O novo cartão do Bolsa Família, com função de débito, continuará sendo entregue a mais beneficiários este ano. Além disso, a ferramenta se estenderá a mais benefícios, como o seguro-defeso, por exemplo.
Anúncios
A nova versão conta com a função de débito, o que permite realizar compras em lojas e mercados, além de operar contas-poupança para recebimento das parcelas.
Esta novidade já havia iniciado sua implementação em setembro do ano passado, quando o programa ainda se chamava Auxílio Brasil. Porém, inicialmente, somente uma parte das famílias tinham recebido o cartão novo.
Anúncios
Agora, mais pessoas deverão receber a versão atualizada, carregando a marca do Bolsa Família. Mas quem já tem o cartão do Auxílio Brasil ainda pode continuar usando-o.
“Vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira. Não vão precisar enfrentar a fila das agências”, declarou Maria Rita Serrano, presidente da Caixa, em evento em Brasília.
Segundo o banco, os povos originários também estão recebendo esses cartões.
Anúncios
“O cartão, além de ser para saque, passa a ser de débito, pagamento, isso facilita a condição. E da parte dos ministérios, uma regra de quebra dos cronogramas. Muitas vezes, os indígenas onde vão levam a família inteira e ficam dias esperando o pagamento. Agora teremos a antecipação dos recursos para pagar naquele dia toda a demanda nas unidades”, disse Serrano.
Como vai funcionar o novo cartão?
Os beneficiários que receberem o novo cartão do Bolsa Família e os beneficiários de outros programas sociais poderão usá-lo para fazer compras em débito automático.
Além disso, será possível fazer até dois saques por mês, de parte do saldo ou do saldo completo da parcela do benefício, na Caixa ou em bancos 24h.
Os serviços gratuitos do novo cartão e da poupança social ficam assim:
- dois saques por mês em terminal de autoatendimento, casa lotérica ou correspondente e bancos 24h
- três transferências por mês, para contas de outros bancos
- transferências ilimitadas para contas da Caixa
- transferências e recebimentos ilimitados via Pix no Caixa
Por que o Auxílio Brasil acabou?
O programa Auxílio Brasil foi criado em 2021 pelo governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Ele era, praticamente, uma substituição do Bolsa Família.
Agora, o atual governo vai substituir e retomar como era antigamente, unificando a versão do Auxílio Brasil com outros benefícios, como o Auxílio Gás.
Isso vai garantir a continuidade do pagamento e algumas mudanças no formato, mas sem muitas alterações quanto aos cadastros e pagamentos.
+ Entenda as diferenças entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família
Como desbloquear o cartão do Bolsa Família?
Assim que tiver o cartão em mãos, o beneficiário deve ligar para o número 0800 726 02 07 para realizar o desbloqueio do Cartão Bolsa Família.
No momento da ligação o beneficiário deverá estar com o Número de Identificação Social (NIS), carteira de identidade e CPF para prestar as informações solicitadas.
Depois disso é só comparecer a qualquer lotérica e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento.
O saque com o Cartão Bolsa Família pode ser realizado nos terminais eletrônicos da Caixa, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.
Dentre as mudanças estabelecidas para o novo Bolsa Família, a partir de 2023, será a melhora no acompanhamento e atualização cadastros dos beneficiários do programa.
Exemplo disso é que, a partir de agora, as crianças da família devem estar matriculadas na escola e com a vacinação em dia.
Entretanto, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias garantiu não haver a possibilidade da exclusão ou retirada de pessoas do Auxílio Brasil. Uma decisão do atual presidente suspendeu essa retirada.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe e descubra mais sobre o programa: Veja o que muda com o novo Bolsa Família!
*Colaboração: Camila Miranda