Início Notícias Finanças Pessoais Cartão Itaú: como cancelar débito automático?

Cartão Itaú: como cancelar débito automático?

0
(0)

É bem provável que você já tenha escutado falar em débito automático? Mas sabe como é? Conhece as vantagens e desvantagens? Em caso de desistência sabe como cancelar débito automático?

O banco Itaú é uma das instituições financeiras que oferece aos clientes o serviço de débito automático.

Mas, o que de fato é esse serviço? O débito automático é oferecido para os consumidores com cobranças constantes.

Como por exemplo, água, luz, telefone, gás, condomínio e até mesmo cursos de longa duração.

O processo é bem prático. Ao cadastrar uma empresa ou concessionária no banco, toda vez que uma conta for emitida em seu nome, o valor dela será automaticamente debitado da conta.

É importante ressaltar que o pagamento por meio do débito automático deve ser combinado com a instituição financeira e avisado à empresa que será debitado o valor da conta.

A forma de pagamento deve ser sempre autorizada pelo consumidor.

Conheça as vantagens do débito automático

Está pensando em cancelar débito automático do seu cartão Itaú? Antes disso, é importante que você avalie as vantagens que esse tipo de serviço pode lhe oferecer. Confira alguns abaixo!

-> Evita que você se esqueça de pagar as contas;

-> É um serviço gratuito;

-> A conta é paga na data do vencimento, sendo nem antes e nem depois;

-> Você pode cancelar antes do pagamento, caso tenha algum erro;

-> Alguns bancos dão pontos de relacionamento para o consumidor que utiliza o serviço;

-> Isenção da taxa adicional do boleto bancário.

Como cadastrar e cancelar débito automático no cartão Itaú

Se você tem conta corrente no Itaú, pode cadastrar e cancelar débito automático, caso não goste do serviço.

Vale ressaltar que dessa forma você evita pagar as contas em atraso. Confira como cadastrar e cancelar o débito automático.

Como cadastrar contas em débito automático

Para cadastrar uma conta em débito automático, o processo é bem simples. Basta você acessar a sua conta na internet, com o número da agência, conta e senha eletrônica.

Depois clicar em “cadastrar débito automático” no campo de busca.

Caso você não consiga acessar pela internet, também pode ligar para os seguintes números: 4004-4828, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 970 4828, para as demais localidades.

tarifas bancárias
É possível cancelar débito automático de forma prática pela internet

Caso você antecipe o pagamento em um determinado mês, não se esqueça de suspender o débito automático até às 18 horas (horário de Brasília) do dia do vencimento. Isso porque o pagamento antecipado não inibe o débito automático.

Como cancelar ou suspender o débito automático no Itaú?

A boa notícia aqui é que assim como você consegue cadastrar também é possível cancelar ou suspender uma cobrança em débito automático.

E isso pode ser feito de forma ágil e prática, pela internet. Como isso funciona? É preciso primeiro entender que vai depender do tipo de ação que você pretende.

A primeira opção é suspender um pagamento agendado. Para isso, basta acessar a sua conta e digitar ‘cancelar transações agendadas’, no campo de busca.

A segunda opção é suspender um débito automático. Aqui, você precisa acessar a sua conta e digitar ‘suspender débito automático’, também no campo de busca.

E a terceira opção é você cancelar um débito automático. Para isso, é só acessar a sua conta e digitar ‘cancelar débito automático’, no campo de busca.

Mas, nessa ação, depois ainda é preciso fazer uma confirmação, selecionando ‘cancelar o contrato definitivamente’, onde você irá validar a ação por meio de iToken.

Prazos para o cancelamento do débito automático

Mas, é preciso ainda ter a ciência de que cada solicitação de cancelamento de um agendamento pode ter um prazo diferente. E como descobrir que prazo é esse?

O Itaú explica e o FinanceOne trouxe para você detalhadamente o prazo para cada tipo de cancelamento:

  • Transferências entre contas Itaú e aplicação/resgates de fundos – até um dia útil antes da data prevista para efetivação da operação;
  • Contas de água, luz, telefone e gás, DARF, DOC e IPVA – até as 18h (horário de Brasília) da data programada para débito;
  • Demais operações – até as 23h59 (horário de Brasília) do dia anterior ao programado para débito.

É importante destacar que o banco informa não realizar débito em conta após o pedido de cancelamento, mesmo que já esteja em lançamentos futuros ou programados para aquele dia.

Gostou dessas informações? Este conteúdo sobre débito automático te ajudou? Então que tal compartilhar esta matéria com seus amigos e salvar o link para conferir depois quando precisar?

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...