no dia 28, no terceiro dia após o Natal.

No caso do Auxílio Taxista, essa autodeclaração não é necessária, pois cabe às prefeituras. Ambos os benefícios foram criados pela emenda constitucional que criou estado de emergência, a PEC dos Benefícios Sociais. 

Anúncios

O objetivo é auxiliar esses motoristas a lidarem com os efeitos da alta no preço dos combustíveis. A emenda instituiu os dois auxílios emergenciais até o fim do ano, totalizando seis parcelas.

O Auxílio Caminhoneiro (também chamado BEm Caminhoneiro) é destinado aos transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), com a CNH e CPF válidos.

Já o auxílio para motoristas de táxi requer que o profissional seja registrado na prefeitura de sua cidade, titular de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio

Anúncios

Como fica o calendário do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista?

Com a antecipação do calendário, tanto o Auxílio Caminhoneiro quanto o Auxílio Taxista serão depositados uma semana mais cedo. A parcela de novembro será paga no dia 19 e a de dezembro, no dia 10.

Antes da mudança, os pagamentos seriam nos dias 26 de novembro e 17 de dezembro. A parcela do último mês, outubro, também foi antecipada. 

Calendário do Auxílio Caminhoneiro 2022:

ParcelaData de pagamentoCadastro ativo ou autodeclaração
Julho e agosto9/8 (valor em dobro)até 22/7
Julho e agosto (repescagem)6/9 (valor em dobro)até 29/8
Julho, agosto e setembro (repescagem e terceira parcela)24/9 (valor triplo ou apenas da terceira parcela)até 12/9
Outubro18/10até 7/10
Novembro19/11até 7/11
Dezembro10/12até 28/11
Fonte: Caixa Econômica Federal

Calendário do Auxílio Taxista 2022:

ParcelaData de pagamento
1ª e 2ª parcelas16/8
1ª e 2ª parcelas (repescagem)30/8
3ª parcela24/9
4ª parcela18/10
5ª parcela19/11
6ª parcela10/12
Fonte: Caixa Econômica Federal
foto de taxis na rua
Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista caem mais cedo em novembro e dezembro

Como fazer a autodeclaração?

No caso do Auxílio Taxista, não é necessário fazer autodeclaração, nem nenhum tipo de ação. Acontece que o cadastro dos profissionais cabe à administração dos municípios, que enviam os dados ao Ministério do Trabalho e Previdência. 

Já quem recebe o Auxílio Caminhoneiro precisa fazer a autodeclaração. Para a parcela de dezembro, a data passou de 5 de dezembro para 28 de novembro. Portanto, fique atento que o prazo termina uma semana mais cedo.

Desde agosto os transportadores autônomos de carga podem fazer a autodeclaração pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

Se o prazo perder de autodeclaração, o caminhoneiro terá direito a receber somente o benefício a partir do mês do envio dos dados, desde que atendidos os demais requisitos do programa.

Quem perdeu o prazo nos meses anteriores pôde enviar os dados até 7 de novembro, mas só receberá a quinta e a sexta parcela. Já quem enviar até 28 de novembro, receberá apenas a última parcela.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe! Descubra mais seguindo o FinanceOne no FacebookInstagramTikTok e Linkedin.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui