Início Notícias Finanças Pessoais Cartão cidadão: o que é e como solicitar?

Cartão cidadão: o que é e como solicitar?

0
(0)

Grande parte dos trabalhadores brasileiros tem direito ao cartão cidadão, mas muitos não sabem o que é e nem como solicitá-lo.

Esse cartão foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica.

O banco é o responsável por administrar e gerenciar as contas que estão ligadas ao cartão cidadão. E ele garante o recebimento de direitos e dos benefícios dos trabalhadores.

Vale ressaltar que ele é um cartão magnético administrado e emitido pela Caixa, facilitando o acesso a todos os serviços trabalhistas e sociais para os brasileiros.

Porém, muitas pessoas utilizam o cartão somente para sacar o seguro-desemprego ou para tirar o extrato do FGTS. Mas ele tem muitos outros benefícios para você. 

Saiba o que é o cartão cidadão

O cartão cidadão está vinculado a uma conta da Caixa, em nome do trabalhador.

Ele serve para que o brasileiro tenha acesso aos benefícios como seguro-desemprego, abono salarial, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o rendimento do Programa de Integração Social (PIS).

Com o cartão, o cidadão pode receber e sacar esses direitos trabalhistas, tendo mais agilidade e mais segurança no processo. É possível sacar com o cartão nos seguintes locais:

-> Agências da Caixa;

-> Correspondentes do Caixa Aqui;

-> Casas lotéricas.

É importante ressaltar que os trabalhadores que já tem uma conta na Caixa, não precisam solicitar o cartão. Isso porque eles podem receber o benefício diretamente nessa conta.

Quem trabalha com carteira assinada, tem direito a todos os benefícios disponibilizados por ser um contratado no regime celetista.

Vale destacar ainda que o cartão cidadão é um documento individual, que contém o número do PIS e, serve também como uma identificação do trabalhador.

Como fazer um cartão cidadão?

Primeiramente é preciso relembrar que apenas pode solicitar o cartão cidadão as pessoas que estão inclusas ou são um dos beneficiários citados acima. Quem não está nesse grupo não pode solicitar.

Para pedir o cartão é bem fácil, podendo fazer por telefone ou diretamente em uma agência bancária.

Caso você escolha solicitar presencialmente, basta comparecer a qualquer agência, munido dos seguintes documentos:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (que se encontra na carteira de trabalho);
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Já se for por telefone, o número para ligar é o 0800-726-0207 e você também precisa ter os mesmos documentos em mãos. Por se tratar de um 0800, a ligação é gratuita e simples de ser feita por qualquer pessoa.

Após a solicitação, o beneficiário poderá ter o seu cartão entregue dentro de 15 dias. E como desbloqueá-lo?

auxílio-doença
O cartão cidadão é essencial para que o trabalhador receba os benefícios dos programas do Governo Federal

Ah, isso também é muito importante. Até porque o cartão cidadão não é igual aos habituais de crédito e débito que já têm senhas pré-estabelecidas e vinculadas ao chip. 

É preciso que você cadastre uma senha por telefone, no canal de atendimento, com os mesmos documentos em mão: mas, agora sem o comprovante de residência e com o número do cartão.

É possível pedir a segunda via do cartão cidadão?

A resposta é sim. Caso você tenha sido extraviado ou sofrido algum roubo ou furto, ou até mesmo ter danificado o seu cartão, é possível solicitar a emissão de um novo.

E esse procedimento pode ser realizado por meio do telefone, no mesmo 0800 que utilizou para solicitar pela primeira vez e mencionamos acima.

Se quiser realizá-lo pessoalmente, basta se dirigir a uma agência da Caixa com o número do NIS OU PIS/PASEP, além do CPF e documento original com foto.

Vale destacar que esse 0800 criado pela Caixa é um excelente canal de atendimento e passa todas as principais informações aos interessados. É possível realizar solicitações e receber instruções por ele.

Esse conteúdo te ajudou? Se gostou dessas informações, então compartilhe para que outras pessoas também tenham acesso e conheçam sobre o cartão cidadão.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

10 profissões com maior ganho salarial na pandemia

Durante abril e junho de 2020, a renda do trabalhador brasileiro caiu, em média, 20,1%. Esse período foi caracterizado pelo auge da...

SRC do Banco Central: o que é e como funciona?

Você já escutou falar no Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SRC)? Sabe o que é e como funciona?

Especialista explica como estimular uma criança a poupar

Quando se fala sobre educação financeira infantil, muitos adultos não sabem por onde começar a tratar esse assunto com as crianças. Mas,...

Conheça o íon, novo aplicativo de investimentos do Itaú

O Itaú Unibanco anunciou de lançamento o íon, seu aplicativo de investimentos. O objetivo é reforçar a atuação da instituição no mercado...

Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas

Chegou uma novidade voltada ao setor de pequenas e médias empresas brasileiras (PME). O Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas...

5 aplicativos para usar antes e durante viagens

O planejamento de uma viagem é importante para que você saiba quais documentos são necessários levar e até mesmo os passeios que...