Carnaval: confira 6 dicas para curtir gastando pouco | FinanceOne

Carnaval: confira 6 dicas para curtir gastando pouco

Escrito por: Tamires Silva em 12 de fevereiro de 2020

Faltam poucos dias para um dos feriados mais amados e aguardados no Brasil: o carnaval 2020. Com a folia, vêm também uma série de gastos e para não ter dor de cabeça é melhor se planejar.

Você sabia que em 2019 o brasileiro gastou, em média, R$634 durante os dias de carnaval? Os dados são de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

E pior, as pessoas não estavam preparadas para isso: 21% dos entrevistados assumiram que não estipularam um teto de gastos e 30% estavam endividados.

Carnaval 2020: especialista dá dicas para economizar
Carnaval 2020: especialista dá dicas para economizar

Por isso, FinanceOne traz as dicas de Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, além de autor de diversos livros sobre o tema.

E o especialista garante: seja viajando e descansando, ou caindo na folia, curtindo as festas, é importante se programar com antecedência.

O principal é conhecer sua situação financeira atual, analisar as possibilidades e aproveitar sem ficar no vermelho.

“Faça um diagnóstico financeiro, reveja as contas e se perceber que o orçamento está apertado, evite fazer loucuras para não se comprometer com dívidas nos próximos meses.”

Veja seis dicas para economizar no carnaval

Confira abaixo seis orientações do especialista em educação financeira para curtir o carnaval e economizar ao mesmo tempo.

1- Viagens

Quem deseja viajar, mas não se planejou deve pesquisar locais, preços, pacotes e condições de pagamento que se encaixem em seu orçamento. Não abuse da sua conta bancária e respeite seus limites.

É claro que os gastos extras existirão. Por isso, Domingos considera válido levar cerca de 30% do valor total da viagem como reserva. Porém com os valores em mente é mais difícil gastar além do planejado.

Considere também as despesas pós-carnaval, como o cartão de crédito, caso vá usar na viagem. Desta forma, vai evitar surpresas e situações desagradáveis para lidar depois da folia.

2- Carnaval de rua

O carnaval de rua é para aqueles que gostam de estar com a galera, curtir o dia sem preocupações. Mas isso não pode ser motivo para deixar sua vida financeira ir por água abaixo.

Em festas de rua, destaca Domingos, a tendência é que o folião gaste apenas com o que for consumir e com fantasia ou abadá. Mesmo esses itens devem ser considerados no orçamento e respeitar um teto de gastos.

“Para quem é frequentador assíduo – que vai antes, durante e até depois do Carnaval – é importante conhecer seus números e saber o quanto pode gastar para não ter surpresas após as festas.”

3- Fantasias de carnaval

carnaval
Fantasias podem representar um custo a mais no orçamento

Se for pular o carnaval fantasiado, considere reformar a fantasia do ano passado ou pegar emprestado com um amigo.

São opções mais econômicas e sustentáveis para passar pela folia sem perder a maior graça do carnaval, que é se fantasiar.

Se você é uma pessoa que gosta de explorar a criatividade, essa é a hora perfeita para colocar a mão na massa. Projete e produza a sua nova fantasia. Há muitas ideias criativas em tutoriais na internet, lembra o especialista.

De acordo com Domingos, aluguéis costumam ser mais caros. Além disso, conforme o carnaval vai se aproximando, os preços sobem.

4- Bebidas e alimentos

No carnaval, é preciso se atentar aos excessos, inclusive o de alimentos e bebidas alcoólicas. Afinal, exagerar nesses quesitos não fará bem para sua saúde física e financeira.

Ao comprar, a dica do especialista é que o folião procure valores promocionais em atacado. Pois é mais barato e até mais saudável levar um cooler com bebidas e petiscos, do que comprar de vendedores ambulantes.

5- Inadimplente: cuidado dobrado

Caso esteja com contas acumuladas, evite contrair novas dívidas no carnaval. Procure economizar para que o momento de descontração e alegria não se torne motivo de preocupação.

Mas isso não quer dizer que você precisa desistir do carnaval. Aproveite o feriado para fazer algo mais simples. Se planeje para sair dessa situação com educação financeira e ter um carnaval diferente em 2021.

6- Hora de curtir o carnaval

Caso tenha poupado dinheiro e planejado seu carnaval com antecedência, parabéns! Agora resta curtir, evitando ultrapassar o valor.

Tem gente que acha que está isento de contrair dívidas após fazer um planejamento financeiro. Mas é a boa e fiel execução dele que importa. Não adianta planejar e não cumprir.

Se neste carnaval você separou uma verba para todo o feriado, pode ser interessante dividir pelo número de dias e saber quanto gastar por dia. Assim é mais fácil manter o controle.

Bom carnaval!

Tamires Silva

Jornalista atuando como repórter e produtora de conteúdo. Produz conteúdo para internet desde 2015.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

carros que mais desvalorizaram
cartão de crédito
falar de dinheiro em casa
Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados